Microsoft Intune: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Empresas com grandes volumes de tarefas costumam ter o seguinte dilema: “como gerenciar e proteger meus recursos sem perder o foco nas demandas corporativas mais importantes?” Em outras palavras, a segurança é fundamental para qualquer negócio, mas há como aumentá-la sem comprometer a produtividade? A resposta é sim! E uma das maneiras de fazer isso […]

Microsoft Intune: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Empresas com grandes volumes de tarefas costumam ter o seguinte dilema: “como gerenciar e proteger meus recursos sem perder o foco nas demandas corporativas mais importantes?”

Em outras palavras, a segurança é fundamental para qualquer negócio, mas há como aumentá-la sem comprometer a produtividade?

A resposta é sim!

E uma das maneiras de fazer isso é permitindo que as suas informações sejam gerenciadas por plataformas de proteção na nuvem, como o Microsoft Intune.

Ele é uma solução que oferece suporte ao seu ambiente de trabalho híbrido ou remoto, por meio de políticas de segurança especialmente desenvolvidas para dispositivos e aplicativos.

Neste artigo, falamos mais sobre o Intune e como ele não só protege os seus dados, mas também aumenta a eficiência das suas forças de trabalho. Continue a leitura!

O que é o Microsoft Intune?

O Microsoft Intune é um software de gerenciamento de ponto de extremidade na nuvem

Com ele, é possível proteger dados em vários dispositivos, administrar aplicativos e identidades e controlar o acesso de usuários às informações armazenadas em dispositivos móveis, computadores desktop ou pontos de extremidade virtuais.

Dessa forma, sua empresa consegue fazer a gestão dos recursos de modo ágil, centralizado, econômico e conforme as melhores recomendações fornecidas com base nos dados do Microsoft Cloud.

Além disso, o Intune ainda atua com o modelo de segurança Confiança Zero, ou seja, sem deixar de lado os requisitos de conformidade e a geração de relatórios de análise.

Como funciona o Microsoft Intune?

O intuito do Microsoft Intune é entregar um sistema avançado de gerenciamento de segurança, ao mesmo tempo em que facilita a experiência do usuário, por meio de uma ferramenta unificada e de baixa complexidade.

Nesse sentido, uma medida disponível é a implantação de políticas para aplicativos, configuração de dispositivos, acesso condicional, entre outros. 

Ou seja, com essa função, sua equipe de TI consegue implementar — remotamente e de forma flexível — uma proteção mais reforçada para os seus dados, tanto nos dispositivos da organização quanto nos de propriedade pessoal.

Veja a seguir como isso funciona:

  • Gerenciamento de pontos de extremidade entre plataformas: gestão pode ser feita localmente, na nuvem, em dispositivos móveis, plataformas virtuais e desktop, além de sistemas operacionais (Windows, mac, iOS, Android e Linux);
  • Segurança de ponto de extremidade interna: redução do risco de vulnerabilidades, com detecção e correção automáticas contra ameaças;
  • Gerenciamento de aplicativo móvel: proteção dos dados sem exigência de registro de dispositivos móveis, além de experiências flexíveis e não intrusivas para os funcionários;
  • Análise de ponto de extremidade: pontuações de integridade de aplicativos e dispositivos e recomendações baseadas em dados para evitar falhas e atrasos.

Quais são os benefícios do Microsoft Intune?

Segundo estudo da Forrester, realizado em 2021, organizações que usaram os serviços de gerenciamento de pontos de extremidade da Microsoft obtiveram um retorno sobre o investimento de 278%.

O dado apresentado revela a qualidade de produtos como o Microsoft Intune, que geram resultados expressivos por custos baixos. 

Conheça abaixo outras vantagens que tornam o seu investimento ainda mais promissor:

Gerenciamento simplificado

Um dos benefícios mais importantes, especialmente se você não quer gastar dias ou semanas realizando configurações de segurança, é o gerenciamento simplificado de dispositivos e usuários.

Isso significa que é possível obter total visibilidade da integridade, conformidade e status da sua nuvem e de pontos de extremidade locais, a partir de uma solução unificada e que faz parte do Microsoft 365. 

Proteção em qualquer dispositivo

O Intune permite a proteção de dados em dispositivos gerenciados (registrados na plataforma) e em dispositivos não gerenciados (não registrados).

Assim, fica mais fácil separar dados corporativos de dados pessoais. Para dispositivos registrados, sua empresa consegue implantar políticas, redefinir senhas, usar serviços de defesa contra ameaças, entre outras possibilidades. 

Integração com outros serviços de segurança

O Intune se integra a diversos produtos e serviços, tanto da Microsoft quanto de outros provedores. Confira:

Serviços da Microsoft:

  • Configuration Manager: gerenciamento de ponto de extremidade local e o Windows Server;
  • Windows Autopilot: implantação e provisionamento modernos do sistema operacional;
  • Análise de ponto de extremidade: visibilidade e relatórios sobre experiências do usuário final;
  • Microsoft 365: aplicativos como Outlook, OneDrive, Teams, etc.;
  • Microsoft Defender para Ponto de Extremidade: detecção e resposta a ameaças;
  • Windows Autopatch: patching automático do Windows, Microsoft 365 aplicativos para empresas, Microsoft Edge e Microsoft Teams.

Serviços de terceiros:

  • Google Play gerenciado: acesso à loja privada da sua organização para aplicativos Android e implantação desses aplicativos em seus dispositivos;
  • Tokens e certificados da Apple: dispositivos iOS / iPadOS e macOS podem se registrar e receber políticas do Intune;
  • TeamViewer: suporte remoto aos dispositivos.

Fácil acesso 

Não importa onde os seus funcionários estejam trabalhando, o Microsoft Intune oferece recursos para que a organização se conecte — sem riscos — às suas plataformas, independentemente do lugar. Veja alguns exemplos:

Como começar a usar o Microsoft Intune na sua empresa?

Como em qualquer outra solução digital, iniciar no Intune exige planejamento.

Portanto, se sua empresa ainda não está pronta para adquirir esse serviço, vale a pena aproveitar a avaliação gratuita disponível por 30 dias no Intune.

Caso você já tenha uma conta na Microsoft, seja empresarial ou pessoal, basta fazer o login e adicionar o serviço à sua assinatura.

Por outro lado, se sua organização quer assumir esse compromisso de proteger dispositivos e aplicativos e prefere realizar um maior investimento, o Intune está incluso em várias licenças da Microsoft. Confira:

  • Microsoft 365 E5;
  • Microsoft 365 E3;
  • Enterprise Mobility + Security E5;
  • Enterprise Mobility + Security E3;
  • Microsoft 365 Business Premium;
  • Microsoft 365 F1;
  • Microsoft 365 F3;
  • Microsoft 365 Government G5;
  • Microsoft 365 Government G3;
  • Intune para Educação.

Quer saber mais sobre o Intune ou precisa de ajuda para começar a usá-lo? Acesse nosso site e fale conosco!

A Brinov te orienta na tomada de decisões de negócio mais assertivas, apresentando as soluções digitais mais adequadas para as suas necessidades corporativas.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos