Gestão de tempo: como melhorar perfomance e produtividade

Continue a leitura do texto e tenha uma visão aprofundada sobre a essência da gestão de tempo, seus benefícios, principais estratégias, ferramentas e muito mais!

Gestão de tempo: como melhorar perfomance e produtividade

A gestão de tempo é, sem dúvidas, uma das habilidades mais importantes para equipes que precisam manter uma alta produtividade, mas que sabem que precisam fazer isso de forma constante e sustentável, para não trazer esgotamento e prejuízos à saúde mental. 

Este conteúdo te dará uma visão abrangente e aprofundada sobre a essência da gestão do tempo, destacando seus benefícios e, sobretudo, quais são as estratégias e ferramentas mais eficazes para transformar a maneira como sua equipe lida com as demandas diárias.

Boa leitura!

Compreendendo a gestão de tempo: visão geral do conceito

A gestão do tempo é a habilidade prática de conseguir planejar e controlar o uso do tempo disponível para realizar tarefas e alcançar metas, da forma mais eficiente possível.

No fim das contas, o objetivo de gerenciar um recurso limitado, como o tempo, é maximizar a produtividade, reduzir desperdícios e garantir que você fará o melhor uso possível do tempo que possui.

Vale reforçar que a gestão de tempo vai muito além de, simplesmente, fazer mais tarefas. Na realidade, o foco é garantir que as tarefas mais relevantes e impactantes sejam priorizadas e executadas com qualidade.

Por que a gestão de tempo é tão importante?

No dia a dia acelerado de diversas empresas, a gestão de tempo se torna uma habilidade crucial para evitar o caos e impactos à saúde mental dos colaboradores. 

Uma pesquisa divulgada pela FGV, por exemplo, apontou que 43% dos trabalhadores entrevistados afirmam que estão com sobrecarga de trabalho.

Uma das principais formas de lidar com essa questão, no ambiente corporativo, é através da melhor gestão do tempo.

Isso porque a capacidade de priorizar tarefas e cumprir prazos não apenas impulsiona a produtividade, mas também minimiza o estresse e aumenta a sensação de realização. 

Quais as principais vantagens de gerenciar bem o tempo?

Para colaboradores e líderes, a gestão de tempo traz diversos benefícios:

Reduz o estresse

Ao ter um cronograma planejado e devidamente organizado com base em prioridades, os colaboradores evitam a sensação de sobrecarga e conseguem dedicar tempo ao que é realmente importante.

Melhora a produtividade e performance da equipe

O foco nas atividades que importam e o uso de ferramentas de gestão do tempo — como as que apresentaremos mais adiante — permitem que a equipe entregue resultados de maior qualidade em um período menor.

Melhora na tomada de decisões

A gestão de tempo auxilia na priorização de tarefas relevantes, fornecendo insumos para decisões mais estratégicas

Além disso, a melhoria na tomada de decisões também acontece como um resultado do aumento da produtividade da equipe e redução de elementos estressantes presentes no ambiente corporativo.

Auxilia o cumprimento dos prazos

Ao planejar e ter clareza sobre como as tarefas são organizadas, fica muito mais fácil evitar a procrastinação, definir prazos realistas e, consequentemente, conseguir cumprir os prazos estabelecidos.

Principais erros na gestão de tempo

Embora a gestão de tempo ofereça inúmeros benefícios, alguns erros comuns podem prejudicar seu desenvolvimento:

  • Definir metas inalcançáveis: estabelecer metas utópicas pode levar à frustração e à falta de motivação;
  • Focar em tarefas muito simples: gastar tempo demais em tarefas triviais pode acabar fazendo com que atividades mais importantes não sejam executadas;
  • Se distrair com facilidade: é muito fácil se dispersar no celular ou outras abas no computador, mas interrupções constantes e distrações podem diminuir a produtividade e comprometer o foco;
  • Perfeccionismo excessivo: buscar a perfeição em cada detalhe pode levar à demora na conclusão de tarefas. Evitar o perfeccionismo não quer dizer fazer mal feito, mas entender o que é bom o suficiente;
  • Evitar pausas: não tirar pausas regulares, inclusive entre reuniões, pode levar à exaustão e redução da qualidade do trabalho entregue;

4 dicas de gestão de tempo que ajudam a melhorar a performance no trabalho

Aqui estão quatro dicas importantes, que podem revolucionar a maneira como o tempo é gerenciado na sua organização:

Crie um bom planejamento

Estabelecer um plano, seja ele diário, semanal ou quinzenal, é fundamental. Ao listar tarefas e metas de maneira clara, você evita distrações e foca nas atividades que trazem mais valor para a empresa.

Faça o mapeamento dos processos

É importante identificar os processos que podem ser otimizados e automatizados, de forma para economizar tempo e dedicar esforços às atividades mais estratégicas. 

Ao examinar as rotinas de trabalho, você pode identificar gargalos, o que permite implementar melhorias que trazem mais agilidade e qualidade.

Evite se sobrecarregar

Uma “armadilha” comum é a de assumir mais tarefas do que é possível lidar. Isso vale para colaboradores e para líderes.

Por isso, aprender a delegar responsabilidades e a dizer não quando necessário ajuda a manter equilíbrio no time e garante que as atividades essenciais serão feitas.

Invista em ferramentas de apoio

A tecnologia disponível hoje para apoio à gestão de tempo é bastante avançada e completa. 

Aplicativos de organização, gerenciadores de tarefas e calendários online, por exemplo, ajudam a manter tudo organizado e facilitam o acompanhamento das atividades.

Como as ferramentas certas podem transformar sua gestão de tempo

Impulsionar o gerenciamento do tempo como uma soft-skill é essencial, e a empresa deve ser capaz de fornecer os recursos e ferramentas necessárias para que eles coloquem esse aprendizado em prática. 

A Brinov oferece uma variedade de soluções que podem contribuir para a otimização da gestão de tempo:

Google Workspace

Com aplicações como Agenda, Drive, E-mail, Meet, Forms, entre outras, o Google Workspace auxilia na organização das atividades diárias, colaboração em equipe e gestão de projetos. 

Dropbox

O Dropbox oferece um espaço de armazenamento em nuvem seguro, que possibilita o acesso rápido e fácil aos arquivos da empresa, de qualquer lugar. 

Por isso, a ferramenta possibilita compartilhar documentos, colaborar em tempo real e sincronizar dados entre dispositivos.

Microsoft 365

O Microsoft 365 oferece um pacote completo de ferramentas de produtividade, incluindo o Microsoft Outlook, Microsoft Teams, entre outras. A profunda integração entre as ferramentas facilita o fluxo de trabalho e economiza tempo.

IceWarp

A solução IceWarp oferece recursos para e-mail, colaboração, armazenamento em nuvem e comunicação via chat em uma plataforma integrada. 

É uma alternativa mais barata, quando comparada com os pacotes da Microsoft e do Google.

A gestão de tempo como diferencial da sua organização

Sabendo que cada hora é valiosa e que as distrações são, de fato, uma questão a ser discutida nas organizações, a gestão de tempo aparece como um diferencial competitivo, que pode impulsionar a sua organização a alcançar níveis extraordinários de desempenho e eficiência. 

Na Brinov, compreendemos o valor da gestão de tempo e estamos comprometidos em ajudar organizações a alcançar seu máximo potencial. 

Com um catálogo abrangente, que inclui o Google Workspace, Dropbox, Microsoft 365 e IceWarp, entre outras soluções, auxiliamos coordenadores, gerentes de TI, diretores de empresas e administradores a otimizar suas operações e alcançar resultados ainda melhores. Para saber mais sobre como nossa expertise em gestão de tempo pode impulsionar a inovação e a eficiência na sua empresa, visite nosso site e confira os artigos do blog!

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos