Transformação Digital: O que é, porquê investir e suas tendências

A transformação digital deixou de ser algo reservado para um futuro distante e ao invés disso passou a ser totalmente presente na sociedade atual e consequentemente refletiu no ambiente empresarial. Por isso, as empresas que não investirem em transformação digital podem estar com os dias contados. Pensando nisso, elaboramos este guia para esclarecer suas dúvidas […]

Transformação Digital: O que é, porquê investir e suas tendências

A transformação digital deixou de ser algo reservado para um futuro distante e ao invés disso passou a ser totalmente presente na sociedade atual e consequentemente refletiu no ambiente empresarial. Por isso, as empresas que não investirem em transformação digital podem estar com os dias contados.

Pensando nisso, elaboramos este guia para esclarecer suas dúvidas sobre a transformação digital e porquê investir nela. Preparado? Então, avante!

Neste post você verá:

  • O que é transformação digital
  • Porque investir em transformação digital
  • Tendências da transformação digital

O que é Transformação Digital

Pôr em prática a transformação digital significa reestruturar os processos da sua empresa, adotando uma cultura digital com o intuito de ter mais produtividade e resultados.

Para realizá-la, é preciso fazer algumas mudanças estruturais na empresa, vendo a tecnologia como um elemento principal.

Mas você pode estar pensando: mas eu já tenho um site, uma página no Linkedin e faço armazenamento de arquivos em nuvem. Isso não faz da minha empresa uma empresa digital?

Bom, não é bem assim. A transformação digital requer algumas mudanças mais radicais, que podem demorar um pouco e incluir investimentos talvez mais altos do que você imagina. Mas isso não quer dizer que somente empresas grandes podem implementá-la.

Além disso, também é preciso investir tempo, porque não é apenas uma questão de tecnologia e marketing, pois para implementação da transformação digital o maior desafio se encontra na gestão.

É importante entender que a transformação digital não é somente para empresas de tecnologia. Pelo contrário, pode agregar muito aos mais variados segmentos.

Também é importante que a transformação digital se inicie com os decisores da empresa, e não somente do setor de TI, por exemplo. Isto devido ao fato de exigir investimentos financeiros e planejamentos que abrangem a empresa por completo.

Porquê investir

Segundo a Sysorex, empresa de análise de dados, existem em média 7 bilhões de dispositivos móveis em uso em todo o mundo e, 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos, dados que mostram um ritmo de crescimento massivo da quantidade de informações disponíveis na Web.

Esses números mostram o quanto a tecnologia está presente no cotidiano da grande maioria das pessoas.

Tudo isso vem provocando grandes mudanças nas empresas, de modo que investir somente na digitalização dos processos não é mais um diferencial, é apenas uma forma de estar alinhada com sua concorrência.

Conheça os principais motivos para investir em transformação digital:

Processos operacionais mais eficientes

A implementação da transformação digital permite ter alta performance nos processos internos da empresa, tornando-os mais simples e eficientes. Isso pode motivar a equipe, deixando de gastar energia com atividades desnecessárias e consequentemente aumentando a produtividade.

Uma maneira de sua empresa implementar a transformação digital é tornando processos antes offlines em processos digitais.

Por exemplo, ao invés de marcar reuniões presenciais, é possível utilizar ferramentas digitais que possibilitam reuniões online, como a Zoom, Skype for business, Google Meet etc. Ou então em caso de reuniões constantes, é possível capacitar os funcionários para que utilizem ferramentas de gestão de processos, que tornam o processo mais rápido e eficiente, assim gerando melhores resultados para a sua empresa.

Aqui na Brinov, por exemplo, dentre outras ferramentas, utilizamos o Microsoft To-Do para auxiliar nas diversas atividades do dia a dia, aumentando nossa produtividade. Também utilizamos o Ploomes, uma ferramenta de automação dos processos de vendas, no time comercial. No time de marketing, utilizamos o RD Station, que é uma plataforma para a Gestão e Automação de MKT Digital.

Melhorar a experiência com o cliente

A transformação digital permite segmentar melhor o público, abordando-o de formas personalizadas e satisfatórias, fazendo ofertas mais direcionadas etc., assim fidelizando as pessoas deste determinado público, as quais irão contar com um atendimento mais humanizado.

É muito importante levar em consideração o foco na experiência do cliente, pois ela é hoje um grande diferencial para qualquer negócio que pretenda se manter na ativa.

Também vale considerar a importância, pois é possível saber o que as pessoas estão falando da sua empresa por meio de monitoramento, assim conseguindo feedbacks para implementar melhorias.

Ainda está em dúvida se deve ou não investir na transformação digital? Então acompanhe o raciocínio que logo abaixo iremos abordar sobre as principais tendências da transformação digital.

