Investimentos em TI: quais são as prioridades para 2023?

A melhor maneira de iniciar ou avançar no processo de transformação digital da sua empresa é maximizar os investimentos em TI. Segundo pesquisa da Gartner, os gastos globais com tecnologia da informação podem chegar a US$ 4,5 trilhões em 2023, o que representa um aumento de 2,4% em relação ao ano passado. Porém, não há […]

Investimentos em TI: quais são as prioridades para 2023?

A melhor maneira de iniciar ou avançar no processo de transformação digital da sua empresa é maximizar os investimentos em TI.

Segundo pesquisa da Gartner, os gastos globais com tecnologia da informação podem chegar a US$ 4,5 trilhões em 2023, o que representa um aumento de 2,4% em relação ao ano passado.

Porém, não há como definir um orçamento de TI apropriado às atuais necessidades e limitações da organização, sem um ou mais objetivos claros de negócio em mente.

Afinal, é a partir deles que você e sua equipe conseguem entender o que é preciso priorizar na hora de investir em tecnologia, de modo a obter um bom retorno sobre os valores aplicados.

Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a estabelecer metas promissoras de investimento no setor e acelerar o crescimento do seu negócio na era digital.

Aqui, você encontra mais detalhes sobre a importância de investir em TI e quais são as prioridades das empresas para 2023. Continue a leitura.

Por que fazer investimentos em TI?

Hoje em dia, é difícil encontrar uma organização que não use algum tipo de solução digital em suas operações internas.

Seja para armazenamento de documentos, elaboração de planilhas ou controle de tarefas, a tecnologia já está presente em milhões de empresas ao redor do mundo. 

E considerando o contexto atual de constantes e rápidas mudanças nas relações de trabalho e consumo, ela pode ser fundamental para manter uma empresa à frente da concorrência.

De acordo com artigo da Forbes, colocar a tecnologia como centro dos seus planos de negócio permite “reduzir custos e ineficiências, aumentar a produtividade, melhorar a experiência no ambiente de trabalho, aprimorar a jornada do cliente e acelerar a criação de produtos”.

Portanto, fazer investimentos em TI garante que sua organização acompanhe a inovação digital, otimize processos e aumente a eficiência operacional — o que impulsiona o crescimento e assegura a continuidade dos negócios.

Quais são as prioridades de investimento em TI para 2023?

Se você ainda não sabe o que priorizar ao realizar investimentos em TI, é importante entender que existem inúmeras possibilidades. Por isso, avalie com a sua equipe quais os aspectos organizacionais que valem a pena melhorar.

Mas para te auxiliar ainda mais nessa jornada, reunimos as principais prioridades que não podem faltar no seu planejamento de gastos com tecnologia para 2023. Confira:

Cibersegurança

Segundo o relatório “2023 Global Tech Outlook”, da Red Hat, a segurança de TI ocupa o primeiro lugar de prioridades para esse ano, sendo foco de investimentos por parte de 44% das organizações analisadas.

Da mesma forma, na pesquisa “State of the CIO Study 2023” , da Foundry, 44% dos líderes de TI afirmaram que ampliar seus processos de cibersegurança é a iniciativa de negócio mais significativa para impulsionar os investimentos de TI de suas empresas em 2023.

Considerando esses dados, fica evidente que a segurança no ambiente digital deve estar no topo da sua lista, ao montar um orçamento de tecnologia. 

Inteligência artificial / Machine Learning

Ainda de acordo com estudo da Foundry, 26% dos líderes de TI consideram que a Inteligência Artificial e Machine Learning estão entre as iniciativas mais importantes para os seus investimentos em tecnologia.

Os dois tópicos estão em alta, e as oportunidades de negócio são variadas. Por exemplo, se sua empresa quer melhorar a experiência dos clientes, a IA proporciona a personalização de ofertas e conteúdos conforme a preferência

E em projeção da Gartner, é esperado que a satisfação do público aumente em 25% até 2023, entre empresas que utilizam essas tecnologias.

Para entender mais sobre isso, confira o conteúdo em que explicamos o impacto da inteligência artificial na experiência do cliente.

Computação em nuvem

Nos últimos anos, a migração para a nuvem virou uma tendência adotada por organizações em todo o mundo.

Você sabia que 60% de todos os dados corporativos globais estão armazenados na nuvem? Ou seja, boa parte dos investimentos em TI estão voltados às inovações de cloud computing (computação na nuvem).

Isso porque, além de contribuírem para o aumento da produtividade, os serviços em nuvem facilitam o trabalho híbrido / remoto de diversas maneiras — por exemplo, na colaboração mais eficiente entre equipes e o compartilhamento de informações de qualquer lugar e dispositivo.

Análise de dados / Business Intelligence

A análise de dados também vem ganhando força entre empresas que querem medir desempenho, melhorar a performance e obter insights relevantes.

Essa prática auxilia na tomada de decisões, tornando-a mais estratégica e 5x mais rápida, segundo estudo da Enterprise Apps Today.

Sendo assim, investir em aplicações para análise de dados baseada em Business Intelligence promove mais eficiência e vantagem competitiva no mercado.

Sua empresa está pronta para realizar investimentos em TI esse ano? Conte com a ajuda da Brinov!

Somos uma empresa especializada em softwares para as suas prioridades corporativas mais urgentes, sejam elas segurança, cloud e mais.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te orientar rumo à transformação digital do seu negócio.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos