7 softwares que ajudam na redução de custos da sua empresa

Descubra no artigo quais são as principais ferramentas para seu negócio reduzir custos através da tecnologia. Confira!

7 softwares que ajudam na redução de custos da sua empresa

Aumentar a eficiência na alocação de recursos deve ser uma prioridade para qualquer gestor. Parte essencial desse processo é a análise das possibilidades de redução de custos.

Essa abordagem ajuda a estabelecer orçamentos mais realistas, aumentar a lucratividade da empresa, liberar recursos para áreas essenciais e a usá-los, também, para inovar.

Nesse contexto, o uso de softwares especializados — além daqueles voltados especificamente para a gestão financeira — é um divisor de águas, ao permitir uma abordagem estratégica para a redução de despesas e o aumento da eficiência operacional em todos os contextos da organização.

Entenda melhor a seguir!

O impacto da tecnologia na eficiência financeira empresarial

A tecnologia revolucionou e continuará revolucionando o cotidiano e a forma como as empresas gerenciam suas finanças e seus processos. 

Softwares são um importante braço dessa evolução, ao oferecer recursos avançados que permitem, entre outros aspectos, a automação de tarefas complexas ou repetitivas, a análise detalhada de dados e a identificação de oportunidades para otimização de custos. 

Isso significa que, ao integrar sistemas inteligentes em seu dia a dia, as organizações podem alcançar novos patamares em termos de eficiência em todos os setores, reduzir desperdícios, ter maior visibilidade sobre sua saúde financeira e tomar decisões mais estratégicas.

Softwares para economia empresarial: principais tipos

Diversos tipos de softwares podem contribuir para a redução de custos empresariais. Conheça três deles:

Softwares de automação de processos

Esses softwares são pensados para tornar automáticas as tarefas repetitivas e processos rotineiros. 

Na prática, permitem criar fluxos de trabalho personalizados, com regras preestabelecidas e a execução automatizada de tarefas, liberando tempo dos colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Um exemplo é a plataforma Freshservice, que gerencia serviços para departamentos empresariais, como TI, finanças, entre outros.

Softwares de gestão

Aqui, tem-se uma grande variedade de sistemas. Podem ser específicos por setor, já que cada área tem necessidades distintas, ou mais completos, quando visam facilitar a gestão de diferentes aspectos do negócio, incluindo operações financeiras, recursos humanos, projetos, estoques e outros. 

No fim das contas, os softwares de gestão precisam dar visibilidade aos processos das áreas, facilitando o controle sobre o que está acontecendo e a tomada de decisão. 

As funcionalidades necessárias para esse tipo de ferramenta são variáveis conforme o contexto, por isso, é importante contar com especialistas para fazer escolhas melhores antes de contratá-la.

Softwares de segurança e backup

Esses softwares são projetados para, principalmente, proteger os dados sensíveis da empresa contra ameaças cibernéticas, perdas de dados e interrupções no sistema. 

Entre os recursos disponíveis nesse tipo de ferramenta podemos citar: 

  • Firewalls;
  • Detecção e notificação de riscos; 
  • Criptografia de dados; 
  • Proteção contra malware; e 
  • Soluções de backup

Exemplos renomados e recomendados pelos nossos especialistas são Google Workspace, OneDrive, Dropbox e Keepit, cada um com soluções abrangentes de backup e recuperação de dados, que se aplicam para empresas com diferentes tamanhos e necessidades.

Como escolher o software ideal para redução de custos da sua empresa

A seleção do software adequado para redução de custos requer uma análise criteriosa de diversos elementos, tais como: 

  • Escalabilidade da solução;
  • Compatibilidade com os processos existentes;
  • Capacidade de integração com outras ferramentas;
  • Reputação do fornecedor;
  • Suporte técnico oferecido; e
  • Atualizações regulares do software.

A seguir, explicaremos em detalhes outros pontos importantes:

Avalie as necessidades da sua empresa

Antes de selecionar um software, é fundamental compreender as necessidades específicas da empresa. 

Isso envolve, por exemplo, dialogar com as lideranças para identificar áreas prioritárias que exigem otimização, como gestão de projetos, finanças, recursos humanos, marketing ou vendas. 

Ao entender as principais lacunas operacionais, você pode escolher um software que atenda às demandas exatas da empresa e ofereça soluções específicas para as áreas que necessitam de melhorias.

Considere o orçamento disponível

Considerando que uma das razões pelas quais se busca um software é a redução de custos, ao menos no médio ou longo prazo, acaba sendo essencial examinar o orçamento disponível e avaliar o ROI esperado. 

