Trabalho híbrido exige novas soluções de gestão

By Lorraine Barbosa

fevereiro 23, 2022
Trabalho híbrido

O trabalho híbrido une a flexibilidade do home office com a interação social entre os colegas no escritório.

Esse cenário só se tornou possível devido às transformações digitais que conectam pessoas e otimizam a comunicação interna, independentemente do local em que os funcionários se encontram.

Por esse motivo, muitas empresas e profissionais já escolheram o modelo híbrido de trabalho como padrão após a pandemia.

Contudo, para isso acontecer de forma eficiente, é preciso ficar de olho nas soluções de gestão que esse modelo exige.

Nesse texto, vamos falar mais sobre o trabalho híbrido e mostrar as soluções que a sua empresa pode usar para tornar a adaptação mais simples e prática!

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido representa a junção das duas formas de trabalho, home office e presencial.

A forma de funcionamento muda de acordo com as regras de cada negócio. Algumas empresas permitem várias semanas seguidas de home office, enquanto outras, escolhem fazer essa divisão, intercalando semana a semana.

Para as organizações que não podem funcionar de forma 100% remota, o modelo híbrido é uma alternativa interessante.

Como estruturar o trabalho híbrido na empresa?

Para implementar o novo modelo de trabalho na sua empresa, é preciso ficar atento aos seguintes pontos:

  • Planejamento: o primeiro passo é entender quais áreas e posições são elegíveis para o modelo híbrido.
  • Políticas e regras: é importante que os colaboradores tenham clareza de como podem trabalhar.
  • Comunicação interna: para evitar problemas, as empresas precisam otimizar a comunicação interna através de treinamentos e softwares específicos.
  • Rotinas e rituais de integração: isso é muito importante para o trabalho híbrido, já que os eventos e rotinas fortalecem a cultura organizacional e fazem com que os colaboradores se sintam mais engajados.

As soluções de gestão para o trabalho híbrido

O modelo híbrido de trabalho já é uma realidade. Mas será que a sua empresa está preparada para isso?

A seguir, confira as principais soluções de gestão que podem otimizar essa forma de trabalho:

1. Armazenamento em nuvem

O sistema em nuvem é executado em uma plataforma cloud computing.

Essa ferramenta se tornou mais conhecida nos últimos anos devido ao aumento do uso de dispositivos móveis.

O cloud computing, basicamente, é o armazenamento de arquivos através da internet.

No começo de 2020, quando as pessoas começaram a exercer suas atividades profissionais de forma remota, já havia uma tecnologia que poderia tornar o processo mais eficiente. Os principais modelos de computação em nuvem, software, plataforma e infraestrutura como serviço, fizeram com que o trabalho remoto se tornasse um pouco mais simples.

A maioria das empresas pode se adaptar facilmente a esse sistema. Desse modo, elas conseguem garantir a segurança das informações e a possibilidade de acessar documentos de qualquer lugar.

2. ERP significa (Enterprise Resource Planning)

O ERP é um conceito de administração moderna que remete a organização e gestão dos recursos de um negócio.

A sigla ERP, que significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado, auxilia o gestor a otimizar os processos internos e a integrar tarefas de diferentes setores.

Com a centralização de informações em uma única plataforma, os dados são compartilhados com muito mais facilidade.

Desse modo, torna-se possível melhorar a comunicação interna, já que essa solução elimina a duplicidade de dados.

Além disso, a ferramenta também contribui para a gestão de pessoas através do compartilhamento de informações sobre a produtividade da equipe.

Para facilitar o modelo híbrido de trabalho, o ERP precisa ter todos os processos bem definidos e de forma simples.

Ou seja, não é o usuário que deve definir o que o ERP deve fazer, é o contrário.

Isso significa que o sistema, além de conduzir o usuário durante a execução do processo, deve ajudá-lo a fazer isso no prazo, para que o processo seja finalizado de acordo com as necessidades da organização.

3. CRM (Customer Relationship Management)

CRM é a sigla usada para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Entretanto, a definição de CRM vai muito além, já que estamos falando de uma gestão de 360º em vendas, marketing e atendimento.

Não há dúvidas de que estamos na era do cliente. Contudo, para melhorar a experiência do consumidor, é preciso criar estratégias inovadoras, que utilizem as principais tendências tecnológicas do momento.

O CRM é uma das soluções de gestão que pode ajudar com isso! Afinal, estamos falando de um software que organiza e registra todas as ações de vendas de um negócio.

Ou seja, ele propõe uma gestão completa do processo, potencializando o atendimento ao cliente em todos os pontos.

As plataformas de CRM estão entre as tecnologias corporativas mais importantes para as empresas, principalmente para as que já adotaram o home office ou o modelo híbrido de trabalho.

Essas ferramentas conectam toda a equipe em qualquer dispositivo, gerenciam as informações dos clientes e simplificam tarefas repetitivas.

Os principais desafios do trabalho híbrido

Para muitos especialistas e profissionais, o trabalho híbrido, além de ser uma tendência, é uma estrutura que se tornará essencial para o mercado de trabalho.

Muitas empresas e colaboradores já não têm mais interesse no trabalho 100% presencial. Por isso, é necessário se adaptar à nova realidade. Dentre as vantagens, podemos citar a redução de custos na empresa e a flexibilidade durante o horário de trabalho.

Contudo, também há alguns desafios que em algum momento poderão ser enfrentados pelas organizações. Alguns deles são o alinhamento entre todos os integrantes e a comunicação institucional eficiente.

É que quando não existe a possibilidade de conversar pessoalmente, é necessário usar ferramentas que otimizem o processo. Portanto, gestores precisam facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, estejam eles trabalhando em casa ou na sede da empresa. Felizmente, com a criação de uma estratégia de inovação e o uso de ferramentas tecnológicas, tudo se torna mais fácil, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Se você quer trazer as soluções de gestão que vão tornar o trabalho híbrido algo não apenas possível, mas também eficiente e prático, entre em contato com a Brinov!

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...