Keepit: saiba tudo sobre o melhor software de backup SaaS
Quando o assunto é backup na nuvem, uma das soluções mais recomendadas é o Keepit. Segundo estudo da Forrester, ele ajuda a aumentar a produtividade e reduzir os custos das empresas, sem deixar de lado a eficiência na proteção de dados SaaS. E além de ser robusta, a plataforma ainda é prática e abrange as […]
Quando o assunto é backup na nuvem, uma das soluções mais recomendadas é o Keepit.
Segundo estudo da Forrester, ele ajuda a aumentar a produtividade e reduzir os custos das empresas, sem deixar de lado a eficiência na proteção de dados SaaS.
E além de ser robusta, a plataforma ainda é prática e abrange as principais ferramentas na nuvem, como o Microsoft 365, Google Workspace e mais.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para você saber tudo sobre o Keepit e por que a Brinov também recomenda essa solução para o seu negócio. Continue a leitura!
O que é Keepit?
O Keepit é um software especializado em backup e recuperação na nuvem.
Ele possui infraestrutura de nuvem privada e foi arquitetado exclusivamente para fornecer cobertura a plataformas SaaS, protegendo os dados armazenados em suas aplicações mais importantes.
Mais especificamente, o Keepit atua no backup de dados, disponibilizando-os para restauração em caso de desastres, por exemplo.
Desse modo, é possível prevenir a perda de dados corporativos, automatizando a proteção e garantindo o armazenamento seguro e à prova de adulterações para os principais provedores de serviços SaaS, como Microsoft 365, Google Workspace, Salesforce etc.
O que é e qual a importância do backup para SaaS?
Antes de falarmos mais sobre o Keepit e suas funcionalidades, é importante entender o conceito de backup SaaS e sua importância para as empresas. Veja:
O que é backup para SaaS?
Os sistemas SaaS (software-as-a-service) trazem inúmeros benefícios para as organizações. Afinal, não é preciso instalar nada no computador — a conexão com a internet é suficiente para usá-los.
E quando o assunto é segurança, uma das medidas mais básicas é a implementação de backup, que funciona como um recurso de proteção de dados, copiando-os e armazenando-os em locais seguros.
Portanto, o backup para SaaS nada mais é do que uma tecnologia para proteger os dados armazenados em softwares de nuvem, servindo como complemento para os principais provedores desse tipo de serviço.
Qual a importância de um backup para SaaS?
Apesar das soluções nativas de backup para SaaS contribuírem, em parte, para a proteção dos dados, os seus provedores de nuvem não são responsáveis por mantê-los 100% longe de riscos.
O Microsoft 365, por exemplo, atua com o modelo de responsabilidade compartilhada, ou seja, enquanto a Microsoft oferece e atualiza o ambiente onde as informações serão dispostas, você e sua equipe assumem o papel de protegê-las, juntamente com as contas, dispositivos e mais.
Essa é uma prática comum entre fornecedores SaaS, em que há uma divisão entre as atividades que cada parte desempenha. Confira mais detalhes na imagem a seguir:
Contudo, isso representa um enorme risco, já que muitas empresas não possuem a expertise necessária para lidar com dados críticos da forma correta, o que pode gerar graves vulnerabilidades nos sistemas.
Assim, contar com uma ferramenta dedicada a realizar backup para SaaS é a melhor maneira de incrementar a segurança, sendo fundamental para o funcionamento da organização sem interrupções.
Dentro desse contexto, vale a pena esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o que diferencia o SaaS de outros serviços. Entenda:
Qual é a diferença entre SaaS e Cloud Computing?
Cloud Computing (computação em nuvem) compreende todas as demandas provenientes da nuvem, ou seja, ele é um conceito mais geral e abrange qualquer recurso em cloud — incluindo o SaaS.
Por outro lado, o SaaS é mais específico e fornece aplicações na nuvem — principalmente voltadas à produtividade — dependendo de fornecedores para a sua execução.
Qual é a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS?
Conheça as diferenças entre os serviços SaaS, PaaS e IaaS abaixo:
- SaaS (software como serviço): disponibiliza softwares via internet
- PaaS (plataforma como serviço): ajuda na criação, hospedagem e gerenciamento de aplicações e outros recursos de tecnologia
- IaaS (infraestrutura como serviço): oferece infraestrutura sob demanda, como computação, armazenamento etc.
Como funciona o Keepit?
Como foi visto anteriormente, o Keepit conta com infraestrutura privada. Ele é independente de nuvens públicas, o que promove mais resiliência e disponibilidade dos dados.
Dessa forma, a solução opera seus próprios data centers, que ficam localizados em regiões separadas. Isso garante que, uma vez que o usuário escolhe a região do backup, os dados permaneçam no local por tempo indeterminado.
Essa infraestrutura é chamada de backup 3-2-1. Veja como funciona:
- O Keepit faz 3 cópias de dados, sendo uma primária e dois backups;
- 2 cópias são armazenadas em locais diferentes;
- Uma cópia é armazenada off-site, em nuvem privada.
Logo após o armazenamento, os dados são imediatamente criptografados e, mesmo em caso de exclusões precipitadas ou maliciosas, o Keepit faz a retenção personalizada — que pode chegar a períodos ilimitados.
Ele ainda possui as seguintes funcionalidades:
- Realizar backups rápidos e automáticos;
- Restaurar dados em poucos cliques;
- Fazer buscas inteligentes.
Quais os serviços de backup do Keepit?
Os serviços do Keepit incluem as plataformas em nuvem mais populares entre as empresas.
Sendo assim, ele fornece múltiplas opções de restauração e a cobertura mais completa do mercado de backup SaaS.
Confira a seguir os serviços disponíveis e em quais aplicações ele funciona:
Microsoft 365
A solução para Microsoft 365 permite a proteção e recuperação de dados armazenados nas suas principais aplicações, como o SharePoint e Teams.
Reconhecido pela Forrester como “a melhor opção para empresas que precisam de proteção para Microsoft 365”, o Keepit garante, por exemplo:
- Recuperação instantânea e de grandes volumes de dados por dia
- Criação de links de acesso compartilháveis
- Migração de conteúdo entre usuários
- Verificação dos dados antes da restauração.
Acesse nosso conteúdo completo sobre como o Keepit aumenta a segurança do Microsoft 365 para saber mais detalhes sobre a solução.
Google Workspace
O Keepit para Google Workspace é um serviço dedicado à realização de backup e restauração de dados de ferramentas do Google, como o Gmail e Agenda.
Desse modo, assim como no Microsoft 365, os seus dados em apps na nuvem ficam:
- Protegidos contra exclusões
- Disponíveis para recuperação rápida
- Fáceis de acessar via links compartilháveis
- Acessíveis para download de um ou mais itens.
Salesforce
Para empresas que querem mais segurança para as suas plataformas de CRM, o serviço do Keepit abrange a solução líder do setor: a Salesforce.
Entre os dados cobertos estão: objetos, arquivos e metadados. Isso inclui não só informações mais básicas, como contas e membros, mas também tarefas, campanhas, configurações etc.
A opção do Keepit para Salesforce é personalizável e completa. Suas principais facilidades são:
- Backup automático;
- Pré-visualização de arquivos;
- Pesquisa inteligente;
- Restauração rápida.
Azure Active Directory
Outra solução da Microsoft que pode ser aliada ao Keepit é o Azure Active Directory. Essa ferramenta serve para controlar, via autenticação, quem tem acesso aos dados da organização.
Por isso, para complementar a proteção, o Keepit fornece ampla cobertura para os metadados do Azure AD, fortalecendo as estratégias de segurança de objetos e padrões que não são cobertos pelo serviço nativo da Microsoft.
Os metadados consistem basicamente em licenças, métodos de autenticação, atributos, entre outros aspectos dos seguintes objetos:
- Usuários;
- Grupos;
- Cargos;
- Unidades administrativas;
- E mais.
Assim, adicionando o Keepit no Azure, as empresas obtêm diversas vantagens, como:
- Auditoria completa;
- Rastreabilidade de acesso;
- Recuperação rápida de alterações e exclusões acidentais;
- Proteção de políticas de acesso.
Dynamics 365
Juntamente com o Microsoft 365 e o Azure AD, o Dynamics 365 é outra plataforma que pode ser protegida pelo Keepit.
Com ele, é possível aumentar o impacto e gerar mais receita com os apps de negócios do Dynamics 365, já que esse serviço de backup cobre aplicações de:
- Vendas;
- Marketing;
- Suporte ao cliente;
- E mais.
O serviço do Keepit para essa solução é versátil e oferece, por exemplo:
- Recuperação instantânea;
- Retenção ilimitada;
- Pré-visualização de objetos;
- Compartilhamento e download de objetos.
Zendesk
O serviço de backup do Keepit também serve para proteger o Zendesk, software bastante conhecido no setor de atendimento ao cliente.
Sendo assim, ele garante maior segurança para dados cruciais, como usuários, automações e grupos.
Entre as funções do Keepit para Zendesk estão:
- Restauração rápida;
- Retenção de dados a longo prazo;
- Criação de links para compartilhamento e download de objetos e pastas;
- Backup automático diário.
Power Platform
Na lista de serviços do Keepit para produtos Microsoft, está também o Power Platform.
Isso significa que organizações data-driven podem proteger os dados do Power BI na nuvem, evitando perdas que interrompam os seus processos de negócio.
E considerando que a Microsoft não oferece opções de backup nativo para o app, o Keepit é fundamental para manter dashboards, relatórios e outros conjuntos de dados longe de riscos.
Com ele, você obtém para a sua solução de Power BI, por exemplo:
- Recuperação em minutos;
- Links compartilháveis e seguros de acesso;
- Busca inteligente;
- Possibilidade de restauração de grandes volumes de dados por dia.
Quais as vantagens do Keepit?
Agora que você já conhece os serviços do Keepit, entenda melhor as vantagens da plataforma a seguir:
Simplicidade de uso
Um dos principais benefícios do Keepit é, sem dúvidas, sua simplicidade de uso. Ele é intuitivo, rápido e os usuários não precisam instalar nada ou levar dias para fazer uma restauração.
Em outras palavras, não é necessário ser expert em backup para utilizar a plataforma. Ela pode ser configurada em poucos minutos e usada facilmente pelos colaboradores.
Isso economiza tempo, aumenta a produtividade e otimiza a rotina corporativa. Caso você queira saber mais sobre sua facilidade de utilização, confira o nosso artigo sobre os 5 fatores que tornam o Keepit simples de usar!
Ele ainda é flexível e, com o aplicativo mobile do Keepit, é possível fazer o controle de dados pelo celular, de qualquer lugar e a qualquer momento.
Economia de custos
Em comparação às outras soluções do mercado de backup SaaS, o Keepit é um dos mais acessíveis e econômicos.
Isso porque o serviço atua com máxima transparência, sem custos extras, além de fornecer opções adequadas ao orçamento de organizações de todos os portes.
Com o Keepit, também é possível obter um retorno sobre o investimento (ROI) maior e mais rápido — que pode chegar a aproximadamente 78%, segundo pesquisa da Forrester Consulting.
Rapidez
A partir de funcionalidades inteligentes, o Keepit garante rapidez de recuperação dos dados armazenados.
Dessa forma, com a função de busca, você encontra o que precisa em segundos e restaura as suas informações em questão de minutos, mesmo em casos mais complexos.
Segurança
A infraestrutura à prova de adulterações do Keepit assegura a imutabilidade dos dados, ou seja, eles não podem ser alterados.
Esse sistema fortalece a segurança e, juntamente com criptografia de ponta e tecnologia blockchain, os dados ficam livres de perdas e roubos causados por ataques de ransomware, por exemplo.
Sendo assim, o Keepit possui padrões avançados de segurança e está em conformidade com os requisitos legais de privacidade.
Como usar o Keepit na sua empresa?
O Keepit conta com várias funções úteis para a sua organização. A seguir, reunimos as principais delas e como utilizá-las. Acompanhe:
Usar dashboard
O dashboard serve para visualizar os conectores, backups e restaurações em um só lugar.
Para acessá-lo, é necessário ser um dos administradores ou usuários autorizados. Com ele, é possível verificar:
- Painel de conectores;
- Status do conectores;
- Materiais relevantes;
- Status de backup;
- Dados de backup;
- Status de recuperação;
- Dados de recuperação.
Isso significa que, através do dashboard, sua equipe obtém um panorama completo de todas as atividades da plataforma em uma única página.
Monitorar backup e atividades de restauração
Um dos diferenciais do Keepit é a capacidade de monitoramento dos backups e restaurações em andamento.
A plataforma permite visualizar o progresso de cada backup, quando ele foi iniciado, quanto tempo levou até a conclusão e a quantidade de dados transferidos.
Em caso de erros, o Keepit apresenta uma mensagem informando sobre o problema e o que fazer para corrigi-lo.
Já na seção de restauração, assim como na de backup, você também pode monitorar o avanço de cada atividade, quem e quando começou a recuperação, qual a duração e quantos dados foram restaurados.
O dashboard ainda mostra uma lista das restaurações mais recentes, com os detalhes de cada uma e a opção de reiniciar as que não deram certo.
Tudo isso em tempo real, com gráficos de acompanhamento e um painel de sugestões e materiais para ajudar no processo.
Visualizar registros de auditoria
Para ver como e por quem os dados estão sendo usados e alterados, o Keepit fornece registros de auditoria.
Para ter acesso, basta ter uma conta de administrador ou ser o usuário responsável por essa verificação.
No menu do Keepit, selecione “Audit Log” para ver todas as ações executadas por usuários, além dos conectores, backups e restaurações etc.
Após isso, clique em “Refresh” e tenha a lista detalhada de registros, que pode ser baixada no formato CSV.
Administrar usuários
Na parte de gerenciamento de usuários, os administradores podem realizar as seguintes configurações: criação, edição e exclusão. Saiba abaixo como elas funcionam:
Criar usuário
O administrador principal consegue adicionar quantos usuários for preciso, sem limitações. Para criar um novo usuário, basta executar alguns passos simples:
- Acesse o perfil no canto inferior esquerdo da tela e selecione “Account info”
- Em “Users”, clique no ícone “+”
- Adicione o nome de usuário e e-mail, selecionando um dos cargos disponíveis para usuários, conforme a imagem a seguir.
4. Escolha entre enviar ou não um e-mail de ativação
- Em caso de envio do e-mail, o usuário receberá um link para configurar uma senha
- Se preferir não enviar, você precisará adicionar uma senha.
5. Clique em “Next”
6. Selecione quais conectores o usuário poderá ter acesso e clique em “Next” novamente
7. Revise os detalhes e configurações de usuários e selecione “Create”.
Ainda há a opção de ativar uma data de expiração do e-mail e também permitir que o novo usuário receba mensagens sobre as atividades da conta, atualizações e mais.
Editar usuário
A edição de um usuário é ainda mais simples e garante que o administrador possa fazer modificações de permissão dos usuários dentro do Keepit. Veja:
- No menu, clique em “Users”
- Selecione o usuário e clique no primeiro ícone à esquerda
- Edite as informações do usuário
- Por fim, clique em “Update”.
Deletar usuário
Para excluir um usuário, as etapas também são práticas e podem ser feitas em poucos cliques.
- No menu do Keepit, clique na opção “Users”
- Selecione o ícone de lixeira do lado do usuário que deseja deletar
- Clique em “Delete” para confirmar.
Compartilhar dados via links
Com o Keepit, ainda é possível compartilhar os dados dos seus conectores, por meio de links públicos.
Para isso, siga o passo a passo rápido abaixo:
- No menu do Keepit, clique em “Connectors”
- Selecione o ícone de 3 pontos do lado do conector que deseja compartilhar
4. Defina o período de tempo em que o link será público e, se achar necessário, adicione uma senha de acesso
5. Copie o link e, por último, selecione a opção "Save".
Por que escolher o Keepit e não outro software de backup SaaS?
Quer analisar outras plataformas de backup SaaS disponíveis no mercado e entender qual a melhor opção para a sua empresa? Então, é interessante fazer um comparativo entre as soluções.
Como foi visto anteriormente, o Keepit combina segurança, simplicidade e custos mais acessíveis, o que representa um grande diferencial para empresas menores, por exemplo, que possuem um orçamento limitado — mas que desejam proteger seus dados com eficiência.
Em nosso artigo “Backup para Microsoft 365 e Google Workspace: conheça as melhores opções”, você confere um comparativo completo entre os 3 principais softwares de backup SaaS. Nele, explicamos como o Keepit é mais abrangente e flexível em diversos aspectos.
Veja mais detalhes na tabela abaixo:Met
Quais são os planos e preços do Keepit?
O Keepit possui três planos: Business Essentials, Enterprise Unlimited e Governance Plus. A versão Enterprise Unlimited é a mais popular entre as empresas e, atualmente, está por US$ 4,95/mês.
Já o plano mais avançado, Governance Plus, pode ser adquirido por US$ 7,95/mês. E o mais básico, Business Essentials, por US$ 2,95/mês.
E caso você queira ter certeza se vale a pena adotar a solução, é possível realizar um teste gratuito.
Quer saber qual o plano do Keepit que mais combina com a sua empresa? Fale conosco!
A Brinov é especializada em softwares e atua há mais de 10 anos ajudando organizações a alcançarem seus objetivos na era digital.
Somos parceiros do Keepit e, juntos, podemos te auxiliar a reforçar a proteção dos dados mais importantes do seu negócio.
Conte com a nossa expertise para ir mais longe em segurança, produtividade e mais!