Treinamento online: 8 razões para adotar em sua empresa

By Laura Paulino

outubro 9, 2021
treinamento online

Oferecer treinamento online e investir em educação corporativa são maneiras de impulsionar a estratégia de crescimento da sua empresa e assim, ter melhorias significativas em relação a produtividade e retenção de funcionários.

Contudo, muitas organizações negligenciam o treinamento de colaboradores por acreditarem que esses processos não trazem um bom retorno financeiro.

Mas a verdade é que investir em treinamento online irá fazer com que os colaboradores se mantenham engajados e motivados.

Se você quer entender mais sobre o assunto e as principais vantagens do treinamento corporativo virtual, continue a leitura.

Por que optar pelo treinamento online?

Com o aumento do número de brasileiros que estão em home office, se tornou essencial, utilizar ferramentas que possam facilitar a comunicação entre empresas e colaboradores.

Os programas de treinamento online, são a solução para empresas que querem oferecer aulas, workshops e palestras, para todos os funcionários, independentemente do local em que eles estejam.

São vários os motivos que devem levar sua empresa a considerar essa forma de treinamento. Dentre eles, podemos citar:

1. Redução de custos

O treinamento presencial exige uma estrutura mais complexa e robusta, já que conta com a locação de um espaço físico apropriado e deslocamento de palestrantes e colaboradores.

Já o treinamento online elimina a necessidade de deslocamento, locação de espaços e outras despesas relacionadas.

Desse modo, o uso de ferramentas específicas para a educação à distância, ajuda a empresa a focar no que realmente importa, que é a contratação de palestrantes especializados, criação de materiais com conteúdo de qualidade e planejamento.

O gasto para realizar um treinamento é relativamente baixo, quando comparado aos gastos para realizar um treinamento físico.

2. Pode ser realizado a qualquer momento

Para treinar os colaboradores de forma presencial, é necessário definir datas e horários fixos, para que todos os participantes possam se organizar.

Mas em organizações de médio e grande porte, isso pode se tornar extremamente complicado. Afinal, não é fácil reunir colaboradores que trabalham em diferentes filiais, ou fazem home office, em único local e no mesmo horário.

Novamente, o treinamento online surge como solução, pois ele ficará disponível continuamente. Dessa forma, o colaborador poderá acessar o conteúdo no horário em que quiser.

Para a empresa, é muito mais vantajoso que o funcionário utilize um momento do dia em que está mais tranquilo para fazer o treinamento, do que tenha que parar de realizar tarefas importantes para assistir uma palestra presencial, não é mesmo?

Além disso, pode ser que o colaborador, ao tentar desempenhar alguma atividade, fique com dúvidas e assim, precise de alguma informação que foi passada no treinamento.

Com o conteúdo online à disposição do profissional, ele poderá relembrar o necessário e colocar o conhecimento em prática.

3. Otimização do tempo

Com as aulas e cursos online, os funcionários não precisam se deslocar até o local do treinamento.

No caso das capacitações em outras cidades, ou até mesmo, em outros estados, o tempo gasto com gestão de passagens e hospedagens também é totalmente eliminado.

4. Capacitação do colaborador

Sem dúvida alguma, a capacitação do colaborador é um dos principais benefícios que os treinamentos online podem gerar.

Ao participar de aulas, palestras e workshops, os funcionários são expostos a novos conhecimentos e ideias, que podem ser utilizados no dia a dia.

Além disso, o retorno dos treinamentos é muito alto, já que os funcionários irão aprender coisas novas que com certeza, serão úteis em vários momentos.

Assim, eles se tornam mais produtivos e trazem mais resultados para a empresa.

5. Engajamento do colaborador

Engajar colaboradores é uma das principais funções de gestores e profissionais de RH. Para isso, muitos cursos e palestras são realizados.

A boa notícia, é que as aulas oferecidas de forma online, trazem o mesmo resultado e têm um custo menor para a empresa.

Ao oferecer treinamento online para colaboradores, a organização demonstra que está investindo neles e confia no potencial de todos os funcionários.

Um profissional engajado se compromete a trazer resultados, orientar outros funcionários e principalmente, começa a valorizar mais a cultura organizacional da empresa.

Dessa forma, ele se torna mais proativo e passa a se ver como parte da organização, o que traz excelentes benefícios para a empresa.

6. Permite o controle e interação com o usuário

Ao disponibilizar treinamentos e palestras em uma plataforma online, será possível visualizar os usuários que estão assistindo os conteúdos e os horários de maior acesso.

Essas informações são úteis na elaboração dos próximos treinamentos e no aprimoramento das aulas que já estão disponíveis na plataforma.

Outra vantagem disso, é que no ambiente virtual, os funcionários podem interagir com os palestrantes, deixando dúvidas, sugestões e comentários.

Claro que no treinamento presencial isso é possível. Mas no fim das palestras, nem sempre sobra tempo para ouvir todos os usuários e responder as principais dúvidas de cada um.

7. Diversidade de formatos e metodologias

O treinamento online pode ser realizado em diversos formatos.

Assim, os palestrantes podem utilizar abordagens inovadoras e interativas, que aumentam o engajamento e a participação dos colaboradores.

A diversidade nos formatos e metodologias aprimora a dinâmica do treinamento e transforma o treinamento em uma ótima experiência para toda a equipe.

8. Diminui a rotatividade dos colaboradores

Sempre que uma empresa perde um colaborador, ela tem que gastar dinheiro e tempo com a abertura de processos seletivos.

Outro problema, é que até achar um colaborador apropriado para o cargo, a empresa ficará com um funcionário a menos, o que interfere negativamente nos processos e nas atividades internas.

Portanto, é importante encontrar formas de diminuir a rotatividade dos funcionários.

Investir em treinamento, principalmente treinamento online, para manter seus colaboradores bem informados e engajados, é uma forma de mantê-los leais à organização e aumentar a motivação, o que diminui o risco de rotatividade.

Como você pode ver, o treinamento online é uma ótima estratégia para todas as empresas, independentemente do tamanho ou do segmento de atuação.

Ficou interessado? Então entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov e conheça as soluções tecnológicas que temos para você!

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...