Confira o guia completo sobre o Keepit para Google Workspace

Você sabe como funciona o Keepit para Google Workspace? Esse serviço de backup SaaS é dedicado à proteção de dados armazenados em ambientes na nuvem. E o Google Workspace é uma das plataformas que podem usá-lo para incrementar a segurança de suas aplicações. Desenvolvido para empresas que querem mais facilidade em suas rotinas de trabalho […]

Confira o guia completo sobre o Keepit para Google Workspace

Você sabe como funciona o Keepit para Google Workspace? Esse serviço de backup SaaS é dedicado à proteção de dados armazenados em ambientes na nuvem.

E o Google Workspace é uma das plataformas que podem usá-lo para incrementar a segurança de suas aplicações.

Desenvolvido para empresas que querem mais facilidade em suas rotinas de trabalho híbrido ou remoto, o ambiente digital do Google oferece inúmeros recursos que melhoram a produtividade, colaboração e — com as devidas estratégias de backup e restauração — também a prevenção contra perdas de dados, ataques cibernéticos e outras ameaças online. 

Desse modo, combinar as duas soluções permite que a sua organização usufrua de todos os benefícios da nuvem, sem precisar se preocupar com problemas que impeçam a continuidade do negócio, como exclusões acidentais ou ransomwares.

Neste artigo, você encontra o guia completo sobre o Keepit para Google Workspace e como implementá-lo no seu espaço digital de trabalho. Continue a leitura! 

O que é Keepit e como funciona?

O Keepit é uma plataforma de backup de dados armazenados em serviços SaaS. Adequado para todos os tipos de indústrias, ele permite automatizar a proteção em aplicações dos principais provedores na nuvem, como Microsoft 365, Salesforce e Google Workspace.

Sendo um dos líderes do segmento de backup na nuvem, o Keepit é simples de usar, facilmente configurável e não exige treinamento da equipe, pois é bastante intuitivo. 

Além disso, ele é agnóstico de fornecedor, e sua infraestrutura é privada e independente de nuvens públicas, o que garante mais resiliência e disponibilidade dos dados.

Dessa forma, a solução, basicamente, funciona da seguinte maneira:

  • Através de seus próprios data centers, localizados em diferentes regiões, o Keepit faz o gerenciamento de riscos
  • Após o cliente escolher a região do backup, os dados permanecem no local por tempo indeterminado
  • A partir da estratégia de backup 3-2-1, são feitas 3 cópias de dados, armazenadas em locais diferentes. Veja mais detalhes sobre essa técnica na imagem abaixo:
google workspace
  • Após o armazenamento, os dados são imediatamente criptografados
  • O Keepit retém dados por, no mínimo, 30 dias, evitando perdas permanentes causadas por exclusões acidentais ou mal-intencionadas
  • Por meio de uma interface simplificada, a ferramenta fornece fácil acesso e recuperação dos dados 

O que é Google Workspace?

O Google Workspace, como o próprio nome sugere, é o espaço de trabalho digital do Google. Ele abrange uma série de ferramentas para equipes de trabalho híbrido ou remoto. Alguns dos principais apps da plataforma são:

  • Gmail
  • Drive
  • Agenda
  • Meet
  • Chat
  • Planilhas 
  • Documentos

Com isso, as corporações obtêm mais flexibilidade e produtividade, além de adaptabilidade às demandas mais recentes da era digital. 

Esse ambiente é centralizado e colaborativo, ou seja, todas as ferramentas são integradas, sendo possível, por exemplo, editar e compartilhar documentos em conjunto e em tempo real.

Cada plano do Google Workspace varia conforme as necessidades de cada empresa, independentemente do porte ou setor — tudo isso em prol da colaboração e gerenciamento mais eficientes dos funcionários e tarefas do negócio.

Por que usar o Keepit para Google Workspace?

Para ter certeza de que os dados armazenados nas suas aplicações do Google Workspace estão 100% seguros, contar com o sistema de backup nativo da plataforma não é o suficiente. 

Isso porque o Google não oferece backup automático e também não garante total proteção das informações, o que acaba sendo responsabilidade dos usuários.

Levando isso em consideração, a melhor alternativa é buscar uma solução especializada para realizar esse controle sem preocupações e por custos mínimos — resultando em um ROI (retorno sobre o investimento) satisfatório. Sendo assim, o Keepit foi desenvolvido especificamente para essa função.

Ele é 100% baseado na nuvem e ajuda a reforçar a segurança do seu provedor SaaS contra ataques de ransomwares e outras ameaças cibernéticas, além de disponibilizar total recuperação de dados, mesmo em caso de desastres. 

Veja os principais motivos para adotar o Keepit para Google Workspace:

  • Armazenamento ilimitado
  • Busca inteligente
  • Retenção personalizada
  • Recuperação instantânea
  • Acesso baseado em função
  • Conformidade com os requisitos legais

A proteção do Keepit cobre as principais aplicações do Google, entre elas:

Como começar a usar o Keepit para Google Workspace?

A solução do Keepit para Google Workspace permite a execução de várias funcionalidades em alguns cliques e em poucos minutos. Logo abaixo, você confere os primeiros passos para começar a usá-la:

1. Instale o Keepit

Antes de utilizar o Keepit para Google Workspace, é necessário fazer a instalação da plataforma. Para isso, você precisa ter um dos seguintes planos do Google: Basic, Business ou Enterprise.

Por fim, através da sua conta de administrador, basta fazer o download do Keepit no Google Workspace Marketplace

2. Faça o seu backup do Google Workspace

Com o app do Keepit instalado, insira as suas credenciais para redirecionar-se à janela de configuração.

Já na interface, você consegue criar conectores e, assim, programar o seu primeiro backup. Os administradores ainda podem:

  • Mudar o nome dos conectores
  • Selecionar os usuários que terão backup
  • Gerenciar o acesso aos conectores
  • Definir o tempo de retenção do conector

3. Crie usuários

Os administradores da sua conta do Keepit podem adicionar, editar e excluir usuários, além de gerenciar as permissões de cada um deles.
Para isso, é só selecionar o perfil desejado e clicar em "account info". Na lista de usuários, selecione "+" e preencha o nome de usuário, e-mail e a função.

Veja a tabela de funções disponíveis e suas respectivas permissões na imagem a seguir:

A partir disso, você pode optar por enviar um e-mail de ativação para o usuário, que vai receber um link para configurar uma senha. 

Depois, basta selecionar os conectores que o seu usuário terá acesso, revisar os detalhes e selecionar a opção "Create".

Quer saber mais sobre o Keepit para Google Workspace e começar a implementá-lo no seu ambiente de trabalho digital? Nós podemos te ajudar nisso!

A Brinov é parceira do Keepit e, juntamente com a sua empresa, te orientamos rumo à proteção reforçada dos seus dados na nuvem.

Para mais informações, acesse nosso site e fale com a nossa equipe especializada

A expertise da Brinov pode mover o seu negócio para a era digital e promover resultados avançados em segurança contra perdas, roubos e outros desastres cibernéticos.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos