O impacto da inteligência artificial na gestão de negócios

By Jessica Fontes

outubro 22, 2021

Nos próximos anos, as empresas que optarem por não utilizar a inteligência artificial na gestão de negócios, vão perder espaço no mercado.

Afinal, essa aplicação traz inúmeros benefícios para as organizações.

Atualmente, o mundo corporativo está cada vez mais dependente do uso de dados. Saber como extrair e analisar corretamente as informações é o que difere uma boa organização das demais.

Para que isso aconteça, é necessário utilizar processos estruturados e softwares que possam otimizar e agilizar as demandas do dia a dia.

Caso você queira saber mais sobre a inteligência artificial na gestão de negócios, continue a leitura.

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a desenvolver dispositivos capazes de simular a capacidade humana em processos como raciocinar e resolver problemas.

Uma solução de IA envolve um conjunto de várias tecnologias, como redes neurais artificiais e algoritmos que simulam o comportamento humano ligado à inteligência.

Sendo assim, podemos dizer que os investimentos em inteligência artificial têm como principal objetivo, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas.

Qual o impacto da inteligência artificial na gestão de negócios?

O uso da inteligência artificial na gestão de negócios pode parecer algo futurista.

Mas a verdade é que nós já estamos vivendo essa realidade no ambiente corporativo.

Acompanhar esse desenvolvimento, que está acontecendo de forma muito rápida, é um verdadeiro desafio. Porém, é essencial entender todos os impactos que a transformação digital gera para as organizações.

As soluções tecnológicas, de forma geral, trouxeram vários benefícios para o ambiente corporativo e já estão presentes em diversas funções operacionais.

Muitas ferramentas vão surgir nos próximos anos e o mercado deve se adaptar a essas novidades, pois elas vão ajudar na criação de estratégias de negócio, além de trazerem informações cada vez mais relevantes sobre os consumidores.

Como utilizar a inteligência artificial na gestão de negócios?

A IA pode ser utilizada em vários setores de uma empresa. Dentre os principais, podemos citar o de tecnologia, finanças e marketing.

Contudo, ela não fica restrita a essas áreas. Pelo contrário, a inteligência artificial na gestão de negócios, pode otimizar diversos tipos de processos, para que assim, os funcionários não precisem lidar com tarefas manuais e repetitivas.

Dessa forma, eles poderão focar em atividades mais estratégicas, que realmente tragam lucro para a organização.

Além disso, o uso da IA é uma excelente forma de implementar a cultura da inovação em uma empresa. Ao criar processos inovadores, é possível ganhar vantagem competitiva e melhorar a reputação da empresa.

Na sequência, veja alguns usos relevantes da inteligência artificial na gestão de negócios:

1. Análise de dados

Sem dúvida alguma, esse é um dos principais desafios que as empresas precisam lidar.

Coletar, analisar e monitorar dados são questões que surgem rotineiramente em organizações de médio e grande porte.

Utilizar a inteligência artificial para automatizar esse processo é a melhor forma de conseguir fazer com que os dados se tornem relevantes.

Uma das principais vantagens da IA nesse processo, é a organização e centralização de dados em dashboards, no qual todas as informações podem ser verificadas de forma simples, rápida e prática.

2. Análise do comportamento do consumidor

O estudo do comportamento do consumidor busca entender os fatores, influências e hábitos que estimulam o cliente.

A análise leva em conta vários elementos que ajudam e entender o processo de tomada de decisão do consumidor, seja de forma individual ou coletiva.

E isso tem tudo a ver com a inteligência artificial na gestão de negócios!

Afinal, um processo estruturado de análise do comportamento do consumidor, faz toda a diferença quando o assunto é conquistar e reter clientes.

Mas para criar campanhas de marketing efetivas e conhecer a jornada do consumo dos clientes, é necessário utilizar ferramentas tecnológicas, que otimizem esse processo.

Dessa forma, a empresa consegue aumentar o conhecimento sobre os diferentes perfis de clientes e, obviamente, aumentar o lucro.

3. Comunicação interna

Comunicação interna é o ato de compartilhar informações dentro da empresa, tendo como público-alvo os profissionais.

O objetivo é alinhar as funções e atividades de cada colaborador à cultura organizacional, garantindo que todos tenham acesso às informações necessárias e se tornem mais engajados.

Para que uma empresa possa reduzir ruídos na comunicação e aumentar a produtividade dos funcionários, é importante tornar a comunicação interna uma prioridade.

E é aqui que a inteligência artificial na gestão de negócios entra em ação.

A IA contribui não apenas para maior integração da equipe, mas também, otimiza o tempo de trabalho, diminui possíveis falhas e aumenta o engajamento, melhorando o clima organizacional.

4. Chatbots

O chatbot é um programa de computador que utiliza a inteligência artificial para imitar conversas com usuários de várias plataformas, como acontece nas redes sociais e em sites de e-commerce.

Ou seja, ele funciona como um assistente virtual, capaz de interagir com as pessoas através de mensagens automatizadas.

Ele pode assumir diversas tarefas, como por exemplo, tirar as dúvidas dos clientes, encaminhar os usuários para o setor mais adequado às necessidades deles, realizar pesquisas, etc.

O uso de chatbots faz com que as empresas possam solucionar as dúvidas dos clientes de forma mais rápida.

5. Gestão de estoque

A gestão de estoque é outra atividade essencial para as empresas. Contudo, esse trabalho demanda muito tempo.

Mas com a inteligência artificial na gestão de negócios, esse processo pode ser realizado de forma mais simples, já que há diversos softwares baseados em IA que facilitam o gerenciamento de estoque.

6. Recrutamento e seleção

Os recrutamentos exigem muita dedicação e empenho da equipe de RH. Mas com os avanços tecnológicos dos últimos anos, foi possível agilizar esse trabalho.

O uso da IA, inclusive, tem sido considerado cada vez mais importante para os processos de recrutamento.

Sendo assim, podemos afirmar que esse é mais um dos benefícios da inteligência artificial na gestão de negócios.

Afinal, recrutar os candidatos certos, é essencial para otimizar as operações e permitir a escolha de profissionais mais condizentes com o fit cultural da empresa.

Traga os benefícios da inteligência artificial na gestão dos negócios para a sua empresa. Para mais informações, entre em contato com a Brinov.

0 comentários

Mais artigos