Tipos de backup: qual o melhor para sua empresa?

Escolha os melhores tipos de backup para sua empresa. Conheça estratégias, segurança, critérios de seleção e mais!

Tipos de backup: qual o melhor para sua empresa?

Existem diversos tipos de backup disponíveis no mercado. Cada um tem funções e objetivos específicos, e todos contribuem para que as empresas tenham uma gestão de dados mais robusta, segura e resiliente.

Conhecê-los é fundamental para evitar problemas, impulsionar a eficiência e reduzir os riscos relacionados ao tema. 

Entenda, ao longo do texto, a importância dos vários tipos de backup existentes, como escolher e quando adotar os mais adequados para a sua empresa.

Boa leitura!

A importância estratégica do backup para empresas

Diante da enorme quantidade de dados gerados e gerenciados pelas empresas, ter uma estratégia de backup é um elemento obrigatório no universo corporativo.

Apesar dessa importância, o cenário atual gera preocupação: de acordo com a Backbaze, empresa de soluções de armazenamento em nuvem, 11% dos seus usuários criam backups semanais, 20% criam backups mensais, 13% criam backups anuais, 26% criam backups menos de uma vez por ano e 20% nunca fizeram backup de seus dados. 

Implementar ferramentas e fazer um gerenciamento adequado de backups é crucial para garantir a estabilidade operacional das empresas. 

Um sistema de backup robusto atua como linha de defesa e elemento indispensável do plano de recuperação de desastres. Essa prática não apenas preserva a integridade dos dados, mas também resguarda a reputação da empresa, fortalecendo sua resiliência diante de cenários imprevistos. 

76% das organizações sofreram perda de dados críticos e 45% delas perderam seus dados de forma permanente. Entre as razões mencionadas na pesquisa estão: erro humano, ataques cibernéticos, falhas de hardware e desastres naturais. 

Mas a perda de dados não é a única preocupação que justifica o investimento em backup no contexto corporativo.

Outra pesquisa aponta que quase um quarto das organizações associa os hardwares de servidores antigos e inadequados a problemas de confiabilidade e tempo de inatividade, que se traduzem em interrupções nas operações e, no fim das contas, em perdas financeiras.

Aí, então, está uma das principais razões para se ter processos e ferramentas de backup: no caso de um tempo de inatividade prolongado, é extremamente relevante ter backups, a partir dos quais os sistemas podem continuar ativos e operando, reduzindo os impactos negativos.

Tipos de backup: uma visão geral

Como mencionamos, para ter um sistema robusto e completo, é importante considerar os diversos tipos de backup existentes.

Backup completo

Esta opção envolve a cópia integral de todos os dados de um servidor a cada vez que o backup é feito. 

Embora proporcione uma recuperação bastante abrangente, é necessário considerar que consome mais espaço de armazenamento e tempo de execução.

Por isso, a frequência com a qual o backup completo será feito depende do volume de dados armazenados pela sua empresa e o nível de risco ao qual ela está exposta.

Backup espelhado

Como o nome indica, essa abordagem cria uma cópia exata dos dados em outro local. 

Apesar de gerar o que alguns podem considerar como redundância, pode ser útil em algumas ocasiões, como para facilitar restaurações. 

Entretanto, pode resultar em custos adicionais devido à necessidade de espaço de armazenamento. Além disso, é importante lembrar que a exclusão acidental ou corrompimento de dados nos arquivos originais também gera os mesmos problemas no backup.

Backup na nuvem

Utilizando servidores remotos para armazenamento, o backup na nuvem é mais seguro contra desastres locais e é amplamente usado por empresas de diferentes portes. 

Um aspecto importante a lembrar é que este tipo de backup depende da conectividade com a internet.

Backup FTP

A transferência de dados via Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) é uma opção.

Nesse processo, os dados são transferidos de um determinado dispositivo para um servidor FTP dedicado, que fica localizado em um data center afastado.

A principal vantagem é a distância física entre o servidor FTP e o dispositivo onde os dados originais foram usados, proporcionando uma camada adicional de proteção.

