Data marketing: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

O data marketing, ou marketing por dados, é considerado uma abordagem inovadora e essencial para as empresas que utilizam o ambiente digital como uma ferramenta de otimização para suas atividades. Em um mundo cada vez mais conectado, no qual os usuários podem acessar informações a qualquer instante, reinventar o seu negócio é algo imprescindível. O […]

Data marketing: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

O data marketing, ou marketing por dados, é considerado uma abordagem inovadora e essencial para as empresas que utilizam o ambiente digital como uma ferramenta de otimização para suas atividades.

Em um mundo cada vez mais conectado, no qual os usuários podem acessar informações a qualquer instante, reinventar o seu negócio é algo imprescindível.

O data marketing é uma alternativa interessante e eficiente para fazer isso.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos explicar a fundo esse conceito, os benefícios que podem ser obtidos com o marketing por dados e como aplicá-lo na sua empresa.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é data marketing?

O data marketing, basicamente, é uma estratégia que utiliza os dados como uma forma de otimizar o processo de tomada de decisão, tais como definição de personas, desenvolvimento de campanhas, entre outros.

As informações, que podem servir como base para o desenvolvimento de ações e estratégias, são obtidas através de um banco de dados internos, pesquisas e outros meios que podem trazer uma visão mais aprofundada sobre o setor no qual a empresa está inserida.

Quando analisados de forma isolada, os dados podem não ter uma representação específica. Por esse motivo, é necessário ter uma orientação.

Dessa forma, torna-se possível indicar o modo como eles serão utilizados e poderão otimizar os resultados que a organização deseja alcançar.

Os negócios que utilizam o data marketing, conseguem ganhar mais vantagem competitiva, criar campanhas de sucesso e, assim, ter destaque no mercado.

O Big Data no marketing por dados

Big Data significa um grande volume de dados.

Na prática, isso diz respeito a todos os dados estruturados e não estruturados que são gerados de maneira diária.

Mas o Big Data não se trata apenas de uma ferramenta de volume de dados, mas sim, de um mecanismo estratégico de análise.

Há muitas ideias que podem ser desenvolvidas a partir da análise de dados, tanto sobre o negócio em si, quanto para as ações de marketing.

Para manter a perspectiva e a organização nesse processo, é preciso criar também indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Assim, a equipe responsável, terá mais facilidade para unir dados a decisões estratégicas e monitorar os resultados.

Quais os benefícios do data marketing para a sua empresa?

O data marketing é um mecanismo que traz diversos benefícios para os negócios. Abaixo, confira alguns deles:

Decisões mais assertivas

Ao extrair dados reais e relevantes, a organização conta com informações confiáveis, que certamente, serão úteis para o processo de tomada de decisão.

As ferramentas de gestão de data driven marketing ajudam a identificar informações e criar relatórios analíticos.

Assim, a empresa consegue tomar decisões de forma mais assertiva e confiável, já que será mais fácil encontrar possíveis riscos.

Conhecer melhor sua audiência

Para direcionar os anúncios e aumentar a taxa de conversão, é fundamental conhecer melhor a sua audiência.

Aliás, o ambiente digital é essencial para entender os interesses do seu público-alvo.

Após analisar os dados adquiridos, é possível identificar os clientes certos e, assim, pensar em campanhas mais eficazes.

Identificar os canais de conteúdo corretos

Através da análise de dados, também fica mais fácil conhecer os melhores canais para a sua marca divulgar conteúdo.

Além dos canais, você pode identificar o tipo de conteúdo que mais agrada o seu público.

Aproveitar as vantagens de uma experiência multicanal

As ferramentas tecnológicas atuais tornam muito mais fácil a aplicação de dados como estratégia para criar uma experiência diferenciada para o cliente.

A experiência multicanal, se bem utilizada, pode aumentar e muito a taxa de conversão e retenção de clientes.

Facilita a mensuração dos resultados

A mensuração de resultados é uma ação realizada para identificar o desempenho das estratégias e ações que estão sendo aplicadas.

As empresas que não fazem essa análise, deixam de observar pontos importantes, que poderiam ajudar na identificação de oportunidades, riscos e necessidades de mudança.

Como fazer o data marketing na sua empresa?

A seguir, veja como fazer aplicar o marketing de dados na sua empresa:

Defina os dados que serão analisados

Trabalhar com Big Data exige planejamento e organização para não se perder no grande volume de dados que existe.

Por esse motivo, é necessário priorizar os dados que serão monitorados.

Assim, você consegue identificar os KPIs, que como falamos, dizem se as ações estão trazendo os objetivos esperados.

Utilize ferramentas de coleta e análise de dados

As ferramentas de automação de marketing facilitam o processo, diminuem a ocorrência de erros e aumentam a produtividade da equipe.

Aliás, o uso de ferramentas adequadas, é essencial para fazer marketing por dados.

Afinal, são elas que consolidam os dados, que futuramente, serão utilizados para gerar novas ideias e informações relevantes para a empresa.

Isso significa que o data marketing também requer o planejamento de aquisição de ferramentas que sirvam de suporte para todo o processo de análise.

Porém, é necessário avaliar os recursos e principais funcionalidades de cada ferramenta, para que assim, você possa escolher a opção mais adequada ao setor do seu negócio e principais metas.

Fique atento aos insights

Várias oportunidades de vendas, retenção de clientes e desenvolvimento de campanhas, podem ser geradas durante o processo.

Ou seja, o marketing por dados, além de ser uma excelente fonte de informações estratégicas para o seu negócio, ajuda a pensar em novas oportunidades de expansão de mercado.

Siga as normas da LGPD

As empresas e profissionais que trabalham com dados precisam entender as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Segundo a LGPD, a coleta, o tratamento e a transmissão de dados devem ser feitos através de uma base legal.

A lei deixa bem claro que os usuários devem consentir de forma explícita com a coleta de dados sobre o objetivo do tratamento.

O data marketing é uma estratégia de extrema importância para criar e direcionar campanhas, além de trazer informações úteis, que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da empresa.

Para conhecer as melhores ferramentas tecnológicas do mercado e obter insights valiosos para a sua empresa, entre em contato com um consultor da Brinov.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos