Consultoria de TI: como esse serviço pode ajudar a sua empresa?

By Lorraine Barbosa

março 31, 2022
Consultoria de TI

A tecnologia trouxe vários benefícios para o mundo corporativo. Entretanto, sem uma boa consultoria de TI, as empresas podem ter dificuldades para implementar e utilizar ferramentas estratégicas.

Dessa forma, esse serviço é essencial para mostrar aos líderes e gestores, as melhores formas de usufruir das vantagens oferecidas pela tecnologia para atingir objetivos, reduzir custos e conquistar clientes.

Portanto, é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Para entender mais sobre o serviço e os benefícios da consultoria de TI para a sua empresa, continue a leitura.

O que é consultoria de TI?

O serviço de consultoria de TI envolve o aconselhamento especializado à gestão da tecnologia da informação, para auxiliar no planejamento de processos e tomada de decisões da empresa.

Dessa forma, a consultoria aconselha os clientes sobre as melhores formas de otimizar a infraestrutura existente.

Sendo assim, o serviço pode ajudar na implementação de ferramentas tecnológicas, ambiente em nuvem, infraestrutura de rede e muito mais.

A gestão dos serviços, além de aumentar o padrão de qualidade, minimiza os erros, evitando retrabalho e prejuízos.

Quais os benefícios da consultoria de TI para uma empresa?

A consultoria de TI traz vários benefícios para qualquer empresa, tanto no curto quanto no longo prazo.

Dentre eles, podemos citar:

1. Redução de custos

A consultoria de TI ajuda a identificar e resolver questões pontuais da empresa, que podem estar atrapalhando o desempenho dos funcionários e, até mesmo, o relacionamento com os clientes.

O consultor, nesse caso, irá te ajudar a encontrar os melhores softwares para a sua empresa. Desse modo, será possível reduzir custos com o uso e implementação das ferramentas.

Além disso, durante o serviço de consultoria, o profissional irá traçar estratégias para otimizar o uso dessas tecnologias, fazendo com que todos os envolvidos sejam beneficiados.

Muitas vezes, os gestores acreditam que um problema de TI é difícil de ser solucionado ou então, o software que pode resolver a questão, é muito caro ou difícil de ser implementado.

Porém, o consultor, com a sua experiência, poderá encontrar outras ferramentas que irão solucionar o problema e, assim, aumentar a produtividade dos funcionários ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos.

Assim, também é importante mencionar que os consultores normalmente são contratados para solucionar um problema específico dentro de um determinado prazo, o que permite a otimização do tempo e do valor investido.

2. Otimização de investimento

O consultor irá analisar os principais objetivos do negócio, as estratégias utilizadas, os pontos de melhoria e os recursos que a empresa possui à sua disposição naquele momento.

Essas informações trazem uma visão mais aprofundada das operações internas do negócio.

Dessa forma, se torna possível realizar um planejamento completo, que será acompanhado de perto pelo consultor.

Com o planejamento feito pela consultoria de TI, a empresa consegue evitar diversos problemas, como, por exemplo, desperdícios de orçamento e problemas relativos à segurança dos dados, que podem comprometer a reputação da empresa perante o mercado.

3. Foco nas principais atividades do seu negócio

Cada negócio possui suas próprias necessidades, objetivos e pontos que podem ser melhorados. Um bom consultor de TI sabe disso!

Aliás, não importa em qual setor a sua empresa atua, pois os colaboradores sempre se tornam mais produtivos quando concentram os esforços em suas principais competências.

Portanto, com a implementação de novas soluções tecnológicas, os colaboradores poderão concentrar seu tempo em atividades estratégicas para a empresa, o que irá trazer impactos positivos em relação a produtividade da equipe e otimização do tempo.

4. Segurança de dados

A segurança de dados diz respeito às ações tomadas com o objetivo de preservar os dados dos usuários.

Esse processo é baseada nos seguintes aspectos:

  • Confidencialidade
  • Integridade
  • Disponibilidade
  • Conformidade
  • Irretratabilidade

Com o aumento das invasões em sistemas nos últimos anos, muitas empresas começaram a se preocupar com essa questão.

Afinal, casos de vazamento de informações trazem grandes prejuízos financeiros e prejudicam a reputação da empresa.

A internet apresenta diversos tipos de ameaças, que muitas vezes, são desenvolvidas justamente para invadir a base de dados de organizações.

E é por isso que esse assunto é tão importante para qualquer negócio, independentemente do tamanho e do segmento de atuação.

O consultor de TI é um profissional que sabe muito bem quais são as principais ameaças virtuais. Além disso, ele tem o conhecimento necessário para identificar problemas que colocam a segurança dos dados em risco.

Assim, se torna possível proteger toda a infraestrutura e sistemas de TI utilizados pelo negócio.

5. Inovação e tecnologias utilizadas

Os avanços tecnológicos aumentam a cada dia. Obviamente, isso traz diversos benefícios para o mundo corporativo.

Mas devido a velocidade com que a tecnologia cresce, fica difícil acompanhar todas as novidades e trazê-las para o departamento de TI.

Dessa forma, é nesse momento que o consultor de TI pode trazer os benefícios e a inovação que a sua empresa tanto deseja, já que este profissional é especializado na área e sabe quais são as soluções mais recentes do mercado.

Com esse conhecimento, os consultores poderão orientar a sua empresa em relação às melhores tecnologias e tendências.

6. Otimização de processos

Atualmente, a grande maioria das empresas tem como objetivo otimizar e automatizar processos e tarefas repetitivas.

A automatização ajuda na integração de setores, análise de desempenho e aumenta a produtividade dos funcionários.

Mas para quem não é da área, pode ser complicado escolher os melhores softwares para gestão e automação de processos.

E esse é um motivo pelo qual a consultoria de TI é um serviço tão importante para as empresas. Os profissionais responsáveis pelo serviço irão orientá-lo em relação a aquisição dos melhores softwares para cada atividade que você deseja automatizar na empresa.

Com a consultoria de TI, você consegue trazer as mudanças e inovações que a sua empresa tanto procura.

Se você está interessado neste serviço, entre em contato com a Brinov.

Juntos, vamos encontrar as melhores ferramentas, soluções e estratégias para otimizar o departamento de TI do seu negócio!

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...