Gestão 360°: o que é, principais benefícios e como aplicar

By Lorraine Barbosa

abril 19, 2022

Gerenciar uma empresa de forma eficiente e bem-sucedida é uma tarefa desafiadora. Diante de um cenário cada vez mais complexo e competitivo, controlar todos os processos é essencial para manter a continuidade dos seus negócios.

Nesse cenário, a gestão 360º é considerada uma das soluções para manter um alto nível de qualidade, desempenho e produtividade.

Assim, para ser realmente competitiva, a empresa deve manter o foco nos clientes, mas sem deixar de analisar os processos internos. Aliás, as duas coisas não devem ser vistas de forma isolada.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar mais sobre a gestão 360° – uma abordagem que ajuda o colaborador a entender como a sua atuação individual contribui positivamente para os resultados da organização.

O que é gestão 360°?

A gestão 360° é uma técnica que tem como principal objetivo, promover uma visão panorâmica do negócio.

Essa metodologia ajuda a identificar todos os pontos positivos e negativos de uma empresa, além de permitir um domínio profundo sobre o desempenho e os resultados gerados por todos os setores.

Através da gestão 360°, você consegue ver em tempo real o que está acontecendo e o que precisa de ajustes, como por exemplo, as entregas e prazos para projetos.

Independentemente do tamanho do negócio, esse processo poderá ser otimizado com a automação de tarefas e soluções de gestão.

Quais os benefícios de uma gestão 360°?

A gestão 360° traz vários benefícios para as empresas. Dentre eles, podemos citar:

Tomada de decisões baseadas em dados

Atualmente, os dados representam um dos ativos mais importantes de qualquer empresa. Afinal, decisões baseadas em dados são mais assertivas, seguras e confiáveis.

Devido a transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor, uma empresa dificilmente irá conseguir se manter, se as decisões forem baseadas apenas em achismos.

Sendo assim, os dados são coletados e medidos através de indicadores. Isso aumenta a eficiência do processo de gerenciamento.

Dessa forma, se algum problema for encontrado, será mais fácil e rápido para resolvê-lo.

Muitas empresas já utilizam os dados para criar campanhas de marketing, lançar novos produtos e entender melhor o que o público-alvo procura.

Mas os dados também são capazes de otimizar os processos internos, pois melhoram a comunicação e promovem a integração entre profissionais de setores diferentes.

Otimização e aprimoramento contínuo dos processos

Um dos principais objetivos da otimização de processos é alcançar os resultados traçados pelo negócio, mas com menos recursos e mais eficiência.

Isso significa saber exatamente quais são as tarefas que geram mais valor e se há algum procedimento que está impedindo o progresso da empresa.

Apesar de ser um trabalho contínuo e complexo, a otimização e aprimoramento de processos são processos essenciais para qualquer empresa e, por isso, deve ser colocada em prática.

Essa técnica traz vários benefícios para a empresa, como otimização da gestão do tempo, aumento da eficiência e maior confiabilidade nos processos.

Com a gestão 360°, é possível identificar de forma mais rápida os problemas, garantindo o crescimento da empresa no curto e no longo prazo.

Identificação da necessidade de treinamentos

Os treinamentos podem ser realizados para ensinar procedimentos internos, regras, entre outros.

Dessa forma, eles contribuem para o desempenho e produtividade dos colaboradores.

Os treinamentos podem ser realizados de forma presencial ou online, dependendo das necessidades da empresa.

Devido à praticidade dessa abordagem, a modalidade de treinamento online tem se tornado cada vez mais comum.

Gerenciamento da empresa com uma visão aprofundada

Quando o gestor e a equipe têm uma visão aprofundada do negócio, certas fragilidades e falhas podem ser encontradas e corrigidas com muito mais rapidez e eficiência.

A gestão 360° oferece uma visão de tudo o que está acontecendo na empresa. Assim, o gestor consegue pensar em soluções para os problemas encontrados e obter ideias para potencializar aquilo que está funcionando bem.

O que é necessário para aplicar uma gestão 360°?

Para aplicar a gestão 360° na sua empresa, o primeiro passo é elaborar um plano de ação.

Assim, você consegue identificar as principais razões pelas quais essa metodologia está sendo utilizada e os resultados que espera alcançar.

Também é necessário criar avaliações, ou seja, planejar o formulário com as perguntas que farão parte dos questionários.

O objetivo é permitir uma avaliação honesta, respeitosa e imparcial.

As percepções obtidas pelos formulários deverão ser analisadas. Assim, será possível permitir uma apresentação objetiva e proveitosa para o funcionário.

Com o resultado em mãos, é hora de se reunir com o colaborador avaliado, para lhe dar o feedback.

Através desses dados, o colaborador terá mais consciência de seus pontos fortes e do que precisa ser melhorado.

Após a apresentação e conversa, o ideal é que seja realizado um acompanhamento do desempenho, para avaliar se ainda é necessário fazer alguns ajustes ou realizar treinamentos.

Os resultados obtidos com base em análise de informações precisas e confiáveis, são essenciais para o processo de tomada de decisões e capacitação de profissionais.

Desse modo, com as ferramentas tecnológicas adequadas, aplicar a gestão 360° se torna muito mais fácil.

A gestão 360° e o trabalho remoto

A aceleração do processo de consolidação do trabalho remoto é uma tendência mundial.

Há várias vantagens que esse modelo de trabalho proporciona, como a redução de custos, flexibilidade de horários e diminuição do turnover.

Contudo, alguns gestores ainda têm dúvidas se a gestão 360° à distância pode ser realizada de forma eficiente.

Primeiramente, é importante lembrar que tudo é uma questão de adaptação. A organização do fluxo de trabalho poderá ser realizada normalmente.

Contudo, será preciso pensar em formas de otimizar a comunicação interna, integrar a equipe e dar feedbacks construtivos.

Para isso, é necessário utilizar ferramentas que possibilitam a gestão 360° e otimizam a comunicação entre os colaboradores.

Assim, mesmo à distância, será possível realizar esse trabalho de forma eficiente.

Agora você já sabe o quanto a gestão 360° pode contribuir para o crescimento do seu negócio e otimização de processos.

Se você quer conhecer as melhores ferramentas tecnológicas para colocar essa técnica em prática de forma eficiente, entre em contato com a Brinov e fale com um de nossos consultores!

0 comentários

Mais artigos