O impacto da inteligência artificial na experiência do cliente

As transformações tecnológicas mudaram completamente as relações entre empresas e consumidores, sendo cada vez mais necessário estudar o impacto da inteligência artificial na experiência do cliente. Os consumidores estão mais exigentes e conectados, o que faz com que as empresas tenham que se tornar cada vez mais inovadoras em seus processos de atendimento, vendas e […]

O impacto da inteligência artificial na experiência do cliente

As transformações tecnológicas mudaram completamente as relações entre empresas e consumidores, sendo cada vez mais necessário estudar o impacto da inteligência artificial na experiência do cliente.

Os consumidores estão mais exigentes e conectados, o que faz com que as empresas tenham que se tornar cada vez mais inovadoras em seus processos de atendimento, vendas e marketing.

E é nesse momento que a Inteligência Artificial (IA) entra em ação, trazendo vários benefícios para o seu negócio. Afinal, através dela, é possível oferecer serviços personalizados e diferenciados, de acordo com a demanda do público-alvo.

Neste texto, vamos abordar o potencial que essa tecnologia tem no atendimento e experiência do cliente. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma área dentro da Ciência da Computação cujo propósito é desenvolver máquinas para realizarem atividades humanas de forma independente.

Sendo assim, essa tecnologia permite que sistemas tomem decisões mais precisas, baseadas em dados digitais.

Um dos pilares para que a Inteligência Artificial consiga atingir os resultados esperados, é o Machine Learning – em português, Aprendizado de Máquina.

Essa tecnologia, basicamente, é um campo da IA que lida com algoritmos de computação que imitam o comportamento de aprendizagem humana.

Como a Inteligência Artificial pode melhorar a experiência do cliente?

Com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial, fica mais fácil aperfeiçoar e otimizar a experiência do cliente.

Por esse motivo, muitas empresas já utilizam estratégias de IA para ganhar vantagem competitiva.

Sendo assim, essa tecnologia traz diversos benefícios para o mundo empresarial, como exemplo:

1. Automação

As ferramentas de Inteligência Artificial ajudam a automatizar processos, perguntas e informações.

Isso aumenta o volume de vendas e a capacidade de resolver problemas em tempo real, além de, claro, melhorar a produtividade.

2. Previsão de demandas

A previsão de demandas é uma das principais tarefas do planejamento organizacional.

Conhecido também como estimativa de demanda, esse processo, como o nome já diz, tem como objetivo analisar qual será a demanda de uma empresa.

Com base no histórico dos clientes e relatórios otimizados, o gestor e os profissionais responsáveis, conseguem prever demandas com agilidade, eficiência e precisão.

Desse modo, a empresa irá tomar decisões melhores, já que ao se basear no que aconteceu, é possível pensar em novas soluções e evitar erros que podem causar prejuízos financeiros.

Os negócios precisam realizar previsões em relação aos seus produtos e serviços para elaborar um planejamento mais assertivo, tanto no curto quanto no longo prazo.

As melhores previsões podem resultar no desenvolvimento de serviços aperfeiçoados, retenção de consumidores e redução de custos.

3. Geração de insights a partir de dados

A Inteligência Artificial pode analisar dados e extrair padrões comportamentais de forma prática e ágil.

Os dados são importantes para o desenvolvimento de personas da marca, fazendo com que assim, a empresa possa criar e divulgar conteúdo relevante e estratégico para os consumidores.

Os dados, por si só, não dizem muita coisa. Ou seja, para aproveitar todo o potencial desse volume de informações, é necessário saber interpretá-los e montar um relatório de análise.

4. Controle de atendimento ao cliente

O controle de atendimento ao cliente pode ser definido como uma central de dados sobre os contatos, que centraliza as informações e permite um atendimento muito mais eficiente.

Na era das mídias sociais e compartilhamento instantâneo, responder o cliente de forma rápida e assertiva, isto é, dar a solução que ele precisa, é essencial para reter consumidores e aumentar a credibilidade da marca.

Para que o controle do atendimento ao cliente seja executado de modo rápido e seguro, é necessário automatizar o registro de informações relacionadas ao atendimento em uma base de dados acessível para a equipe responsável.

Em um sistema personalizado, que conta com recursos de Inteligência Artificial, as informações são mais objetivas e o usuário controla melhor o fluxo do diálogo.

5. Produtividade da equipe

Um bom atendimento é essencial para oferecer uma experiência de qualidade aos consumidores.

A vantagem da IA, nesse caso, é que ela permite o monitoramento e a performance da equipe.

Além disso, tarefas repetitivas, que antes eram realizadas de forma manual, agora, podem ser automatizadas e concluídas em menos tempo.

Com isso, os colaboradores conseguem se dedicar mais ao processo de atendimento, o que ajuda a melhorar o nível de satisfação e resolver os problemas dos usuários de forma personalizada.

6. Menos tempo de espera

A demora no atendimento pode frustrar o cliente e, consequentemente, fazer com que ele desista da compra.

Muitas vezes, isso acontece porque os canais de comunicação não são integrados e não possuem a precisão da IA.

Essa tecnologia permite que os atendimentos sejam ilimitados em tempo real. A Inteligência Artificial é muito utilizada em chatbots e oferece ao consumidor um suporte 24/7.

Aliás, com o uso de chatbots, a empresa consegue aumentar a presença em diversos canais e centralizar os dados de atendimento.

7. Foco total no usuário

O conceito de foco no usuário parte da ideia de que as empresas devem orientar suas tarefas para atender às necessidades dos consumidores.

Para esse processo ocorrer de forma eficiente, é fundamental conhecer o cliente de perto, analisando seus principais hábitos e demandas.

As soluções de IA podem ser muito eficientes nesse aspecto, pois permitem o desenvolvimento de soluções personalizadas para atender os clientes e resolver problemas.

8. Personalização do conteúdo

As ferramentas tecnológicas ajudam no processo de criação de conteúdo personalizado, pois analisam tópicos de interesse e detectam padrões de comportamento. Assim, torna-se possível recomendar um conteúdo relevante, de acordo com as preferências de cada consumidor.

O conteúdo dos e-mails enviados para a base de clientes, pode ser baseado em vários fatores, como por exemplo, interações do consumidor no site, tempo total gasto em uma página virtual, entre outros.

A Inteligência Artificial é capaz de otimizar todos os processos da jornada do consumidor, fazendo com que assim, a sua empresa possa oferecer uma experiência cada vez melhor e integrada.

Quer saber mais sobre o assunto e as tecnologias que vão ajudar a sua empresa a melhorar o atendimento e o pós-venda? Entre em contato com um dos consultores da Brinov.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos