Migração para nuvem: 8 principais desafios e como superá-los

By Jessica Fontes

abril 21, 2021

A modernização da tecnologia da informação facilita a implementação dos serviços de nuvem nas empresas.

A migração para nuvem envolve vários desafios, que felizmente, com as técnicas certas, podem ser superados.

E esse é o tema do post de hoje. Vamos falar mais sobre os principais desafios e o que você pode fazer para lidar com eles:

1. Qualidade da internet

Sem uma conexão de internet não existe a possibilidade de ter acesso à nuvem.

Isso significa que ao fazer a migração de dados, é preciso ter certeza de que o local de acesso aos serviços tem uma rede de conexão estável e confiável.

A internet é o primeiro passo para você alcançar todo o potencial da tecnologia migração para nuvem.

Para ter acesso a todos os benefícios de nuvem, certifique-se de que a sua empresa está realmente investindo em uma boa conexão de internet e em ferramentas VPN, que ajudam a proteger todo o processo de troca de dados.

Contratar serviços que ofereçam internet de alto desempenho ajudam a sua empresa a acessar os serviços de nuvem sem queda na performance.

2. Planejamento de migração

Antes de iniciar a migração para nuvem, é importante se preparar e se planejar.

Quando o processo não é realizado da forma correta, a migração gera vários problemas que podem interferir na segurança de dados e até mesmo na produtividade da equipe.

Avalie as demandas que devem ser movidas para a nuvem com mais urgência. Vá fazendo a mudança de forma gradual e constante.

3. Desenvolvimento de estratégia

Como você já sabe, a estratégia de migração para nuvem, antes de ser colocada em prática, deve ser totalmente planejada.

O planejamento em questão deve incluir os principais tipos de infraestrutura de cloud computing existentes.

O ideal é que você escolha uma que esteja mais alinhada com as necessidades da sua empresa para obter um bom retorno financeiro.

Cada tipo de infraestrutura de cloud computing pode impactar a performance e o uso, dependendo da sua empresa e dos seus objetivos.

Ao escolher o perfil correto, será mais fácil adotar estratégias que façam você aproveitar melhor todos os recursos e benefícios da migração para nuvem.

4. Proteção e segurança dos dados

Como os dados serão armazenados em um serviço externo da empresa, é normal que surjam preocupações em relação a segurança dos dados.

Para amenizar os riscos do vazamento de informações, as fornecedoras de serviços costumam dividir os dados operacionais em diferentes servidores.

Desse modo, caso um hacker consiga invadir um dos servidores, ele só vai ter acesso a uma pequena parte dos dados.

A nuvem já se mostrou um serviço confiável, quando o assunto é segurança e privacidade.

A revolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de soluções que diminuem a ocorrência de riscos relacionados ao vazamento de dados. Mas para você aumentar ainda mais a segurança organizacional, escolha uma empresa que ofereça serviços como criptografia de dados e acesso à servidores diferentes.

5. Treinamento de usuários

No começo do processo de migração para nuvem, alguns colaboradores podem sentir dificuldades em lidar com o sistema em nuvem.

Embora o objetivo dessa mudança seja justamente facilitar a vida de todos, é normal que alguns colaboradores achem os processos confusos ou difíceis de integrar.

Esse problema é apenas uma questão de adaptação. Com o tempo, toda a equipe vai se sentir muito mais segura e confiante ao lidar com o gerenciamento de nuvem.

Para facilitar o processo de adaptação e aumentar a produtividade de todos os envolvidos, ofereça treinamento aos colaboradores.

Vai levar um tempo para que todos se acostumem com a novidade.

Através do treinamento, é possível não apenas ensinar os colaboradores a utilizar o novo sistema, mas também, acelerar o processo de adaptação.

6. Dificuldade de encontrar um bom fornecedor

Há muitos serviços de nuvem no mercado. Contudo, nem todos são bons para a sua empresa.

O principal desafio é analisar a demanda mais importante para o seu negócio. Quais serviços serão mais fáceis de serem utilizados através da nuvem?

Para facilitar o processo de migração para nuvem faça uma avaliação interna com outros colaboradores para que juntos, vocês possam avaliar todas as necessidades organizacionais e descobrir quais demandas se tornarão mais ágeis.

7. Regras de licenciamento

Cada organização utiliza determinados tipos de softwares e hardwares – e cada um deles possui um licenciamento que necessita de avaliação.

Por exemplo, alguns fabricantes, possuem licenças diferenciadas para uso local ou em nuvem.

Se por acaso, o fornecedor impedir que os softwares sejam utilizados em nuvem, vai ser preciso fazer uma nova avaliação de mercado para encontrar a alternativa que realmente atenda a demanda que o seu negócio precisa.

8. Gerenciamento de nuvem

Por último, mas não menos importante, é preciso saber gerenciar a nuvem para que não haja queda no desempenho dos funcionários ou problemas relacionados a indisponibilidade de serviços.

Entender todas as questões que envolvem a migração de nuvem é essencial para poder resolver problemas relacionados a esse tipo de serviço.

Por que vale a pena realizar o processo de migração para nuvem?

Mesmo com todos os desafios, a migração para nuvem vai aumentar a produtividade de todos os funcionários, diminuir o tempo de conclusão de determinadas tarefas e melhorar o sistema de organização interna.

Além disso, será possível diminuir os gastos relacionados a infraestrutura. Dessa forma, a sua empresa pode alocar os recursos financeiros para outros setores organizacionais que necessitam de mais investimentos.

Como você pode ver, todos os desafios podem ser superados através de treinamento e da adoção de uma política de uma segurança interna.

Conseguiu entender melhor quais os principais desafios que a sua organização pode ter que lidar ao começar o processo de migração para nuvem?

Então entre em contato com a Brinov agora mesmo para que a nossa equipe possa te ajudar durante essa etapa tão importante para a revolução tecnológica da sua empresa!

Aproveite ao máximo todos os benefícios do cloud computing e potencialize os resultados do seu negócio em menos tempo!

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...