SAC 4.0: a revolução no atendimento ao cliente

By Jessica Fontes

outubro 12, 2021

Não é novidade para ninguém que o ambiente digital está em constante mudança, principalmente por causa do surgimento de tecnologias e dos novos hábitos de compra entre os consumidores.

Os clientes estão cada vez mais informados e exigentes, e, para conquistá-los, o atendimento deve ser rápido, eficaz e prático.

E é por esse motivo, que as empresas precisam levar a sério o atendimento ao cliente; algo que é possível com o SAC 4.0.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor o que significa esse termo e a importância dele para a sua empresa!

O que é SAC 4.0?

O SAC 4.0 é um modelo de atendimento ao cliente que está ligado ao conceito de omnichannel.

É desenvolvido para satisfazer as principais necessidades dos consumidores, conectando o atendimento ao cliente a ações orientadas por dados com a ajuda de bots, Big Data, etc.

No SAC 4.0, a empresa vai até o consumidor, no local em que ele estiver, para que assim, seja possível oferecer uma boa experiência de atendimento e compra.

A empresa pode oferecer vários canais de comunicação integrados, como e-mail, telefone e chatbot, automatizando parte do contato com o cliente, mas sem deixar de lado a personalização.

O resultado disso é um público-alvo mais fiel e conectado com a marca.

Qual a diferença do SAC 4.0 para o SAC tradicional?

No SAC tradicional, o consumidor só conseguia entrar em contato com a empresa através de um canal, que geralmente, era o telefone.

Porém, mesmo que houvesse outro canal de comunicação disponível, eles não eram integrados.

No SAC 4.0, além de a empresa disponibilizar várias formas de contato, como redes sociais, chatbot e e-mail, eles são integrados.

Dessa forma, torna-se possível oferecer um atendimento 24/7 e agilizar o tempo de resposta.

Crie uma estratégia omnichannel para a sua empresa

Como você já sabe, o SAC 4.0 está relacionado ao conceito de omnichannel. Ou seja, uma experiência de atendimento através de diferentes canais.

É o consumidor que escolhe a melhor forma de entrar em contato com a marca. Sendo assim, para aumentar a fidelização e o número de vendas, a sua empresa precisa estar preparada para atender o consumidor da forma que for mais conveniente para ele.

A experiência multicanal (atendimento em vários canais de relacionado) já é algo que muitas empresas oferecem.

O problema é que nem sempre esses canais estão integrados, o que torna o processo de atendimento um pouco menos eficiente.

E é isso que diferencia o atendimento omnichannel do multicanal.

Enquanto o multicanal consiste em uma estratégia de vendas em que os consumidores podem adquirir o mesmo produto através de diferentes canais, o omnichannel tem como objetivo, integrar todos eles.

Além da contenção de problemas, a integração melhora a experiência do cliente e facilita a coleta de dados, reunindo informações que ajudam a oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz.

Descubra o SAC 4.0

Quais são as principais tecnologias para o SAC 4.0?

Não é possível pensar no uso do SAC 4.0 sem o uso de ferramentas tecnológicas.

Atualmente, para se conectar com o público-alvo e entender mais sobre o comportamento da persona, as empresas precisam lidar com um grande volume de casos de atendimento.

Se não houver uma estratégia sólida para facilitar o contato entre marca e consumidor, será mais difícil personalizar o atendimento e suprir as expectativas dos clientes.

E é justamente a tecnologia que serve como base para o atendimento de qualidade.

A seguir, veja algumas das principais:

1. Big Data

O Big Data diz respeito a uma grande quantidade de dados. Ou seja, trata-se da captação de informações relacionadas ao seu negócio.

Para realizar esse processo, é necessário utilizar sistemas que encontrem padrões entre essas informações.

Afinal, o objetivo não é apenas captar um grande volume de dados, mas sim, buscar insights que ajudem a empresa a tomar boas decisões e personalizar o atendimento.

Isso significa que o Big Data ajuda a ter uma visão mais profunda sobre o comportamento, preferências e necessidades do cliente.

2. Computação em nuvem

Computação em nuvem, ou cloud computing é um serviço de computação que utiliza a conectividade e a grande escala da internet para hospedar recursos, programas e informações.

Ou seja, o cloud computing permite que os profissionais possam acessar arquivos e informações de diferentes locais, desde que possuam autorização para isso.

Desse modo, a nuvem faz com que os colaboradores de uma empresa consigam interagir com os dados armazenados nos servidores em tempo real.

Isso significa otimização da comunicação e integração entre os departamentos, o que melhora a eficácia do atendimento ao cliente.

Além disso, o acesso rápido e fácil a informação necessária, ajuda no processo de tomada de decisões da empresa e na redução de gastos.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma ferramenta importante para o SAC 4.0 de um negócio. Afinal, as empresas estão cada vez mais utilizando o ambiente digital para se conectar com os clientes.

Conforme a tecnologia avança, os sistemas se tornam mais eficientes e capazes de desempenhar funções complexas.

Atualmente, os mecanismos são capazes de aprender, responder e interagir de acordo com o contexto do atendimento, personalizando o contato de acordo com as demandas do consumidor.

O uso de chatbots, por exemplo, é uma ótima forma de aproveitar os recursos da inteligência artificial para oferecer um atendimento personalizado e integrado.

Como o próprio nome dá a entender, os chatbots, são robôs que, quando programas da forma correta, conseguem simular conversas com humanos.

Além disso, permitem o direcionando do cliente para o canal adequado (dúvidas, problemas, reclamações, etc), inclusive para o atendimento humano, se houver necessidade.

A inteligência artificial deve ser programada para facilitar e otimizar o máximo as suas operações e assim, diferenciar o seu atendimento ao cliente e ajudar você a ganhar vantagem competitiva no mercado.

As empresas que adotarem o SAC 4.0, sem dúvida alguma, vão ganhar a preferência dos clientes nos próximos anos!

Agora que você já sabe tudo sobre esse modelo de atendimento ao cliente, que tal entrar em contato com a Brinov para tornar a sua empresa cada vez mais tecnológica?

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...