Como a centralização de informações pode ajudar a sua empresa

By Jessica Fontes

outubro 15, 2021

Você sabia que a centralização de informações pode gerar vários benefícios para as empresas?

Atualmente, as organizações precisam lidar com um grande volume de dados, que são essenciais para que os gestores possam tomar decisões mais eficientes.

E é por isso que a falta de uma estratégia de gestão da informação, atrapalha a produtividade dos colaboradores e dificulta a conclusão de processos.

Quer saber mais sobre o processo de centralização de informações e como isso pode beneficiar a sua empresa? Então continue a leitura.

O que é centralização de informações?

Como o nome já deixa a entender, a centralização de informações está relacionada ao processo de armazenar todas as informações importantes para a empresa em único local.

Porém, dentro do contexto corporativo, esse conceito vai muito além.

As informações em questão, são os dados da organização, dos colaboradores e, obviamente, dos clientes.

Há um número considerável de atividades operacionais que dependem de dados vindos de várias áreas para serem executadas de forma eficiente.

Mas quando essas informações estão espalhadas em pastas aleatórias, pen drives e documentos impressos, fica muito mais difícil encontrá-las, o que compromete a execução de processos e pode até, atrapalhar a reputação da empresa.

Sendo assim, a melhor opção é armazenar todos esses dados em um único espaço, como por exemplo, um servidor em nuvem.

Dessa forma, os funcionários da empresa poderão encontrar determinadas informações sempre que necessário, de forma mais ágil e eficiente.

Como centralizar as informações do seu negócio?

Para te ajudar no processo de centralização de informações da sua empresa, separamos algumas etapas essenciais, que vão fazer com que você consiga colocar essa ideia em prática:

  • Defina a forma como as informações serão organizadas
  • Faça o controle de acesso às informações
  • Elimine processos burocráticos que dificultam a comunicação interna
  • Invista no treinamento da equipe
  • Utilize soluções tecnológicas, como um software de gestão integrada

Quais os benefícios da centralização de informações?

Agora que você já sabe a importância da centralização de informações para o ambiente corporativo, está na hora de conhecer os principais benefícios obtidos com essa prática. Confira:

1. Organização

Quando os dados da empresa ficam centralizados em uma única plataforma, fica muito mais fácil manter tudo em ordem.

Isso evita o risco de perda de informações ou então, que elas fiquem separadas em diferentes locais.

Desse modo, os gestores e colaboradores conseguem encontrar os registros necessários sempre que for preciso, além de garantir a segurança em relação ao armazenamento de arquivos e documentos.

2. Segurança

A segurança de dados é praticamente uma questão de sobrevivência para as empresas.

Quando a informação está espalhada em diferentes arquivos e mídias, os funcionários têm muito trabalho, já que eles levam mais tempo para encontrar informações, precisam refazer cadastros, banco de pesquisas, etc.

Desse modo, parte dos dados pode ser perdido ou até mesmo roubado, em pen drives que ninguém sabe onde estão, planilhas salvas em um único computador que os funcionários não usam mais, etc.

E é importante lembrar que a perda de registros, pode causar prejuízos para a sua empresa, que deve se responsabilizar pela segurança dos dados dos clientes e dos colaboradores.

Com a centralização de informações, fica muito mais fácil manter a segurança e o armazenamento dos dados.

3. Produtividade

Como você já sabe, a falta de organização afeta a segurança e, também, a produtividade dos funcionários.

Se eles passarem muito tempo em busca de arquivos e documentos, terão mais dificuldades em realizar tarefas, o que irá causar prejuízo para a empresa.

Quando as informações estão espalhadas em documentos físicos ou pastas aleatórias, os funcionários podem levar horas para encontrá-las.

Além disso, dados utilizados de forma incorreta, atrasam processos e geram retrabalho.

Porém, ao centralizá-los em um único local, tudo poderá ser encontrado em questão de segundos!

4. Otimiza a comunicação interna

A troca de informações é a base para qualquer tarefa operacional de uma empresa. Seja entre funcionários, setores, filiais e parceiros da organização, a equipe precisa saber com quem falar na hora de tirar dúvidas e realizar atividades.

Um esquema centralizado de dados, permite que a comunicação ocorra de forma mais eficiente e rápida, o que ajuda a otimizar o tempo e a produtividade dos funcionários.

5. Facilita o trabalho remoto

Por causa da pandemia que chegou ao Brasil em março de 2020, muitas empresas decidiram manter seus funcionários em home office.

Entretanto, tudo indica que nos próximos anos, muitos profissionais continuarão trabalhando de forma remota.

Para facilitar o trabalho e a troca de informações entre os funcionários que fazem home office com os que trabalham na sede física da empresa, é preciso criar uma estratégia de centralização de dados.

Caso contrário, os colaboradores terão muito mais dificuldade na hora de procurar por uma determinada informação.

6. Previsibilidade comercial

A concentração dos dados facilita o processo analítico por parte dos gestores e profissionais responsáveis.

Isso gera vários benefícios para os setores de marketing e vendas, pois assim, é possível verificar o número de leads necessários para que os profissionais consigam bater a meta, analisar a quantidade de conversões, etc.

Todos esses dados, são essenciais para a tomada de decisões da empresa, já que eles ajudam na identificação de pontos de melhoria em cada departamento.

Desse modo, os gestores e colaboradores podem criar um plano de ação mais eficiente e com estratégias que vão ajudar a empresa a adquirir vantagem competitiva no mercado.

Por que utilizar um software de centralização de informações na sua empresa?

Considerando a importância desse processo para a sua empresa, a melhor opção é utilizar os benefícios da tecnologia para centralizar dados importantes da sua empresa.

Esses softwares ajudam no controle do acesso às informações e otimizam o trabalho dos colaboradores.

Quer conquistar todos os benefícios da centralização de informações e aumentar a produtividade dos funcionários da sua empresa?

Então entre em contato com a Brinov e conheça as soluções tecnológicas que oferecemos!

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...