Tendências

O entendimento das recentes inovações em transformação digital permitirá que as empresas se adaptem às modernas realidades do mercado.

A internet das coisas (IoT), big data, data-driven, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, machine learning, automação de marketing e business intelligence são apenas algumas das tendências de transformação digital. A seguir, irei falar um pouco sobre suas características, utilização e entre outros.

Internet das coisas

A IoT é a conexão de diversas interfaces como até mesmo fogões, geladeiras e lâmpadas, além das que estamos mais acostumados, como o tablet, computador e o tão utilizado smartphone.

Combinando essas interfaces com sistemas automatizados, é possível coletar e analisar informações em tempo real para criar ações de respostas.

Dessa forma, podemos concentrar em trabalhar soluções finais, oferecer valor real aos usuários ou clientes e usar os dados para criar experiências mais personalizadas.

Segundo o IDC, 31,4% das organizações pesquisadas lançaram soluções de IoT em 2016.

Big data e data-driven marketing

Segundo o relatório do McKinsey Global Institute, o volume de dados cresce 40% por ano.

Isso acontece devido ao aumento das novas tecnologias, aumento de acesso de pessoas na internet e automação dos dados.

Porém, é preciso analisar esses dados e transformá-los em um plano de ação, para obter melhores informações e ter uma grande vantagem competitiva, para assim ter sucesso nessa estratégia. É assim que o big data atua.

Além disso, o big data e o data-driven marketing tornam possível que todas as decisões importantes sejam baseadas completamente em dados e análises.

Por isso, para ser bem-sucedido na jornada de transformação digital, você precisará estabelecer novas formas de alavancar e monetizar dados. A análise dos dados precisará ser incorporada em todos os canais da sua empresa.

Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) irão transformar o ambiente de trabalho e proporcionará novas maneiras de entregar produtos e serviços aos clientes.

essas tecnologias vão complementar a estratégia de marketing para considerações essenciais.

Elas permitem que os usuários apreciem a escala real dos objetos e são soluções úteis para empresas de varejo, por exemplo. Com elas os cliente vão poder examinar e quase que “tocar” um produto antes de comprar! Já pensou nesta possibilidade?

Inteligência Artificial e Machine Learning

A inteligência artificial veio para mudar a forma com que as empresas fazem marketing. Os dados coletados sobre os clientes serão diversos e as soluções propostas pelas empresas poderão ser mais criativas e personalizadas.

Além disso, a inteligência artificial tem a tecnologia de aprendizagem de máquina ou machine learning. Essa tecnologia não requer análise humana e pode fazer conclusões com base em informações coletadas por meio de seus algoritmos. Ela pode ajudar a automatizar e otimizar os processos de marketing, por exemplo.

Essa tecnologia também está sendo muito aplicada com os chatbots. Que resumidamente é um robô que conversa com as pessoas via chat, facilitando muito a comunicação e a segmentação de conteúdos e esclarecimento de dúvidas para os clientes.

Dispositivos de voz como a Alexa da Amazon e o Chrome Cast do Google Home, são alto-falantes que se ativam por voz, podem ter suas funções customizadas e usam a tecnologia de machine learning para aprender com o seus usuários.

Automação de Marketing

A automação do marketing facilita o trabalho do time de marketing otimizando processos do dia a dia na análise de dados e ao personalizar os serviços e atendimento.

Também é importante para fazer a melhora na experiência do usuário, reunindo dados do cliente e proporcionando um contato personalizado e individualizado entre a marca e ele de acordo com a etapa da jornada de compra em que se encontra.

Isso é muito importante pois pode aprimorar o processo de compra do usuário.

Business Intelligence

O business intelligence é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar a análise do que funciona ou não e o que contribui para a tomada de decisões do seu negócio.

Os softwares de BI são uma ótima forma de acompanhar seus clientes em tempo real no funil de vendas e identificam padrões de comportamento para saber quais são os seus clientes mais rentáveis, fator que reduz o ciclo de vendas.

Por exemplo, o Power BI da Microsoft é uma ferramenta muito eficaz de visualização de dados interativa que ajuda na organização da fonte de dados.

Quando alinhado o BI com o Big data, fica mais fácil mensurar os resultados e coletar dados de desempenho do seu negócio.

Ele permite que ocorra uma análise mais aprofundada dos dados e ajuda a empresa a realizar uma pesquisa competitiva de inteligência de mercado.

Conclusão

Apesar de todas essas tendências serem importantes, é preciso que você entenda que não adianta ter uma tecnologia ótima, mas não fazer o que for prometido para o cliente de forma fluida. Transformação digital não se trata somente de tecnologia, mas principalmente sobre a estratégia e processos.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos