Marketing cloud: 6 benefícios dessa estratégia

By Jessica Fontes

julho 2, 2021

É difícil ignorar a forma como a transformação digital revolucionou o mercado de marketing e vendas.

Devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos, muitas empresas começaram a utilizar ferramentas virtuais para monitorar dados do consumidor, criar campanhas de publicidade e aumentar a taxa de conversão.

Tais atividades, consideradas fundamentais, podem ser desafiadoras para os profissionais de marketing. Os principais problemas, geralmente, são os custos de implementação de softwares e o espaço necessário para armazenamento.

Mas a computação em nuvem (cloud computing), permite a adoção de uma estratégia de Marketing Cloud na sua empresa.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é Marketing Cloud?

O Marketing Cloud é uma ferramenta baseada em nuvem que permite que uma organização interaja com os consumidores em diversos canais de comunicação, gerencie campanhas de marketing e claro, analise os resultados das estratégias.

Essa plataforma de serviços de automação e de marketing digital abrange todas as interações e envolvimento do público-alvo com a empresa.

Através do Marketing Cloud, torna-se possível integrar, armazenar e reunir as ferramentas e programas virtuais utilizados para campanhas de divulgação e fidelização, em um único local.

Isso significa que quando falamos desse conceito, nos referimos a adoção de soluções de automação de marketing para diversas ações, como por exemplo:

• Envio de mensagens

• Gestão de mídias sociais

• Análises de informações sobre o público-alvo

• Segmentação do público-alvo

O Marketing Cloud conecta esses e outros processos a uma Plataforma de Gerenciamento de Relacionamento com os Clientes (CRM).

Como o Marketing Cloud funciona na prática?

Utilizar uma ferramenta que reúne todos os programas necessários para acompanhar a jornada do cliente e acompanhar cada etapa do relacionamento com o público, pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa.

Com o Marketing Cloud, além de ficar muito mais fácil criar determinadas estratégias e otimizar o processo de tomada de decisões, a sua empresa também poderá integrar as equipes de marketing e vendas.

Normalmente, os profissionais de marketing são os responsáveis por captar e gerenciar Leads, enquanto os de vendas, devem abordá-los da forma correta e na hora certa.

Mas essa integração entre os setores, só pode ser aplicada de forma eficiente através de plataformas específicas, que permitam o acesso simultâneo e remoto.

Quais são as principais ferramentas de Marketing Cloud?

O grande objetivo das principais ferramentas de Marketing Cloud, é oferecer uma experiência integrada, para que assim, a sua empresa possa utilizar o que há de melhor no mercado.

Por esse motivo, as principais ferramentas de Marketing na nuvem disponibilizam diversos recursos e serviços, como por exemplo:

• Chatbots

• Email marketing

• Mídias sociais

• Análise de dados

Benefícios do Marketing Cloud
Cloud computing concept on digital display. Cloud with computer icons

Quais são os principais benefícios do Marketing Cloud?

Como se trata de um conceito relativamente novo e pouco conhecido, é normal que muitos gestores fiquem em dúvida em relação ao uso dessa ferramenta baseada em nuvem.

Mas ao conhecer os principais benefícios dessa tecnologia, gestores e profissionais, logo percebem, que o Marketing Cloud traz diversas vantagens para a empresa.

Entre essas vantagens, podemos destacar:

1. Aumento da produtividade dos colaboradores

Com a adoção de ferramentas tecnológicas que otimizam e facilitam a adoção de alguns processos, os colaboradores da sua organização, vão se tornar muito mais eficientes.

Corrigir tarefas operacionais e realizar de forma manual atividades que poderiam facilmente ser automatizadas, são alguns erros cometidos pelas organizações que tem medo de adotarem uma cultura de inovação, focada no uso de soluções tecnológicas mais modernas e eficientes.

Mas ao simplificar a forma como algumas tarefas podem ser realizadas, os funcionários conseguem produzir mais em menos tempo.

2. Comunicação interna

A adoção do marketing na nuvem possibilita a integração e unificação da comunicação interna.

Dessa forma, os colaboradores conseguem se comunicar de forma mais eficiente, já que poderão compartilhar e editar documentos de modo simultâneo.

3. Entender melhor a base de clientes

O Marketing na nuvem conecta os dados e informações dos seus processos de marketing, para que você consiga otimizá-los.

Todas as informações que você precisa adquirir sobre os seus clientes, serão mostradas na plataforma, de um modo simples e prático, para que ninguém tenha dificuldade em analisar os dados.

4. Otimização da experiência de consumidor

Não é novidade para nenhuma empresa que os clientes estão cada mais seletivos e exigentes.

Por esse motivo, está cada vez difícil conquistá-los através de campanhas publicitárias, afinal, os consumidores são expostos a esse tipo de conteúdo o tempo todo.

Na hora da decisão da compra, as pessoas levam em conta a opinião de amigos e claro, a reputação da empresa.

Portanto, proporcionar uma experiência ruim para um único consumidor, pode significar a perda de vários outros. Do mesmo modo, um cliente satisfeito, acaba ‘’divulgando’’ a sua empresa para várias pessoas que ele conhece.

E é por isso que o Marketing na nuvem é um grande diferencial competitivo, pois essa ferramenta oferece tudo o que você precisa para proporcionar uma boa experiência de compra.

Além disso, o serviço de atendimento e suporte ao consumidor também pode ser otimizado. Ao utilizar plataformas de dados, a sua empresa consegue descobrir quais os canais de comunicação que o seu público-alvo prefere utilizar para se comunicar.

5. Criar CTAs (Call to Action) mais eficiente e direcionadas

A personalização de mensagens e conteúdo, possibilita o envio de CTAs exclusivas para cada grupo de cliente (considerando a etapa em que eles se encontram no funil de vendas), além de seus atributos, comportamento e perfil.

6. Maior ROI

Um dos principais benefícios da utilização do Marketing Cloud, é o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Isso acontece justamente, pela redução de custos que ocorre com o uso da plataforma.

Através do Marketing na nuvem, a sua empresa consegue cortar custos na área de marketing, vendas e TI. Outro motivo pelo qual é possível aumentar o ROI, é que o servidores de Marketing Cloud oferecem planos variados.

Ou seja, você pode contratar serviços e recursos conforme as necessidades do seu negócio.

Quer entender mais sobre migração para nuvem e saber quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para otimizar os processos de marketing e vendas?

Então entre em contato com a Brinov e fale com um de nossos representantes.

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...