Sua empresa usa a Salesforce? Saiba como proteger os dados da plataforma

Você sabia que ter uma solução de backup e recuperação de dados pode melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes? Se o seu negócio utiliza a Salesforce, já é possível entender as facilidades que a automatização traz para os setores de marketing e vendas. No entanto, proteger as informações armazenadas em softwares especializados […]

Sua empresa usa a Salesforce? Saiba como proteger os dados da plataforma

Você sabia que ter uma solução de backup e recuperação de dados pode melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes?

Se o seu negócio utiliza a Salesforce, já é possível entender as facilidades que a automatização traz para os setores de marketing e vendas.

No entanto, proteger as informações armazenadas em softwares especializados em CRM (Customer Relationship Management) é o que garante mais segurança e credibilidade — gerando, como efeito, uma imagem positiva da sua organização com o público.

Neste artigo, falaremos mais sobre a Salesforce e como um serviço de backup é fundamental para o gerenciamento dos dados da plataforma. Continue a leitura!

O que é a Salesforce?

A Salesforce é uma plataforma de CRM integrada e especializada em serviços de marketing, vendas, atendimento ao cliente, etc.

Ela oferece uma gama de produtos capazes de inovar estratégias de negócio, automatizar tarefas complexas e, assim, oferecer experiências personalizadas e mais satisfatórias para os clientes de uma empresa.

Por isso, a Salesforce é líder no segmento de softwares de relacionamento com consumidores, com uma participação no mercado global de 22,9% em 2022, segundo a International Data Corporation (IDC).

Salesforce

São mais de 150 mil empresas que confiam nessa solução para conseguir leads, alcançar novas oportunidades, gerenciar informações e extrair insights valiosos a partir de dados.

O serviço de backup nativo da Salesforce é eficiente?

De acordo com o guia de melhores práticas da Salesforce, sua solução nativa de backup e recuperação apresenta as seguintes características:

  • O RTO (Recovery Time Objective) de dados leva de 6 a 8 semanas;
  • Os custos para recuperação de dados são elevados, com valores que chegam a US$ 10 mil a cada restauração por organização;
  • O backup não cobre metadados vitais da Salesforce, ou seja, não há suporte para campos personalizados, layouts de páginas, relatórios, dashboards, entre outros.

Considerando esses fatores, é evidente que a Salesforce não possui foco em estratégias eficientes de recuperação de dados

Em 2020, seu serviço nativo de backup foi encerrado por “problemas de qualidade”, mas voltou em 2021, a pedido de consumidores que preferem esse modelo.

Sendo assim, a própria provedora recomenda o uso de backups complementares em seu software, pois as opções fornecidas pela ferramenta não são suficientes para garantir completa segurança e economia.

Por que adquirir um serviço complementar de backup?

Existem inúmeros riscos que afetam empresas sem a devida proteção de dados. 

Se ainda te resta dúvidas sobre o porquê é importante adquirir uma solução dedicada à realização de backups e restauração dos dados da Salesforce, veja abaixo alguns problemas decorrentes da falta de segurança:

Exclusões acidentais

Segundo informações da comunidade da Salesforce, cerca de 70% dos incidentes que envolvem perdas de dados provém de exclusões acidentais, ou seja, aquelas causadas por erros humanos.

E não é só isso: em casos como esses, as organizações afetadas assumem total responsabilidade na correção de problemas, o que resulta em danos ainda maiores e, na maioria das vezes, irreparáveis.

Ataques cibernéticos

Por ser um local onde as empresas armazenam grandes volumes de dados sensíveis sobre clientes, a Salesforce acaba sendo alvo de ataques cibernéticos, especialmente malwares.

E considerando que ciberataques estão cada vez mais sofisticados e perigosos, qualquer brecha de segurança pode ser altamente destrutiva para as organizações.

Custos altos e imprevisíveis

Como foi visto anteriormente, o serviço nativo da Salesforce possui custos altos, chegando a US$ 10 mil por recuperação. 

Portanto, valores como esses acabam não estando no alcance, por exemplo, de empresas menores que precisam de backup, mas têm orçamento limitado.

Período limitado de retenção de dados

Se os dados dos seus clientes são parte da sua estratégia a longo prazo, a Salesforce não garante o armazenamento das informações por muito tempo.

O software é limitado nesse aspecto, com um período de retenção de, no máximo, 90 dias. Assim, não há flexibilidade e seus dados podem ser excluídos permanentemente.

Falta de frequência de backups 

O serviço de exportação de dados da Salesforce permite a realização de backups a cada 7 dias (ou 29 dias, dependendo da versão). Além disso, datasets (conjuntos de dados) acima de 512 MB são compactados em arquivos zip.

Em razão disso, a plataforma não atua com regularidade e, se você procura por um software de atualização diária, vale a pena adquirir uma solução exclusiva para essa função.

Má experiência de configuração e recuperação

Considerando o processo de exportação citado acima, lidar manualmente com múltiplos arquivos zip de 512 MB é bem mais trabalhoso.

E quando se trata de uma organização, perder tempo configurando sistemas pode custar a produtividade da equipe e, consequentemente, impactar negativamente nos resultados.

Como proteger os dados da Salesforce?

Tendo em vista as vulnerabilidades apresentadas por empresas que preferem não adotar uma solução complementar de backup para Salesforce, fica bem claro a importância de proteger as suas informações, por meio de serviços desenvolvidos com esse propósito.

E uma das alternativas mais procuradas e recomendadas por especialistas é o Keepit, plataforma de proteção de dados SaaS.

Ele não só te ajuda a economizar tempo e dinheiro, mas também oferece uma interface simples, infraestrutura escalável, disponibilidade e segurança avançada — tudo isso por custos mínimos e alto retorno sobre o seu investimento.

Com o Keepit, sua organização ainda garante as seguintes vantagens:

  • Backups automáticos a cada 12 horas;
  • Interface intuitiva e fácil de usar;
  • Configuração em poucos cliques;
  • Armazenamento ilimitado sem custos adicionais;
  • Retenção de dados de, no mínimo, 12 meses (podendo chegar a períodos ilimitados);
  • Segurança global com dois data centers e 4 cópias de dados em locais privados.

Quer saber mais sobre a ferramenta e começar a proteger seu software da Salesforce? Acesse nosso site e fale conosco!

A Brinov te ajuda a escolher as melhores soluções digitais para modernizar o seu ambiente de trabalho e alcançar bons resultados de negócio.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos