Liderança digital: a importância da tecnologia na gestão de equipes

By Lorraine Barbosa

novembro 4, 2022
liderança digital

Ao focar na liderança digital, as empresas, normalmente, pensam em aplicar um conjunto de ações que visam trabalhar determinadas competências nos colaboradores.

Afinal, um bom líder, além de possuir habilidades técnicas, precisa saber se comunicar de maneira assertiva, dar e receber feedbacks e tomar decisões.

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos provocaram mudanças positivas em várias áreas, trazendo ainda mais benefícios para o aprimoramento das lideranças.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre as formas de unir tecnologia e liderança digital da melhor forma possível na sua empresa.

Para mais informações, continue a leitura!

Qual a relação entre tecnologia e liderança organizacional?

Quando a liderança investe em soluções tecnológicas personalizadas, torna-se possível otimizar e colocar em prática diferentes processos.

Entre os resultados mais comuns, podemos citar a melhora da comunicação interna, fortalecimento do clima organizacional e aumento da produtividade da equipe.

O líder tem um papel fundamental na empresa, já que ele possui autonomia para tomar decisões estratégicas e influenciar colaboradores.

Esse profissional ajuda a identificar habilidades dos funcionários para que assim, possa designá-los para tarefas em que terão um bom desempenho, gerenciando os processos de forma mais eficiente.

O que é liderança digital?

Um líder digital é o profissional que possui um conjunto de habilidades voltadas à inovação tecnológica.

Como a tecnologia trouxe diversas transformações para o mundo corporativo, não dá mais para ignorar essa realidade e resistir ao uso de ferramentas e soluções tecnológicas nas práticas de gestão.

Afinal, essas mudanças não causam impactos somente na forma de gerenciar processos internos, mas também, na exploração do potencial criativo de profissionais.

Os benefícios da liderança digital para as organizações

Com o uso de ferramentas tecnológicas, ficou mais fácil para os líderes definirem metas, usarem estratégias para melhorar a comunicação e treinarem a equipe.

Assim, líderes e colaboradores conseguem atingir os objetivos organizacionais com mais agilidade, mas sem abrir mão da eficiência e qualidade operacional.

Abaixo, veja como um líder pode utilizar a tecnologia a seu favor e trazer os resultados esperados pela empresa:

Capacitar os colaboradores

O líder deve avaliar o desempenho e indicar necessidades de capacitação.

Sem dúvida alguma, isso é um dos principais benefícios na gestão de um modelo de negócio.

Para treinar os funcionários, é necessário, antes de qualquer coisa, identificar as principais necessidades da empresa.

Dessa forma, líderes e gestores poderão entender melhor quais os objetivos que devem ser alcançados e como montar um planejamento para a capacitação dos colaboradores.

Para realizar o processo de capacitação, também é preciso pensar na forma de treinamento que mais combina com os objetivos do negócio e nos tópicos que serão abordados.

Se boa parte dos funcionários está em home office, por exemplo, o ideal é utilizar ferramentas tecnológicas para realizar treinamentos online.

Promover a inovação

A inovação deve ser um dos pilares da liderança digital.

Esse processo não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos, mas também, na criação de novos modelos de negócios.

As empresas que inovam conseguem controlar melhor os gastos e monitorar os resultados com mais precisão, possuindo indicadores para melhorias na gestão de equipes e projetos.

Um dos principais motivos para investir em inovação tecnológica é a necessidade de manter a continuidade do negócio.

Em um cenário cada vez mais competitivo, torna-se essencial inovar para proteger a posição do negócio e conquistar clientes.

Sendo assim, podemos dizer que a liderança digital está totalmente relacionada com os processos de inovação empresarial.

Aumento da produtividade e engajamento da equipe

Os funcionários são o ativo mais precioso de uma empresa.

Eles são responsáveis pelo andamento das atividades, além de claro, serem o primeiro contato da organização com o público-alvo.

A liderança digital tem um papel essencial na retenção de talentos. Aliás, um bom gestor sempre deve estar disposto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Dentre as atitudes que um líder deve ter para engajar os colaboradores, podemos citar:

  • Posicionar os profissionais de acordo com as suas aptidões
  • Estruturar um programa de gamificação
  • Investir em treinamentos e na comunicação interna
  • Possuir uma base de dados
  • Envolver os funcionários na tomada de decisões
  • Oferecer à equipe o que for necessário para um bom desempenho

Como auxiliar o desenvolvimento da liderança tecnológica?

Diante da importância da liderança digital para uma empresa, é necessário desenvolver práticas que auxiliem os gestores a lidar com mudanças e transformações que acontecem na rotina corporativa.

Pensando nisso, veja algumas dicas que preparamos para que seja possível otimizar o processo de desenvolvimento de líderes:

Otimize as técnicas de comunicação interna

É muito difícil desenvolver uma boa relação profissional e concluir projetos de forma eficiente sem uma comunicação interna.

Por esse motivo, otimizar a comunicação interna entre colaboradores e líderes, é essencial para alinhar propósitos, aumentar o engajamento e melhorar a resolução de problemas.

Qualquer falha na comunicação interna, pode atrasar o desenvolvimento de projetos, trazer prejuízos para a empresa e criar conflitos na cultura organizacional.

Treinamentos específicos e personalizados

O treinamento e desenvolvimento de equipes é muito importante para a qualificação de colaboradores, já que interfere diretamente nos resultados do seu negócio.

Geralmente, o profissional de um cargo de gestão, já realizou outros treinamentos tradicionais.

Contudo, para o desenvolvimento da liderança digital, você pode criar uma jornada personalizada, isto é, levar em contas necessidades de melhoria e aprendizagem de cada líder.

Ou seja, o objetivo nesse caso, é engajar e treinar o profissional de acordo com o que realmente faz sentido para o seu trabalho e realidade da organização.

Acompanhe as tendências de gestão

Além de considerar a realidade atual do negócio, avalie as tendências e inovações mais recentes.

Desse modo, será possível pensar em ideias e estratégias mais relevantes, em vez de abordar tópicos que já não se encaixam mais na rotina da empresa.

As metodologias ágeis, o uso de dados e as inovações tecnológicas, são algumas das principais inovações de gestão, que além de serem essenciais na liderança digital, vão ajudar a melhorar a produtividade dos colaboradores.

Se você gostou desse artigo e quer conhecer as tecnologias que vão ajudar no desenvolvimento da liderança digital, entre em contato com um dos consultores da Brinov!

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...