Backup incremental

Ao armazenar apenas as alterações realizadas desde o último backup, o incremental otimiza espaço e tempo. 

Para tanto, as variáveis usadas como referência são a data e a hora da modificação. Se ela for posterior à da cópia de armazenamento, então o incremento é feito.

Backup diferencial

Armazenando as alterações desde o último backup completo, o backup diferencial oferece uma recuperação mais rápida que o incremental, mas ocupa mais espaço de armazenamento.

A principal diferença entre o backup incremental e o diferencial é que o diferencial faz o processo apenas a partir do último backup completo, e o incremental o faz a partir do último backup.

Backup local

Este método realiza a cópia de segurança em dispositivos físicos, que ficam armazenados na própria empresa. Um exemplo clássico é o HD externo.

Embora ofereça uma certa praticidade, vale dizer que é um tipo de backup suscetível a desastres locais, como incêndios ou inundações, falhas no dispositivo e também pode ser mais complexo controlar os acessos.

Backup externo

Realizado em dispositivos externos, como HDs portáteis, e por isso é semelhante ao backup local.

Entretanto, se diferencia, pois esses dispositivos são transportados e armazenados em um local diferente de onde ficam os originais.

Principais fatores a considerar ao escolher entre os tipos de backup 

Na tomada de decisão sobre o tipo de backup a ser implementado, diversos fatores devem influenciar a escolha. Entenda:

Dimensionando as necessidades de armazenamento e retenção de dados

Conhecer e ser capaz de estimar a quantidade de dados gerada diária, mensal e anualmente é um passo importante. Afinal de contas, esse é um fator que permite dimensionar o espaço de armazenamento que precisará ser contratado. 

O dimensionamento adequado assegura que a solução adotada seja escalável e deve, além disso, vir acompanhado de políticas claras sobre quanto tempo os dados precisam ser retidos, para escolher o tipo de backup que atenda às exigências regulatórias e operacionais.

Avaliando as medidas de proteção

Outro fator importante a ser considerado ao avaliar os diferentes tipos e ferramentas de backup é a existência de criptografia, para garantir que os dados armazenados estejam protegidos de acesso não autorizado.

Estabelecer regras de controle de acesso detalhadas, como explicações sobre quem pode ler, armazenar ou excluir dados no processo de backup também é essencial para manter a integridade das informações e evitar erros.

Por fim, ainda sobre segurança de dados, você deve observar se existem ferramentas de monitoramento que alertam para atividades suspeitas ou falhas no processo de backup.

Implementando um sistema de backup eficiente na sua organização

Além de identificar as necessidades de armazenamento e retenção, bem como fazer uma avaliação detalhada dos recursos de proteção disponíveis, confira as recomendações a seguir:

Estratégias de teste e recuperação: garantindo a eficácia do backup

A realização regular de testes é um aspecto crítico para garantir a eficiência do sistema de backup. 

Para isso, existem os chamados planos de recuperação de desastres e as simulações de emergências, que ajudam a verificar a capacidade de recuperação e prever o que deve ser feito, caso uma situação assim aconteça. 

Automação e monitoramento: simplificando a gestão de backup

A automação desempenha um papel protagonista na simplificação da gestão de backup. Afinal, além de reduzir os esforços operacionais, garante que os backups serão feitos com a recorrência e a precisão necessárias.

Mas não basta configurar as regras de automação e deixar para lá. O monitoramento contínuo do processo é essencial para identificar potenciais problemas, permitir intervenções rápidas e manter o sistema operando de forma confiável.

​​Garantindo a resiliência empresarial com backups eficientes

Ao avaliar e priorizar a implementação de sistemas de backup eficientes, sua empresa está fortalecendo suas defesas contra perdas de dados e garantindo resiliência operacional. 

A Brinov oferece soluções tecnológicas robustas e serviços especializados para orientar sua organização nesse processo crucial. Acesse nosso site e explore nosso blog para obter informações valiosas sobre as principais ferramentas de backup!

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos