O que é omnichannel: entenda por que seu negócio depende disso em 2021

By Jessica Fontes

abril 30, 2021

O conceito de omnichannel é relativamente novo no Brasil, veio pra ficar e vem se consolidando constantemente. Contudo, você verá adiante a razão pela qual a prática está se intensificando, e como fazer para a sua empresa não ficar para trás!

Os hábitos dos consumidores mudaram, e com eles, as estratégias de vendas também. Em um mundo repleto de inovações tecnológicas e tansformação digital, o varejo em geral teve de se reinventar para acompanhar as novas tendências.

Cada vez mais pessoas estão consultando plataformas digitais antes de se decidirem em comprar algo, e desde o ano passado com a adoção do isolamento social, o menor contato direto com os clientes tem possibilitado um crescimento exponencial da integração entre lojas físicas e virtuais.

É por isso que é vital para o futuro do seu negócio o domínio desta técnica!

Saiba a seguir seu significado, seus principais benefícios assim como a maneira correta de implementá-la.

O que é omnichannel?

O omnichannel emprega uma visão de integração total, que pode ser entendida como uma convergência do uso de maneira simultânea e interligada dos mais variados canais de comunicação de uma empresa, de modo a oferecer a melhor experiência possível ao cliente.

O aperfeiçoamento da experiência do consumidor com a marca que deseja alcança-lo é algo que vem se tornando cada vez mais forte nos dias de hoje, e para sair na frente de seu concorrente é preciso oferecer um serviço completo nesse sentido.

Quando essa experiência fornecida é homogênea entre os diferentes canais de comunicação da empresa, o cliente acaba por não enxergar diferença entre comprar através da internet (site, mídias sociais, etc.) ou alguma loja física.

Uma vez implementada corretamente, esta estratégia pode vir a ser sua maior aliada de modo a conseguir ampliar suas vendas, e integrar lojas físicas, e-commerces e consumidores.

Por que usar omnichannel e quais os benefícios?

A estratégia omnichannel é um recurso valioso tratando-se da construção de uma relação próspera com seu cliente. Ela pode personalizar ao máximo essa relação, otimizando assim por completo a jornada de compra do consumidor em potencial, ainda mais em tempos pandêmicos como o qual vivemos.

Valendo-se de processos e jornadas de compra integradas entre si através de seus mais variados canais de comunicação, há uma tendência implícita de reduzir custos e condensar as informações apenas em só local. Uma boa estratégia omnichannel centraliza esses dados e possibilita a determinação de formas eficientes de equilibrar o estoque e fornecer a melhor experiência de compra.

No ano de 2020 por exemplo, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 73%. Percebe-se assim a importância de uma frente ampla de venda integrada, a qual somente o omnichannel pode proporcionar.

1. Conveniência!

Tenha em mente que a covid-19 não fez as pessoas pararem de comprar, na verdade, apenas dispersou as transações em diferentes canais de venda. De acordo com um estudo da Deloitte, mais de 56% de todos os consumidores que acabaram por comprar em uma loja física foram influenciados previamente por um canal digital para tal, e o número continua crescendo rapidamente.

No mínimo realizar uma pesquisa entre as opções disponíveis de forma online antes de se deslocar até o local de venda faz parte da rotina da maior parte dos consumidores atualmente. Mais que isso, grande parcela deles nem saem mais de casa, nem mesmo para a etapa final da compra.

A partir do momento em que você leva o seu negócio até seus clientes, a jornada de compra deles é extremamente facilitada. Outro nome para isso seria conveniência, algo que o consumidor sempre buscou. Contudo, agora esse é um fator mais importante do que nunca, tendo em vista um mundo transformado pela covid-19.

2. Foco no cliente e fidelização!

O omnichannel é a base fundamental da atenção personalizada ao cliente. Ele torna possível a implementação igualitária de valor em todos os canais disponíveis, além de claro, direcionar os múltiplos setores de sua empresa para os anseios do consumidor.

A partir disso, chegamos enfim à parte que não é nenhum segredo para o vendedor: um cliente o qual pode contar sempre com um bom preço, um ótimo atendimento seja em qual plataforma for, e um produto de qualidade, é um cliente fidelizado.

A fidelização é uma das coisas mais importantes para qualquer varejista, haja vista que o processo de atração de um novo cliente é muito mais complexo do que apenas manter um já existente. Sabendo disso, utilize as vantagens do omnichannel a seu favor, de modo a conquistar sempre mais público.

Hand holding magnifying glass on yellow background. O letter replacement with magnifying glass.

3. Crescimento exponencial

Com a integração abrangente proveniente do uso uma estratégia omnichannel, seu negócio com toda certeza irá se fortalecer nos seguintes aspectos:

  • nas vendas realizadas
  • nos serviços oferecidos
  • na imagem da empresa
  • na fidelização do cliente

Tal cenário é mais do que bem vindo para qualquer empreendedor da área, pois significa que você está aprimorando todos os pontos de contato com o consumidor e otimizando a sua estratégia integrada de venda. Em outras palavras, em pouco tempo virá um generoso retorno sobre o valor investido (ROI), de modo que possa expandir ainda mais as suas operações.

Cuidados no planejamento

Agora que você já viu o conceito e as vantagens de ter uma empresa funcionando com omnichannel, é preciso planejar com calma a estratégia que melhor se enquadra na sua realidade, assim como estar atento a alguns detalhes que podem vir a dificultar sua vida.

Primeiramente, cruze os dados e informações de seus clientes e canais que estão ao seu alcance, de modo a facilitar a implementação de seu planejamento. Depois desse diagnóstico, é interessante estabelecer metas e ações a se tomar.

Você já deve ter percebido que o omnichannel e sua estratégia por trás envolvem muito mais do que apenas canais de venda e comunicação. Para que seja corretamente instaurado, o omnichannel requer uma mudança na cultura organizacional da empresa, impactando diretamente dessa forma todos os colaboradores de uma só vez.

Além disso, para efetuar toda essa integração, e manter os dados e canais conversando entre si, é imperativo que você se aproveite de alguma solução tecnológica, como uma plataforma de CRM que interligue seus processos de logística, soluções em cloud, etc.

Sendo assim, a Brinov mais do que nunca pode te ajudar a lidar com as transformações digitais necessárias que sua empresa tenha que lidar atualmente, e auxiliar na sua estratégia omnichannel. Fale já com um de nosso representantes!

O que é o omnichannel?
People holding letters for omnichannel.

0 comentários

Mais artigos

Data Fabric: dados prontos para as empresas

Data Fabric: dados prontos para as empresas

Os dados se tornaram ferramentas muito importantes na era da informação. Na prática, as empresas querem acessar dados para obter ideias e disponibilizá-los de forma rápida. Entretanto, muitos negócios não criaram uma estratégia realmente eficiente de gerenciamento de...

6 tendências de tecnologia no setor público

6 tendências de tecnologia no setor público

A transformação digital trouxe recursos que estão sendo implementados em todos os setores da sociedade, inclusive no setor público. Nos últimos anos, a inovação nesse setor aumentou consideravelmente e ganhou uma dimensão estratégica, modernizando a gestão pública....