O impacto da inteligência artificial na experiência do cliente

By Lorraine Barbosa

outubro 11, 2022
impacto da inteligência artificial na experiência do cliente

As transformações tecnológicas mudaram completamente as relações entre empresas e consumidores, sendo cada vez mais necessário estudar o impacto da inteligência artificial na experiência do cliente.

Os consumidores estão mais exigentes e conectados, o que faz com que as empresas tenham que se tornar cada vez mais inovadoras em seus processos de atendimento, vendas e marketing.

E é nesse momento que a Inteligência Artificial (IA) entra em ação, trazendo vários benefícios para o seu negócio. Afinal, através dela, é possível oferecer serviços personalizados e diferenciados, de acordo com a demanda do público-alvo.

Neste texto, vamos abordar o potencial que essa tecnologia tem no atendimento e experiência do cliente. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma área dentro da Ciência da Computação cujo propósito é desenvolver máquinas para realizarem atividades humanas de forma independente.

Sendo assim, essa tecnologia permite que sistemas tomem decisões mais precisas, baseadas em dados digitais.

Um dos pilares para que a Inteligência Artificial consiga atingir os resultados esperados, é o Machine Learning – em português, Aprendizado de Máquina.

Essa tecnologia, basicamente, é um campo da IA que lida com algoritmos de computação que imitam o comportamento de aprendizagem humana.

Como a Inteligência Artificial pode melhorar a experiência do cliente?

Com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial, fica mais fácil aperfeiçoar e otimizar a experiência do cliente.

Por esse motivo, muitas empresas já utilizam estratégias de IA para ganhar vantagem competitiva.

Sendo assim, essa tecnologia traz diversos benefícios para o mundo empresarial, como exemplo:

1. Automação

As ferramentas de Inteligência Artificial ajudam a automatizar processos, perguntas e informações.

Isso aumenta o volume de vendas e a capacidade de resolver problemas em tempo real, além de, claro, melhorar a produtividade.

2. Previsão de demandas

A previsão de demandas é uma das principais tarefas do planejamento organizacional.

Conhecido também como estimativa de demanda, esse processo, como o nome já diz, tem como objetivo analisar qual será a demanda de uma empresa.

Com base no histórico dos clientes e relatórios otimizados, o gestor e os profissionais responsáveis, conseguem prever demandas com agilidade, eficiência e precisão.

Desse modo, a empresa irá tomar decisões melhores, já que ao se basear no que aconteceu, é possível pensar em novas soluções e evitar erros que podem causar prejuízos financeiros.

Os negócios precisam realizar previsões em relação aos seus produtos e serviços para elaborar um planejamento mais assertivo, tanto no curto quanto no longo prazo.

As melhores previsões podem resultar no desenvolvimento de serviços aperfeiçoados, retenção de consumidores e redução de custos.

3. Geração de insights a partir de dados

A Inteligência Artificial pode analisar dados e extrair padrões comportamentais de forma prática e ágil.

Os dados são importantes para o desenvolvimento de personas da marca, fazendo com que assim, a empresa possa criar e divulgar conteúdo relevante e estratégico para os consumidores.

Os dados, por si só, não dizem muita coisa. Ou seja, para aproveitar todo o potencial desse volume de informações, é necessário saber interpretá-los e montar um relatório de análise.

4. Controle de atendimento ao cliente

O controle de atendimento ao cliente pode ser definido como uma central de dados sobre os contatos, que centraliza as informações e permite um atendimento muito mais eficiente.

Na era das mídias sociais e compartilhamento instantâneo, responder o cliente de forma rápida e assertiva, isto é, dar a solução que ele precisa, é essencial para reter consumidores e aumentar a credibilidade da marca.

Para que o controle do atendimento ao cliente seja executado de modo rápido e seguro, é necessário automatizar o registro de informações relacionadas ao atendimento em uma base de dados acessível para a equipe responsável.

Em um sistema personalizado, que conta com recursos de Inteligência Artificial, as informações são mais objetivas e o usuário controla melhor o fluxo do diálogo.

5. Produtividade da equipe

Um bom atendimento é essencial para oferecer uma experiência de qualidade aos consumidores.

A vantagem da IA, nesse caso, é que ela permite o monitoramento e a performance da equipe.

Além disso, tarefas repetitivas, que antes eram realizadas de forma manual, agora, podem ser automatizadas e concluídas em menos tempo.

Com isso, os colaboradores conseguem se dedicar mais ao processo de atendimento, o que ajuda a melhorar o nível de satisfação e resolver os problemas dos usuários de forma personalizada.

6. Menos tempo de espera

A demora no atendimento pode frustrar o cliente e, consequentemente, fazer com que ele desista da compra.

Muitas vezes, isso acontece porque os canais de comunicação não são integrados e não possuem a precisão da IA.

Essa tecnologia permite que os atendimentos sejam ilimitados em tempo real. A Inteligência Artificial é muito utilizada em chatbots e oferece ao consumidor um suporte 24/7.

Aliás, com o uso de chatbots, a empresa consegue aumentar a presença em diversos canais e centralizar os dados de atendimento.

7. Foco total no usuário

O conceito de foco no usuário parte da ideia de que as empresas devem orientar suas tarefas para atender às necessidades dos consumidores.

Para esse processo ocorrer de forma eficiente, é fundamental conhecer o cliente de perto, analisando seus principais hábitos e demandas.

As soluções de IA podem ser muito eficientes nesse aspecto, pois permitem o desenvolvimento de soluções personalizadas para atender os clientes e resolver problemas.

8. Personalização do conteúdo

As ferramentas tecnológicas ajudam no processo de criação de conteúdo personalizado, pois analisam tópicos de interesse e detectam padrões de comportamento. Assim, torna-se possível recomendar um conteúdo relevante, de acordo com as preferências de cada consumidor.

O conteúdo dos e-mails enviados para a base de clientes, pode ser baseado em vários fatores, como por exemplo, interações do consumidor no site, tempo total gasto em uma página virtual, entre outros.

A Inteligência Artificial é capaz de otimizar todos os processos da jornada do consumidor, fazendo com que assim, a sua empresa possa oferecer uma experiência cada vez melhor e integrada.

Quer saber mais sobre o assunto e as tecnologias que vão ajudar a sua empresa a melhorar o atendimento e o pós-venda? Entre em contato com um dos consultores da Brinov.

0 comentários

Mais artigos