A comunicação unificada e o futuro das informações do negócio

By Jessica Fontes

setembro 30, 2021

A comunicação é essencial para qualquer empresa que pense na sua relação diária com os clientes, fornecedores e acionistas.

Há alguns anos, as organizações utilizavam apenas sistemas de comunicação mais tradicionais, entretanto, tudo está começando a mudar.

Atualmente, estamos vendo soluções de comunicação unificada que incluem ferramentas de vídeo, e-mail e mensagens instantâneas – tudo isso em apenas uma plataforma centralizada.

Essa revolução tecnológica trouxe diversos benefícios para as empresas, que conseguiram facilitar o fluxo de informação, tornando-o mais prático e rápido.

Certamente, todas essas mudanças, vão trazer ainda mais melhorias para o processo de comunicação unificada do seu negócio. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é comunicação unificada?

Comunicação unificada é o conjunto de práticas e ferramentas que busca otimizar e reunir todos os processos de troca de informações em um sistema integrado e centralizado.

Isso inclui serviços de atendimento ao cliente, e-mail, mensagens de voz, videoconferências e tudo que influencia na boa relação dos colaboradores entre eles mesmos e, claro, com os clientes.

Podemos dizer que a comunicação unificada, ou UC, como também é chamada, tem como objetivo fazer com que a comunicação empresarial seja capaz de integrar processos, tarefas e até mesmo, estratégias de negócios de uma organização.

Por que a comunicação unificada está se tornando cada vez mais importante?

As empresas modernas sabem que atualmente, praticidade e agilidade são duas questões de sobrevivência no mercado.

Como a informação está no centro da relação entre colaboradores e clientes, além de ser essencial para a conclusão de tarefas e projetos, é importante utilizar ferramentas e estratégias que otimizem esse processo.

Isso envolve bons sistemas de gestão, marketing, atendimento, TI e muito mais. Contudo, tão importante quanto um sistema eficiente, são as pessoas que irão utilizá-lo.

E esse é um dos motivos pelo qual a comunicação unificada é essencial para melhorar a eficiência do fluxo de comunicação e agilizar o desenvolvimento e conclusão de diversos projetos.

É ela que vai ajudar na criação de um ambiente mais colaborativo e harmônico, além de mais entendimento sobre o que está acontecendo dentro e fora da empresa e assim, poder agir de acordo com a situação.

Tendências de comunicação unificada para aplicar na sua empresa

A comunicação unificada é o futuro das informações do negócio!

Quanto mais integrado, centralizado e ágil for o fluxo de comunicação da sua empresa, mais facilidade os colaboradores terão para se comunicar entre si e tirar as dúvidas dos clientes.

As organizações já estão se afastando dos sistemas tradicionais de telefonia e estão cada vez mais, utilizando ferramentas de comunicação digitais, que oferecem diversos recursos e vantagens para colaboradores e clientes.

Atualmente, a comunicação unificada já é utilizada por muitos negócios, pois elas integram uma variedade de sistemas em uma plataforma abrangente e fácil de ser utilizada.

A seguir, vamos falar um pouco mais dessas tendências e os benefícios de cada uma delas. Veja só:

1. Comunicação em nuvem

A comunicação em nuvem, como o nome já diz, é um processo que consiste no compartilhamento de informações com base na computação em nuvem (cloud computing).

É através da comunicação em nuvem que as empresas modernas conseguem realizar o alinhamento entre os colaboradores, já que se torna possível compartilhar o fluxo de informações em tempo real.

A comunicação em nuvem ajuda na redução de gastos, pois como através dela, todos os dados e informações que fazem parte da gestão, podem ser encontradas na nuvem, a necessidade de investir em redes e servidores próprios diminui consideravelmente.

Além disso, esse processo ajuda a trazer mais agilidade e segurança na troca de informações.

2. Chatbots nas redes sociais

Uma plataforma chatbot é um robô conversacional que, por meio da inteligência artificial, consegue simular a linguagem humana e conversar com o usuário de forma personalizada.

Muitas pessoas associam o uso do chatbot ao serviço de atendimento ao cliente. Embora essa tecnologia realmente ajude a facilitar o atendimento, é importante lembrar que essa não é a única funcionalidade do chatbot.

Essa ferramenta também é capaz de trazer benefícios para a comunicação interna da empresa, facilitando o repasse de informações entre a organização e seus colaboradores.

3. Videoconferência

O uso das videoconferências para as comunicações da empresa não é exatamente uma novidade. Contudo, elas se tornaram mais comuns em 2020, ano em que milhões de brasileiros adotaram o home office.

O uso de videoconferência torna o processo de comunicação mais eficiente, pois essas plataformas, conectam colaboradores que estão trabalhando em lugares diferentes.

Além disso, as reuniões presenciais podem gerar um certo desconforto para alguns funcionários, o que não acontece com tanta frequência nas videoconferências.

Essa ferramenta também ajuda na redução de custos, pois através dela, a sua empresa consegue economizar com despesas de viagens para reuniões presenciais.

A comunicação unificada, o presente e o futuro do trabalho remoto

Durante a pandemia, as empresas descobriram que o home office traz vários benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Aliás, está mais do que comprovado que alguns funcionários, são até mais produtivos no home office do que na modalidade presencial.

Mas para que nesse caso, o fluxo de informação não seja prejudicado, é essencial utilizar ferramentas de comunicação unificada, como as que mencionamos neste artigo.

Porém, mesmo em empresas em que os funcionários trabalham de forma presencial, a comunicação unificada também é importante.

Afinal, um ambiente mais colaborativo e integrado facilita o processo de troca de informações entre todos os setores da organização.

Ao adotar práticas como a videoconferência e compartilhamentos em tela, o funcionário consegue trabalhar de forma mais dinâmica e prática, o que aumenta a produtividade e facilita a comunicação entre profissionais, clientes, gestores e fornecedores.

Agora que você já sabe o quanto a comunicação unificada é importante para o futuro das informações do negócio, está na hora de levá-la para dentro da sua empresa e assim facilitar o fluxo de comunicação interna e externa.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov, ou visite nosso catálogo de opções de comunicação unificada.

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...