Cloud Computing na prática

By Walter Nalim

janeiro 25, 2020

Cloud Computing é um dos assuntos que ainda causam muita confusão, mas na prática é bem simples.

Este artigo tem por objetivo te fornecer ajuda, e a entender o que é Cloud Computing na prática, mesmo que você não entenda nada à respeito do assunto, ou nunca tenha ouvido falar disso antes.

O importante é que você não tenha dúvidas sobre o que é Cloud Computing após este artigo, porque o que muitos só sabem na teoria, você saberá na prática!

O que esperamos de você após este artigo

Esperamos que após você ler este artigo, você possa entender e também explicar para colegas de trabalho, amigos ou qualquer um que te aborde, quando um deles te fizerem alguma das perguntas abaixo:

Como uma coisa pode estar na nuvem?
Onde fica esta nuvem que tanto falam?
Para onde vão meus arquivos e fotos que estão salvas na nuvem?
Se a internet acabar eu irei perder meus arquivos que estão salvos na nuvem?

Antes de mais nada, saiba que Cloud Computing, ou em português Computação em nuvem, é um termo que possui várias definições na internet e não há uma maneira eficiente de dizer qual definição se encontra mais correta.

Definições de Mercado

Logo abaixo se encontram algumas definições de Cloud Computing criadas por empresas muito respeitadas na área de tecnologia.

“A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicativos e outros recursos de TI pela Internet com uma definição de preço conforme o uso.” Amazon AWS

“Computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet .“ Microsoft

“A computação em nuvem é um estilo de computação em que os recursos escaláveis e elásticos habilitados para TI são fornecidos como um serviço usando tecnologias da Internet”.  Gartner

Então, acima pode-se observar três definições que de certa forma explicam muito bem o conceito de Cloud Computing, entretanto ainda configuram-se como algo muito técnico e superficial.

Haja visa que tais definições dizem por exemplo que os serviços são disponibilizados pela internet, o que é algo completamente abstrato e distante.

Você não está sozinho

Para você não achar que é só você que tem dúvidas sobre o assunto, assista o vídeo a seguir. Porém se você já sabe, recomendamos assistí-lo mesmo assim, pois a experiência vale a pena!

Vale lembrar que o intuito do vídeo serve apenas para demonstrar o fato de que muitas pessoas tem dúvidas sobro o assunto e não passar qualquer mensagem diferente disso.


Cloud Computing na prática

Bom, que Cloud Computing não é uma rede que vem pelo ar, você pode ter certeza! Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Na prática, nada mais é do que a contratação de grandes provedores de serviços de datacenter, para hospedar parte das suas aplicações ou até mesmo toda a infraestrutura computacional da empresa. Então lembre-se de que não existe nuvem sem um datacenter. Mas afinal, o que é um datacenter?

O que é um Datacenter ?

Um centro de processamento de dados, também conhecido como data center, é um local onde estão concentrados os sistemas computacionais de uma ou mais organizações e também onde estão localizadas fisicamente as famosas “nuvens”.

Não estranhe se nunca ouviu falar de Datacenters, a maioria já está presente há muitos anos no mercado e você provavelmente já utiliza seus serviços indiretamente, por meio de empresas menores de internet, tais como provedores de hospedagem de sites, telefonia e vários outros serviços.

Conhecendo um datacenter

Se você ainda ficou com dúvida sobre o que é um Datacenter, ou pelo menos nunca visitou ou mesmo nunca viu um, nada melhor do que ver por conta própria algumas fotos de um datacenter real.

As foto acima são da Equinix, também conhecida no Brasil pelo nome ALOG, a Equinix é uma empresa global de Datacenters.

Atualmente a Equinix é considerada a maior provedora de serviços de Datacenter no mundo, sendo que no Brasil possui presença em São Paulo e tanto quanto no Rio de Janeiro.

Se você já entende que o Cloud Computing é o futuro, mas possui uma infra muito complexa de modo a ir para a nuvem, você pode não estar errado.

Neste caso, se ainda não confia em mover toda a sua infraestrutura para a nuvem, contratar serviços de Datacenter pode ser uma excelente opção pra você.

Gostaria de conhecer um Datacenter? Sem problemas! Como a Brinov possui uma parceria com a Equinix, a Brinov pode te ajudar a agendar um Tour no datacenter mais próximo de sua empresa.

Quer conhecer outras empresa que forneçam serviços de Datacenter? Em breve estaremos criando um artigo com uma lista dos principais datacenters que possuem presença aqui no Brasil.

Consolidando tudo

Como foi visto, o Conceito de Cloud Computing, refere-se ao fornecimento de recursos e serviços de computação através da internet.

Foi descrito também que a internet mencionada na verdade trata-se de um conjunto de serviços de datacenter que são contratados pelas clouds e fornecidos pela internet.

Os serviços, por sua vez, podem partir de pequenas aplicações, estações de trabalho e pequenos servidores, até grandes infraestruturas com milhares de servidores.

O principal objetivo é terceirizar serviços que não são o seu core de negócio e assim poder pagar apenas pelo que usar, reduzindo diversos custos de operação.

Vale ressaltar inclusive que em alguns casos o cliente também pode optar por contratar uma conexão privada a qual conecte a rede da empresa diretamente ao datacenter escolhido.

Ou seja, é correto afirmar que a nuvem pode ser consumida pela rede de internet, porém também existem outras maneiras de se conectar a nuvem.

Bom, espero que a partir do que foi partilhado aqui, você tenha conseguido entender o que é Cloud Computing na prática. Mesmo assim, caso ainda tenha alguma dúvida, sinta-se livre para deixar um comentário.

Se você gostou deste artigo, mas precisa de um especialista para te ajudar a encontrar uma nuvem ou mesmo um datacenter para atender as necessidades de sua empresa, conte sempre com a Brinov Consultoria.

Autor

0 comentários

Mais artigos

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Em um mundo em que os smartphones estão sendo cada vez mais utilizados, o mobile learning se apresenta como uma solução para o ensino, treinamento e capacitação à distância. Não há dúvida alguma de que os dispositivos móveis vieram para ficar. O uso desse aparelho é...

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...