7 tendências de tecnologia para 2022

By Jessica Fontes

outubro 1, 2021

Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital, que passa pela transformação cultural, econômica e profissional das empresas, gerando assim diversas tendências de tecnologia ao longo do tempo.

Com o agravamento da pandemia do coronavírus em 2020 e no começo de 2021, isso ficou mais claro do que nunca.

Para continuar no mercado e não perder os clientes, as organizações, independentemente do tamanho ou segmento, precisaram se adaptar à nova realidade e assim, começaram a utilizar ferramentas tecnológicas.

Desse modo, foi possível acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor e as principais necessidades do momento.

E como todos sabemos, no ano de 2022, o ambiente digital estará ainda mais presente em nossas vidas.

Por isso, vamos falar mais sobre as principais tendências de tecnologia para a sua empresa ficar de olho no próximo ano. Confira:

1. Hiperautomação

Como a primeira das tendências de tecnologia, falaremos da hiperautomação, que é a evolução inteligente da automação de processos.

Basicamente, é um conjunto composto de conhecimentos e tecnologias que possibilitam a automação de vários processos importantes para uma empresa, como por exemplo, análise de resultados, monitoramento, design, etc.

A tendência é que em 2022, o número de tarefas repetitivas que serão automatizadas aumente ainda mais.

Com a hiperautomação, a sua equipe, vai ganhar tempo na execução de tarefas, o que ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários!

2. Big Data

Big Data é a análise e interpretação de grandes volumes de dados, e está entre as tendências de tecnologia mais importantes aqui analisadas.

O termo nasceu no início da década de 90, na NASA, com o objetivo de descrever grandes e complexos conjuntos de dados, que trazem desafios para os processos de coleta, análise e armazenamento de informações.

É necessário utilizar soluções específicas de Big Data, que possam ajudar os profissionais de TI a trabalhar com informações não-estruturadas e de grande velocidade.

As ferramentas de Big Data são muito importantes para a criação de estratégias de marketing e fidelização de clientes.

Através delas, é possível tomar decisões mais inteligentes, aumentar a produtividade dos funcionários e reduzir custos.

Podemos dividir o Big Data em 5V’s, que formam a base para implementar o conceito em qualquer empresa. São eles:

• Volume

• Velocidade

• Variedade

• Variabilidade

• Vínculo

Com o aumento do volume de dados no ambiente virtual, não há dúvidas de que o Big Data é uma das principais tendências de tecnologia para o próximo ano.

3. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma área na Ciência da Computação responsável por simular o comportamento e a inteligência humana através de máquinas que guardam e aprendem processos e experiências passadas de modo a usá-las em situações futuras.

Ela está mais presente na sua vida do que você imagina: aplicativos de segurança, programas de diagnósticos médicos, jogos e muito mais!

E existem diversos motivos para aplicar a inteligência artificial no seu negócio, como por exemplo, trazer mais agilidade para a execução e conclusão de processos, além de aumentar a segurança da informação e o controle de dados!

4. Internet of behavior

A Internet of Behavior (IoB), ou em português, Internet do Comportamento, é uma das principais tendências de tecnologia para 2022!

Em resumo, a internet of behavior é um conceito que propõe a captura de rastros digitais deixados pelas pessoas, como por exemplo, acesso às redes sociais, interações no ambiente digital e reconhecimento facial.

Essa rede de informações permite a integração de dados, para extrair deles, percepções para prever o comportamento do consumidor e até mesmo, influenciar nas decisões de compra através de ações customizadas.

A IoB faz uso de três campos:

• Tecnologia;

• Data Analytics (análise de dados);

• Behavioral science (a ciência do comportamento humano).

Por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é importante que a sua empresa cumpra todas regras e assim, não sofra com implicações jurídicas, caso use dados sensíveis de maneira inapropriada.

5. Cibersegurança

Entre as tendências de tecnologia em questão, a cibersegurança é a prática que protege dispositivos tecnológicos, redes e dados contra ataques virtuais causados por hackers.

Como as empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia para realizar vendas, armazenar dados e se comunicar com os clientes, a cibersegurança é basicamente uma questão de sobrevivência para qualquer negócio.

Afinal, qualquer invasão no sistema de armazenamento de dados, irá causar sérios prejuízos para a organização, o que pode comprometer a reputação perante os clientes, fornecedores e acionistas.

Os ataques cibernéticos são capazes de bloquear a utilização de sistemas internos, comprometendo a eficiência das operações e o trabalho dos funcionários de uma empresa.

Durante a pandemia, os ataques virtuais cresceram 75%. Por esse motivo, é muito importante investir nessa tecnologia, pois essa é uma das melhores formas de dificultar ou até mesmo, impossibilitar o trabalho de criminosos virtuais.

6. Cloud computing

Quem já tem um pouco de conhecimento da área, não tem nenhuma dúvida de que a cloud computing (computação em nuvem), é uma das principais tendências de tecnologia para o próximo ano!

Aliás, essa ferramenta está se tornando cada vez mais eficiente e, por isso, ela pode agregar muito na sua empresa!

Existem, basicamente, três tipos de comunicação em nuvem:

• Nuvem pública: é um modelo de implementação em nuvem, no qual os recursos computacionais, como servidores e armazenamento, pertencem a um provedor e são operados por ele, que os compartilha com pessoas e empresas.

• Nuvem privada: nesse modelo, os recursos de computação em nuvem são utilizados exclusivamente por uma organização. Normalmente, a nuvem privada é utilizada por empresas que precisam seguir regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações.

• Nuvem híbrida: como o nome já diz, a nuvem híbrida é a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os outros dois tipos de nuvem.

7. Experiência total

Por causa da preocupação das empresas em relação as necessidades do cliente, as ações e estratégias que buscam aumentar a satisfação do consumidor, estão entre as principais tendências de tecnologia para o próximo ano!

O Total Experience (ou experiência total) tem como principal objetivo oferecer uma experiência mais satisfatória para o cliente.

É uma evolução do Customer Experience, que tenta cruzar as informações de todas as etapas da jornada do cliente.

Embora seja um termo relativamente novo, é uma das tendências de tecnologia mais utilizadas em empresas que concentram o seu foco no consumidor.

Para aplicar a ideia desse conceito em sua empresa, é importante realizar pesquisas de satisfação, analisar resultados e, a partir dos dados levantados, modificar as estratégias para otimizar a experiência do cliente!

A sua empresa precisa estar por dentro das principais tendências de tecnologia para 2022! Afinal, elas ajudam a otimizar processos internos e podem fazer com que o seu negócio consiga ganhar mais vantagem competitiva no mercado!

Para mais informações sobre as principais tendências de tecnologia, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov e conheça as nossas soluções!

0 comentários

Mais artigos

Data Fabric: dados prontos para as empresas

Data Fabric: dados prontos para as empresas

Os dados se tornaram ferramentas muito importantes na era da informação. Na prática, as empresas querem acessar dados para obter ideias e disponibilizá-los de forma rápida. Entretanto, muitos negócios não criaram uma estratégia realmente eficiente de gerenciamento de...