7 tendências de atendimento ao cliente

By Jessica Fontes

setembro 24, 2021
atendimento ao cliente

A pandemia do novo coronavírus mudou ainda mais o comportamento dos consumidores em todo mundo, mudando assim o próprio atendimento ao cliente em si.

Com o aumento do isolamento social, as pessoas começaram a fazer mais compras online e se tornaram ainda mais exigentes em relação à qualidade e custo-benefício dos produtos/serviços oferecidos pelas empresas.

Mas atualmente, apesar da gradual retomada econômica com a flexibilização das regras para combater a pandemia, ainda há muitos desafios que serão enfrentados pelas organizações nos próximos meses.

Um deles é realizar bons investimentos em tecnologia, para que assim, seja possível aumentar o lucro e ganhar vantagem competitiva.

Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre algumas das tendências de tecnologia no atendimento ao cliente para os próximos anos!

Para saber mais, continue a leitura.

1. Chatbots

O chatbot é um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano de forma natural, através de aplicativos de mensagens, redes sociais e o próprio site da empresa.

Essa tecnologia permite que as empresas possam realizar o atendimento ao cliente 24 horas por dia.

O objetivo é oferecer uma comunicação automatizada e ao mesmo tempo eficiente, que realmente possa solucionar dúvidas e problemas básicos dos consumidores.

O motivo pelo qual os chatbots estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas, é que eles permitem resoluções mais rápidas para a solicitação dos consumidores, ao mesmo tempo em que diminuem a sobrecarga dos profissionais de atendimento.

2. Experiência omnichannel

A estratégia omnichannel se baseia no uso simultâneo e interconectado entre diversos canais de comunicação.

Ao integrar esses canais, a empresa consegue oferecer uma experiência diferenciada de atendimento ao cliente, além de estreitar a relação entre o online e o offline.

É importante lembrar que consideramos como canal qualquer ponto de interação entre uma marca e os consumidores, como por exemplo:

• Site institucional

• Loja virtual

• Redes sociais

• Email marketing

• Atendimento online

• Atendimento presencial

A abordagem de vendas multicanal, fornece ao público-alvo uma ótima experiência de compra, estejam eles fazendo uma compra por telefone, loja virtual ou no ambiente offline.

O objetivo dessa estratégia não é apenas aumentar o número de vendas, mas sim melhorar a qualidade dos serviços de atendimento ao cliente oferecidos e fortalecer a imagem da marca.

3. Videochamada

Há vários benefícios que as videochamadas oferecem, mas a principal razão pela qual as organizações estão utilizando esse tipo de suporte é o fato de que as videochamadas oferecem uma experiência personalizada para o público-alvo.

Para uma empresa ter uma estratégia de comunicação bem sucedida, ela deve diversificar seus canais de atendimento ao cliente.

Afinal, alguns clientes preferem mensagens mais objetivas por e-mail. Outros se sentem mais à vontade nas redes sociais e há aqueles que, claro, dão preferência às videochamadas.

Assim, a empresa consegue ter mais vantagem competitiva no mercado, pois nem todas as organizações fornecem esse diferencial ao público.

As videochamadas oferecem a possibilidade de atendimento ao cliente em tempo real e melhoram o relacionamento com os mesmos.

Para maior eficiência dessa estratégia, o ideal é utilizar ferramentas específicas de videochamadas, que possuem recursos mais completos e melhoram a experiência do cliente.

4. Cloud computing

O cloud computing (ou computação em nuvem) fornece flexibilidade, torna os serviços mais escaláveis e ajuda a eliminar custos organizacionais.

Ao integrar o seu sistema de atendimento ao cliente com a nuvem, será possível ter acesso a todas as vantagens dos serviços de cloud, o que é um grande diferencial para o seu suporte de pós-vendas.

Como o custo operacional do serviço será reduzido, a empresa poderá investir em novas soluções e otimizar serviços operacionais.

O cloud computing foi uma das tecnologias que mais cresceu durante a pandemia, pois ela viabiliza a execução de processos remotos, sem comprometer a qualidade dos serviços.

A partir dessa tecnologia, o histórico e a interação do cliente no seu site, por exemplo, podem ser acessados e atualizados em tempo real pelos responsáveis, garantindo mais eficiência na resolução de problemas.

5. Customer Relationship Management (CRM)

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (como o termo é conhecido em português) é um processo utilizado para gerenciar e analisar as interações com os clientes.

Ou seja, é uma estratégia de negócio voltada para o cliente e para as necessidades dele.

O uso dessa tecnologia no atendimento ao cliente garante a centralização das informações, criação de fluxos mais ágeis e aumento da produtividade dos funcionários de marketing, vendas e tecnologia.

6. Data Mining

Data Mining (mineração de dados) é o processo de explorar uma grande quantidade de dados à procura de padrões consistentes.

Quando encontrados, esses padrões precisam passar por um processo de validação de dados, para que assim, sejam considerados informações úteis e relevantes.

O uso do data mining facilita a análise da concorrência, já que através da mineração de dados, torna-se possível filtrar as ações mais relevantes às campanhas, estratégias, lançamentos e ações gerais de empresas concorrentes.

7. Big Data

Os softwares de Big Data ajudam na captação, armazenamento e análise de uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo.

Essas soluções tecnológicas permitem o monitoramento em tempo real do cliente e auxiliam as organizações a encontrar formas de vender mais, através de insights que o próprio software indica.

Use a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma atividade essencial para qualquer empresa.

Afinal, a interação com os consumidores, é uma forma de saber se as estratégias criadas estão dando certo ou se é necessário mudar as técnicas de venda e fidelização.

Devido a transformação digital e a evolução da tecnologia nos últimos anos, os consumidores se tornaram cada vez mais dependentes da internet para trabalhar, estudar, fazer comprar e interagir com as marcas.

E se a sua empresa souber utilizar essas ferramentas para melhorar o atendimento, sem dúvida alguma, será possível aumentar o lucro, a participação no mercado e fazer com que os clientes se tornem cada vez mais fiéis ao seu negócio.

Gostou de saber sobre as principais tendências de tecnologia para os próximos anos?

Então entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov e saiba mais sobre as melhores ferramentas tecnológicas do mercado para a sua empresa!

0 comentários

Mais artigos