A importância da comunicação unificada para as empresas

By Jessica Fontes

abril 29, 2021

Devido ao aumento da competitividade no mercado e dos avanços tecnológicos, a comunicação unificada passou a ser uma estratégia essencial para as empresas, independentemente do tamanho ou da área de atuação.

Nós entramos de vez na era da informação. O modo com as organizações coletam, estudam e compartilham dados faz toda a diferença quando o assunto é melhorar a experiência do cliente.

Os gestores de TI, nesse aspecto, são responsáveis por alinhar a estrutura interna de comunicação com a tecnologia e os interesses dos clientes.

Quer entender mais sobre esse conceito dele e os principais benefícios? Então continue a leitura.

O que é comunicação unificada?

A comunicação unificada é uma forma de integração das principais ferramentas de comunicação da organização. Esse conjunto de práticas tem como objetivo facilitar a troca de informações entre gestores, funcionários e clientes, para que assim, seja possível tornar o trabalho muito mais produtivo.

Erros na comunicação interna podem prejudicar a reputação da empresa e fazer com que seja mais difícil se consolidar no mercado.

O objetivo é fazer com que a troca de informações ocorra em um sistema centralizado.

Nisso entram softwares, redes sociais, email e serviço de atendimento ao cliente, videoconferência, telefonia, entre outros.

Como a tecnologia pode ajudar a impulsionar a comunicação unificada?

Como a comunicação unificada busca melhorar o uso da tecnologia no ambiente empresarial, as ferramentas e softwares utilizados pelas organizações devem estar alinhados de uma forma que seja possível manter o fluxo e a continuidade dos processos organizacionais, inclusive daqueles que envolvem a comunicação interna.

Ou seja, uma única plataforma pode concentrar todo um sistema operacional utilizado por gestores e funcionários, permitindo o acesso às informações de interesse, como por exemplo, dados e planilhas, em tempo real.

O uso inteligente da tecnologia e da comunicação interna, ajudam no crescimento da empresa, já que muitas organizações, sofrem graves prejuízos causados pela falta de centralização do sistema de comunicação empresarial.

Quais os principais benefícios da comunicação unificada?

Nos últimos anos, gestores e profissionais da tecnologia tem discutido cada vez mais sobre a forma como a comunicação unificada ajuda os colaboradores a trocarem informações de modo mais rápido e integrado.

Por esse motivo, separamos uma lista com os principais benefícios da comunicação integrada para que você entenda como essa ferramenta ajuda a melhorar a produtividade e a inovação na sua organização. Confira:

Agilidade no processo de tomada de decisões

É importante lembrar que os benefícios de integrar a comunicação corporativa vão muito além de melhorar o processo de troca de informações entre colaboradores.

A unificação também ajuda a trazer mais disponibilidade de dados e confiabilidade no processo de comunicação entre gestores e funcionários.

Dessa forma, a sua empresa vai poder realizar reuniões mais objetivas e rápidas, pois será muito mais fácil ter uma visão clara e objetiva dos fatos.

Tomar decisões de modo rápido e estratégico é essencial para o seu negócio.

As organizações que sofrem com falhas na comunicação acabam perdendo muito tempo com a resolução de problemas. Por isso, se você puder tornar o processo de comunicação mais ágil, vai conseguir ganhar vantagem competitiva no mercado.

Integração entre equipes

As grandes e médias empresas possuem um problema em comum: a falta de integração entre diferentes setores.

Contudo, em algumas situações, facilitar a comunicação entre os setores da empresa, é essencial para reduzir falhas no processo de troca de informações.

Por exemplo, se o setor de RH não consegue se comunicar com o de marketing, é bem provável que alguns serviços acabem demorando mais tempo para serem realizados.

Há um outro problema quando se trata da integração entre equipes.

Algumas empresas acham que a solução para reduzir custos, é simplesmente desligar alguns funcionários da empresa. Na verdade, não é bem assim. Custos relacionados a comunicação da empresa podem ser reduzidos com a integração da equipe, já que dessa forma, todo o processo de troca de informações se torna mais dinâmico e prático.

Comunicação Unificada
Social connection Backgrounds

Melhora da experiência do cliente

Você pode não perceber, mas a comunicação interna da sua empresa afeta diretamente a comunicação externa.

Como assim?

Bom, se os colaboradores sentem dificuldades em se comunicar uns com os outros, eles podem passar informações erradas para os clientes.

Consequentemente, o público da sua empresa, além de ser prejudicado, pode ficar com uma imagem errada da organização.

Integrar e centralizar a comunicação é uma forma de mostrar eficiência e garantir que o cliente tenha uma boa experiência com a sua empresa.

Portanto, se você quer melhorar a experiência do cliente e a visão dele sobre a sua marca, invista em comunicação unificada.

Facilidade em realizar backups

A equipe de TI precisa trabalhar constantemente com a realização de back-ups de e-mails e outros dados confidenciais da empresa.

Com a comunicação unificada, os profissionais desse setor vão ter muito mais facilidade para realizar a cópia de todos os arquivos necessários.

Aumento da segurança interna

Proteger informações sigilosas é algo muito importante. Porém, se não houver um sistema de comunicação integrado, o setor de TI pode ter dificuldades em realizar essa tarefa.

Com a realização de cópias de forma regular, uso de criptografia e softwares para proteger os dados empresariais, é possível melhorar o sistema de segurança da empresa.

Como implementar a comunicação integrada na sua empresa?

O sucesso da comunicação unificada na sua empresa está diretamente relacionado a identificação dos recursos necessários para tomar decisões e fazer novos investimentos, do planejamento de comunicação interna e da avaliação das capacidades de redes já existentes na organização.

Mas para facilitar o processo, é essencial utilizar ferramentas tecnológicas que ajudem todo o setor de TI a integrar a comunicação da empresa com todos os outros setores.

A implementação desse tipo de solução vai trazer muitos benefícios tanto para os colaboradores quanto para os clientes.

Para melhorar a comunicação unificada e realizar a transformação tecnológica na sua empresa, entre em contato com a Brinov e conheça mais sobre as soluções de comunicação que você pode implementar na sua organização.

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...