Essa avaliação precisa levar em conta que alguns softwares podem exigir um investimento inicial mais alto, mas oferecem economia a longo prazo, enquanto outros podem ter custos iniciais mais baixos, mas podem demandar gastos recorrentes significativos, por exemplo, com a adição de novos usuários ou novas funcionalidades. 

Analisar o custo-benefício e o potencial de economia ao longo do tempo é fundamental para fazer a escolha certa.

Verifique as funcionalidades oferecidas

Por fim, ao avaliar opções de software, avalie as funcionalidades e recursos oferecidos por cada plataforma. Em geral, são disponibilizadas versões de teste gratuitas ou demonstrações para você conseguir fazer essa verificação.

Certifique-se de que o software escolhido seja capaz de atender às necessidades específicas da empresa e oferecer soluções para os desafios identificados. Afinal, a intenção não é criar mais uma dificuldade, não é mesmo?

Pode ser que a melhor ferramenta não tenha todas as funções possíveis, mas atenda às principais necessidades da organização. Por isso, precisamos ressaltar que, ao verificar as funcionalidades, tenha em mente quais são as prioritárias para a redução de custos e o aumento da eficiência operacional. 

Conheça os melhores softwares para a redução de custos na sua empresa!

Na Brinov, facilitamos o acesso e a implementação de softwares projetados para impulsionar a redução de custos e promover uma gestão financeira mais eficiente nas empresas. Confira algumas das soluções do nosso portfólio:

  1. Google Workspace: diversas ferramentas de colaboração, armazenamento em nuvem e recursos de videoconferência, para melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos de armazenamento e comunicação;
  2. Microsoft 365: aplicativos essenciais para negócios, como e-mail, armazenamento em nuvem, videoconferência e documentos, permitindo que as empresas otimizem suas operações e reduzam os custos associados a múltiplas soluções de software;
  3. Microsoft Security: produtos de segurança integrados ao Microsoft 365 e ao Google Workspace, oferecendo proteção contra ameaças cibernéticas e reduzindo os custos associados a violações de segurança e perda de informações;
  4. Keepit Backup: soluções de backup para Microsoft 365, Google Workspace e outros aplicativos SaaS. Ajuda a proteger os dados importantes da empresa, reduzindo os custos da perda de dados e interrupções no negócio;
  5. Dropbox Business: consolida arquivos, conteúdos em nuvem e atalhos da web em um único lugar, simplificando o acesso e o compartilhamento de arquivos, melhorando a colaboração e reduzindo os custos de gestão de múltiplas plataformas de armazenamento;
  6. Freshservice: recursos para simplificar a resolução de tickets, automatizar fluxos de trabalho e oferecer suporte, facilitando os processos de apoio ao cliente e reduzindo os custos associados a operações complexas e demoradas;
  7. GoTo Connect: telefonia em nuvem com integração para Microsoft 365 e Google Workspace. A ferramenta descomplica as comunicações empresariais, reduzindo os custos associados a sistemas de telefonia tradicionais e melhorando a eficiência das comunicações internas e externas.

Dicas para uma implementação de software bem-sucedida

Uma implementação bem-sucedida de software exige planejamento estratégico, pesquisa de mercado, alinhamentos internos transparentes e foco nas metas de redução de custos e aumento da eficiência. 

Por isso, é crucial investir em treinamento para a equipe, garantindo que todos os usuários compreendam as funcionalidades do sistema e saibam como aproveitar, ao máximo, suas capacidades. 

Além disso, não se esqueça de monitorar recorrentemente o desempenho do software e os feedbacks dos colaboradores, especialmente durante o período de implementação, para fazer ajustes conforme necessário, garantindo que ele continue a atender às necessidades.

Sua empresa pode dar os primeiros passos para reduzir custos hoje mesmo!

O foco em redução de custos, como você sabe, é uma estratégia importante para promover o crescimento sustentável e a lucratividade a longo prazo. 

Ao explorar o uso de softwares avançados, as empresas podem alcançar uma gestão financeira mais eficiente, identificar oportunidades de economia e impulsionar a eficiência operacional. 

Para saber mais sobre como os softwares da Brinov podem ajudar sua empresa a reduzir custos e alcançar resultados financeiros melhores, visite nosso site e explore as soluções inovadoras que oferecemos para coordenadores e gerentes de TI e compras, diretores de empresas e administradores. 

Acesse nosso blog para descobrir mais maneiras de usar a tecnologia para melhorar a gestão do seu negócio!

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos