Big Data e Cloud Computing: qual a relação entre eles?

By Lorraine Barbosa

novembro 1, 2022
Big Data e Cloud Computing

Vivemos em um período em que o uso da tecnologia e dos dados é essencial no mundo corporativo. Nesse cenário, a implementação do Big Data e Cloud Computing recebe grande importância.

Através dessas ferramentas, gestores e colaboradores podem analisar uma série de informações relevantes, para monitorar o andamento dos projetos e os resultados alcançados.

Apesar da maior facilidade para reunir os dados, é necessário levar em conta a questão de armazenamento e volume crescente de informações, para que assim, seja possível tomar decisões estratégicas mais eficientes.

Para entender melhor a relação entre Big Data e Cloud Computing e como a combinação dessas duas ferramentas pode ajudar o seu negócio, continue a leitura.

O que é Big Data?

Antes de discorrermos sobre a forma como Big Data e Cloud Computing podem atuar juntos, vamos explicar melhor o conceito de cada uma dessas tecnologias.

Big Data, basicamente, é um termo que descreve um conjunto de dados extremamente amplo.

Essas informações estão presentes nos bancos de dados de empresas, que podem ser acessadas pelos colaboradores e possuem ligações entre si.

Sendo assim, o Big Data é qualquer dado coletado por um negócio através de diferentes formas, tanto no ambiente interno quanto externo.

Mas em relação ao volume total de dados, não é apenas a quantidade que realmente importa, mas sim, o que a organização faz com eles.

O grande diferencial dessa tecnologia é a possibilidade de cruzar as informações e, assim, entender melhor o comportamento do consumidor, analisar tendências de negócio e pensar em sugestões de melhorias em processos.

Quando se fala em Big Data, é importante mencionar os 5V’s que são a base para a sua implementação:

  • Volume: a enorme quantidade de dados gerada de forma diária permite a análise de diversos tipos de informações. Devido a possibilidade de disponibilizar soluções em nuvem, esse fator está se desenvolvendo cada vez mais, o que torna a combinação do Big Data e Cloud Computing extremamente necessária.
  • Velocidade: o timing de processamento de dados é essencial para que os dados possuam valor real.
  • Variedade: os dados podem surgir de diversas formas – documentos, vídeos, e-mails, cookies de sites, entre outros.
  • Veracidade: além de relevantes, os dados precisam ser confiáveis e analisados em tempo real, já que dados antigos ou desatualizados, também podem ser considerados inverídicos.
  • Valor: é o aproveitamento que uma organização consegue fazer dos dados após o processo de análise.

O que é Cloud Computing?

A cloud computing (computação em nuvem), é uma ferramenta que usa a grande escala da internet para hospedar diversos tipos de recursos e informações.

Em vez de adquirir e manter servidores físicos, a sua empresa pode acessar serviços de tecnologia de acordo com a necessidade, através de um provedor em nuvem.

O servidor remoto armazena todos os dados e programas necessários. Além disso, ele pode ser acessado de qualquer lugar.

Empresas de todos os tipos já utilizam a nuvem para uma grande variedade de casos, como por exemplo, backup de dados, análise de big data, recuperação de desastres, entre outros.

A computação em nuvem ajuda a reduzir custos com infraestrutura e a centralizar as informações.

Como o Big Data e Cloud Computing são aplicados?

Lidar com uma grande quantidade de dados de forma eficiente só é possível quando a organização utiliza soluções tecnológicas apropriadas, como Business Intelligence e CRM, por exemplo.

Além disso, para os dados serem capazes de trazer insights relevantes, eles precisam ser analisados, organizados e classificados.

O Big Data e Cloud Computing possuem recursos que os complementam de uma forma natural.

A computação em nuvem disponibiliza recursos de computação sob demanda, de uma forma eficiente e com custo reduzido. Isso auxilia no processo de armazenamento de um grande volume de dados.

Para resolver problemas como classificação, armazenamento e análise de dados, a combinação entre Big Data e Cloud Computing pode ser considerada uma das principais soluções.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a união entre as duas ferramentas traz várias vantagens para a sua empresa:

Segurança

A nuvem apresenta um excelente nível de segurança. Por isso, é um ambiente seguro para armazenar dados, que só deve ser acessado por pessoas autorizadas.

Além disso, a criptografia de dados protege as informações armazenadas na nuvem.

Os serviços em nuvem oferecem vários níveis de segurança com base na necessidade dos usuários. Sendo assim, é possível solicitar recursos de segurança mais sofisticados.

Estrutura sob demanda

A contratação de uma infraestrutura em nuvem é realizada de acordo com as principais demandas de negócio.

Os negócios podem optar pela nuvem pública, privada ou híbrida.

Escalabilidade

Escalabilidade, de maneira geral, é a capacidade que um negócio tem de crescer em número de clientes e faturamento sem demonstrar nenhum problema operacional, ou seja, manter as vantagens que lhe agregam valor.

Para as empresas, a escalabilidade representa a possibilidade de atuar com o máximo possível de performance.

Na medida em que a quantidade de informações armazenadas aumenta, mais recursos virtuais utilizados na nuvem podem ser alocados.

E é nesse momento que a combinação entre ferramentas de Big Data e Cloud Computing se mostra necessária e eficiente.

Big Data e Cloud Computing ajudam a reduzir custos na empresa

Uma das principais vantagens em aplicar o Big Data e o Cloud Computing simultaneamente em processos empresariais é a redução de custos.

O uso de ferramentas tecnológicas, de forma geral, ajuda as organizações a poupar e otimizar recursos.

Além disso, quando se trata desses dois conceitos, não é necessário investir em uma estrutura completa de hardwares, já que a prestação de serviços é online.

A empresa também pode contratar planos diferentes, de acordo com as principais estratégias e necessidades, evitando assim, custos elevados com serviços não relevantes.

Você entendeu a importância do Big Data e Cloud Computing atuarem juntos? Essas duas tecnologias trazem diversos benefícios e ajudam a sua empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado.

Para mais informações, entre em contato com um dos consultores da Brinov.

0 comentários

Mais artigos