Como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisões?

A tomada de decisões estratégicas, muitas vezes, é o que determina o sucesso e a continuidade de um negócio. Por isso, esse processo exige muito planejamento, análise, além de claro, o aprimoramento das habilidades dos profissionais responsáveis e a adoção de ferramentas tecnológicas eficientes. Assim, torna-se possível identificar novas oportunidades, reduzir eventuais riscos, evitar retrabalho […]

Como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisões?

A tomada de decisões estratégicas, muitas vezes, é o que determina o sucesso e a continuidade de um negócio.

Por isso, esse processo exige muito planejamento, análise, além de claro, o aprimoramento das habilidades dos profissionais responsáveis e a adoção de ferramentas tecnológicas eficientes.

Assim, torna-se possível identificar novas oportunidades, reduzir eventuais riscos, evitar retrabalho e prejuízos financeiros que possam comprometer o orçamento da organização.

E se você quer entender mais sobre o papel da tecnologia na tomada de decisões de uma empresa e saber como otimizar esse processo, continue a leitura!

Qual é o papel da tecnologia no processo de tomada de decisões?

O uso de ferramentas e softwares de gestão, está se tornando cada vez mais comum nas organizações, simplificando tarefas, automatizando funções e trazendo mais praticidade para os colaboradores.

Sendo assim, a tecnologia contribui para a tomada de decisões, já que sistemas eficientes, têm total capacidade de armazenar dados internos e externos, integrar setores e otimizar processos.

Dessa forma, o gestor da organização e os profissionais, conseguem ter um controle muito maior da empresa, já que assim, se torna possível identificar riscos e oportunidades com antecedência.

Isso acontece porque as ferramentas tecnológicas permitem a consulta de informações relevantes a qualquer momento e oferecem uma análise mais completa da realidade da empresa.

Quais são as soluções tecnológicas que auxiliam no processo de tomada de decisões?

Agora que você já sabe a importância da tecnologia na era digital para o processo de tomada de decisões, está na hora de saber quais são as melhores ferramentas para otimizar esse processo. Veja só:

Cloud computing

Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que traz vários benefícios para as organizações, como por exemplo, a redução de custos com a infraestrutura de TI e a segurança de dados.

Com a computação em nuvem, a sua empresa consegue armazenar uma enorme quantidade de arquivos e dados confidenciais, que sempre ficarão disponíveis para os gestores e profissionais autorizados.

Além disso, essa tecnologia também contribui para o processo de tomada de decisões. Afinal, como os dados são atualizados em tempo real e podem ser acessados a qualquer hora do dia, o seu negócio pode utilizar esses benefícios para definir novas estratégias.

Outra vantagem do cloud computing, é que os dados podem ser acessados de forma remota.

Ou seja, os gestores e profissionais autorizados, conseguem monitorar a performance de recursos e projetos anteriores, independentemente do local em que eles estejam.

Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence (BI) são essenciais para captar e analisar informações estratégicas que auxiliam a empresa a ganhar vantagem competitiva, como dados do mercado, da concorrência, dos consumidores, etc.

O problema é que se você analisar esses dados de forma isolada, pode perder a oportunidade de melhorar o processo de tomada de decisões internas da sua empresa. Afinal, esses dados são interconectados!

Fazem parte do BI o Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP) e ferramentas de mineração de dados, além de outras.

Com o Business Intelligence, a sua empresa consegue comparar essas informações de forma automática, que se fossem analisadas de outra maneira, provavelmente passariam despercebidas.

Essas ferramentas ajudam a melhorar o aproveitamento das oportunidades de negócio, além de claro, contribuírem para a inovação e modernização da empresa!

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas simulam o comportamento humano através de softwares e outras tecnologias.

Dessa forma, os dados podem aprender a identificar e resolver problemas, através de padrões presentes nos dados com os quais já tiveram contato anteriormente.

Os dados obtidos através de ferramentas e pesquisas, serão analisados por sistemas de inteligência artificial, capazes de realizar previsões sobre variáveis essenciais para qualquer empresa.

A tomada de decisões

Quais os principais benefícios do uso da tecnologia no processo de tomada de decisões?

Como você pode ver, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante nas organizações.

E no processo de tomada de decisões, podemos dizer que os principais benefícios da tecnologia são:

Aumento da produtividade

A disponibilidade de recursos para o controle de um grande volume de dados interfere diretamente na produtividade da equipe.

Com o uso de softwares específicos, os colaboradores que auxiliam gestores a tomar decisões estratégicas, terão mais facilidade em desempenhar o seu trabalho.

Além disso, os recursos presentes nessas tecnologias, identificam a presença de erros e apontam as soluções mais indicadas para determinadas situações, o que ajuda a evitar retrabalho.

Agilidade nas decisões

Para uma organização conseguir se manter alinhada com as expectativas do mercado, é necessário fazer análises constantes e tomar decisões de forma rápida.

A tecnologia também traz benefícios em relação a isso, já que a integração proporcionada por esses sistemas, facilita o trabalho de todos os envolvidos e melhora a comunicação interna, o que torna os processos mais ágeis e dinâmicos.

Informações em tempo real

Para maior eficiência no processo de tomada de decisões, é preciso que os dados oferecidos pelas ferramentas tecnológicas utilizadas na sua empresa, sejam constantemente atualizados. 

E é aí que mais uma vez, a tecnologia se apresenta como solução!

Administração de tempo

Ao utilizar ferramentas de alta tecnologia, modernas e inovadoras, a sua empresa ganha mais tempo e consegue otimizar processos internos, que antes, levavam muito mais tempo para serem realizados.

Os softwares ajudam o gestor e profissionais responsáveis a criar um fluxo de atividade que será controlado por plataformas específicas, o que aumenta a produtividade e a eficiência da equipe, que conseguirá realizar mais atividades em menos tempo.

Empresas inteligentes utilizam tecnologias inteligentes

Empresas inteligentes tomam decisões estratégicas com base em dados relevantes e atualizados, que são fornecidos por sistemas eficientes e de qualidade.

Sendo assim, pode-se dizer que as soluções tecnológicas contribuem para a transformação digital da empresa, aumento da vantagem competitiva e inovação empresarial, o que ajuda a entregar mais valor para o público-alvo!

Para trazer todos os benefícios da tecnologia para o seu negócio e tomar decisões estratégicas com base em dados mais confiáveis, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov!

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos