Microsoft Azure: entenda mais sobre a plataforma e como ela pode ajudar a sua empresa

Quem já utiliza plataformas na nuvem sabe as diversas facilidades que esses serviços trazem para as empresas. Afinal, além de aumentarem a segurança dos dados, também ajudam na centralização de informações e no gerenciamento mais eficiente de ambientes híbridos. E com o Microsoft Azure não é diferente. Essa solução vem impactando milhares de organizações por […]

Microsoft Azure: entenda mais sobre a plataforma e como ela pode ajudar a sua empresa

Quem já utiliza plataformas na nuvem sabe as diversas facilidades que esses serviços trazem para as empresas.

Afinal, além de aumentarem a segurança dos dados, também ajudam na centralização de informações e no gerenciamento mais eficiente de ambientes híbridos.

E com o Microsoft Azure não é diferente. Essa solução vem impactando milhares de organizações por sua agilidade e flexibilidade.

Isso porque, a partir da implementação de estratégias de computação em nuvem, o Azure te permite inovar continuamente e se preparar para o futuro dos negócios.

Neste artigo, falamos mais sobre o Microsoft Azure. Continue a leitura a seguir.

O que é Microsoft Azure?

O Azure é uma plataforma de nuvem híbrida projetada para empresas de todos os setores e tamanhos.

Ele inclui mais de 200 serviços e produtos próprios para a realização de operações de modo prático e confiável, independentemente de onde você esteja — seja localmente, em várias nuvens ou na borda.

Sendo assim, o Microsoft Azure é integrado e permite a criação, execução, gerenciamento e implantação de aplicativos. Tudo isso de um só lugar e de maneira personalizável.

Como funciona o Microsoft Azure?

Com opções flexíveis tanto de preço quanto de uso, o Microsoft Azure é uma solução completa e que abrange os mais diversos cenários de nuvem.

Isso significa que não importa o tamanho e maturidade da sua empresa, o Azure possui uma alternativa capaz de suprir as suas necessidades corporativas e te ajudar a resolver os desafios diários das suas equipes de trabalho remotas.

Para começar, basta criar uma conta e experimentar gratuitamente os serviços de nuvem do Azure por 12 meses ou mais. Estão incluídos, por exemplo:

  • DBaaS (banco de dados como serviço).

Dessa forma, os serviços disponíveis vão desde armazenamento de arquivos, gerenciamento de identidade e acesso, banco de dados SQL, entre outros.

Além disso, a plataforma possui compatibilidade com todas as linguagens e estruturas, sem se limitar somente aos aplicativos do Windows.

Logo, o Microsoft Azure funciona como um PC virtual que, aliado ao seu negócio, contribui para alcançar metas, gerenciar riscos, otimizar processos, minimizar custos, etc. 

Esse é um provedor de nuvem escalonável, com infraestrutura global e que reúne tudo o que você precisa para trabalhar em um ambiente híbrido, como DevOps, análise de negócios e mais.

Quais as vantagens do Microsoft Azure?

Pagamento conforme o uso

O Azure é bastante flexível e competitivo em relação aos preços, sendo o provedor na nuvem mais econômico, se comparado com outras nuvens do mercado.

Por isso, você paga somente pelos recursos que usar, sem custos adicionais. 

O Microsoft Azure é adaptável ao seu orçamento empresarial e ainda fornece ferramentas gratuitas e sofisticadas para gerenciar seus gastos na plataforma.

Esse serviço também conta com o benefício Híbrido do Azure, um programa de licenciamento que te ajuda a economizar até 85% na execução de suas cargas de trabalho na nuvem, usando suas licenças locais existentes do Windows Server e do SQL Server.

Segurança e privacidade avançadas

Com reconhecimento global por seu compromisso e segurança de ponta, o Azure é altamente confiável, transparente e parceiro de inúmeras organizações ao redor do mundo.

De acordo com a Microsoft, são investidos US$ 1 bilhão por ano em privacidade e proteção de dados contra ameaças cibernéticas, como DDoS (ataque de negação de serviço). A plataforma ainda conta com mais de 100 ofertas de conformidade.

Logo, suas cargas de trabalho são protegidas rigorosamente e continuamente com controles e serviços internos no Azure em identidades, dados, redes e aplicativos.

Seu sistema avançado de segurança multicamadas age na detecção, investigação e resposta rápida a eventuais riscos. 

Tudo em tempo real, com insights acionáveis e a partir do aprendizado de máquina (Machine Learning), de análises comportamentais e inteligência baseada em aplicativo.

Soluções para todos os setores de negócios

Por meio das combinações certas de produtos e serviços do Azure, seus desafios comerciais podem ser solucionados, independentemente do setor em que sua empresa atua. Sejam eles:

  • Saúde;
  • Finanças;
  • Governo;
  • Varejo;
  • Manufatura;
  • E mais.

Para cada segmento, o Microsoft Azure possui soluções comprovadamente eficientes para cumprir demandas e otimizar operações. Esses serviços abrangem:

Ou seja, sua organização pode explorar inúmeras funções e, assim, oferecer a melhor experiência para os seus clientes.

Suporte a tecnologias de software livre

O software livre do Azure permite que você faça uso das ferramentas e tecnologias que achar melhor. 

É possível personalizar e executar seus aplicativos mais rapidamente, com ferramentas de código aberto.

Isso facilita o trabalho dos desenvolvedores, que conseguem colaborar e solucionar problemas de maneira mais prática, além de trabalhar em uma plataforma de nuvem altamente segura, flexível e livre para migrar aplicações de qualquer lugar.

Impulsione a inovação, capacite equipes de desenvolvimento e automatize fluxos de trabalho usando suas fontes de dados, sistemas operacionais e dispositivos de preferência.  

Confira 5 serviços do Microsoft Azure e como eles podem ajudar a sua empresa

O Microsoft Azure tem uma gama de produtos adequados para cada necessidade de negócio. 

Pensando nisso, reunimos 5 opções que podem contribuir na virtualização dos processos mais importantes da sua organização. Veja a seguir:

1. Área de Trabalho Virtual do Azure

A Área de Trabalho Virtual do Azure é uma ferramenta própria para empresas que querem habilitar o trabalho remoto seguro e aproveitar a experiência completa e ininterrupta do Microsoft Azure.

Acesse sua área de trabalho e aplicativos de maneira otimizada e aumente o desempenho e produtividade da empresa. 

A plataforma é compatível com o Windows 11 e integrada ao Microsoft 365. E se o seu negócio já tem licenças qualificadas, seus gastos com infraestrutura são ainda menores. 

Desse modo, a Área de Trabalho Virtual do Azure garante que os seus funcionários consigam realizar as mesmas tarefas disponíveis em uma área de trabalho local, como colaborar no Microsoft Teams e OneDrive.

2. Azure Active Directory

O Azure Active Directory é uma solução focada em segurança e gerenciamento de usuários e dados.

Ele promove proteção para identidades corporativas, com fortes políticas de acesso que incluem:

Assim, você controla e adapta seu ambiente de um único lugar e com total visibilidade dos seus recursos.

Além de proteger as suas contas, o Azure Active Directory proporciona uma experiência de login rápida e prática para os usuários, evitando perdas de senhas, acessos indevidos a aplicativos e dados, entre outros problemas.

3. Backup do Azure

Quer um serviço robusto, seguro e multifuncional de backup e recuperação de dados na nuvem? O Backup do Azure é a escolha apropriada para essa função.

Com ele, dá para fazer backup dos seus recursos locais — a curto e longo prazo — na nuvem do Microsoft Azure. 

Garanta um sistema de monitoramento e gerenciamento centralizado das suas informações, além de diversas opções de armazenamento, para acrescentar ainda mais proteção aos dados contra falhas de hardware local, por exemplo.

O Backup do Azure ainda atua na prevenção de ataques de ransomware, estejam os dados em repouso ou em trânsito.

4. Banco de dados SQL do Azure

O Banco de Dados SQL do Azure é uma ferramenta de banco de dados gerenciado na nuvem, constantemente atualizado, flexível e responsivo.

Desenvolva aplicativos dimensionáveis e elimine a complexidade na execução de tarefas de banco de dados.

Tudo isso acompanhado de controles integrados e detecção inteligente de ameaças, para que sua equipe não perca nenhum detalhe.

Com o Banco de Dados SQL do Azure, é possível obter informações quase em tempo real, adaptar o seu armazenamento às suas necessidades de mudanças, criar aplicações localmente e na nuvem, entre outros. 

5. VMs (Máquinas Virtuais)

Quer utilizar máquinas virtuais de alto desempenho e que cabem no seu orçamento?

O serviço de Máquinas Virtuais do Azure permite criar VMs do Linux e Windows, migrar cargas de trabalho e dispor, por custos mínimos, de uma infraestrutura de grande eficiência operacional.

Essa plataforma mantém seus dados criptografados e longe de riscos. E com os conjuntos de Dimensionamento do Azure, você desenvolve aplicativos escalonáveis e aumenta a resiliência.

Controle e realize backups dos seus ambientes de VM, assegurando a conformidade, identificando problemas, recebendo insights inteligentes, etc.

Para conhecer todos os produtos oferecidos pelo Microsoft Azure, acesse o Diretório de Serviços de Nuvem.

Quer saber como adquirir o Microsoft Azure e dar mais um passo rumo à transformação digital do seu negócio? Entre em contato com a Brinov.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos