5 tendências que estão impactando o mercado das fintechs

By Lorraine Barbosa

fevereiro 18, 2022
Mercado das fintechs

O mercado das fintechs está facilitando o acesso aos serviços financeiros e otimizando a relação entre empresas e clientes.

Elas estão entre os segmentos mais relevantes da atividade econômica em relação à inovação tecnológica, cujos investimentos se transformam em novos produtos financeiros, serviços e experiências positivas para o público-alvo.

A expectativa para 2022 é que as fintechs cresçam ainda mais.

Por esse motivo, no post de hoje, veremos como está o atual mercado das fintechs e quais são as principais apostas tecnológicas para o setor.

A revolução do mercado das Fintechs

As fintechs são empresas que utilizam a tecnologia para otimizar a prestação de serviços bancários.

Elas mudaram totalmente a forma como as instituições financeiras se comunicam e desenvolvem produtos financeiros, já que por muitos anos, o setor bancário foi considerado um dos mais burocráticos.

Agora, quem está no centro das ações de marketing dessas empresas e do desenvolvimento de seus produtos, é o consumidor.

Portanto, os recursos tecnológicos passaram a ser ferramentas capazes de simplificar o dia a dia de quem precisa contratar um produto ou serviço financeiro.

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, SPC Brasil e Sebrae, 47% dos usuários das startups de serviços financeiros as consideram melhores que as instituições bancárias tradicionais.

Quais são as tendências tecnológicas que estão impactando o mercado das fintechs?

O ano de 2021 foi transformador para as fintechs. Já em 2022, tudo indica que essas startups continuarão tendo grandes responsabilidades na inclusão financeira e na criação de novos serviços.

Aliás, para as fintechs, que basicamente são empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, não dá para deixar a inovação e a tecnologia de lado.

Sendo assim, essas empresas precisam ficar de olho nas principais tendências do mercado. Dessa forma, será possível otimizar o crescimento e continuar as principais operações.

À vista disso, entre as principais tendências tecnológicas que vão impactar o mercado das fintechs em 2022 e nos próximos anos, podemos citar:

1. Ampliação do uso de dispositivos móveis (mobile)

Os dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais comuns na rotina das pessoas.

Por conta disso, uma de suas principais vantagens é a possibilidade de ter uma grande quantidade de aplicativos para diversos fins.

Isso significa que há grandes oportunidades para as startups que já estão de olho nos benefícios do desenvolvimento mobile.

Aliás, o uso de dispositivos móveis para atividades profissionais, já deixou de ser uma simples opção para se tornar o modo padrão de trabalho, proporcionando mais agilidade, praticidade e eficiência.

O desenvolvimento mobile ajuda a melhorar a experiência do usuário. Um aplicativo móvel criado com as particularidades de cada sistema operacional, otimiza a navegabilidade, o que deixa o consumidor mais satisfeito.

2. Nuvem dedicada ao mercado financeiro

A digitalização é um processo considerado extremamente relevante para o crescimento das organizações em todos os setores, principalmente no mercado financeiro.

A criação de uma infraestrutura em nuvem traz várias vantagens competitivas.

Para dar conta de toda a reestruturação necessária, muitas fintechs já estão pensando na possibilidade de contratar provedores de nuvem especializados.

Desse modo, as empresas terão mais autonomia para escalar ou reduzir recursos, com custos mais baixos e que se adaptam ao conjunto de serviços usados.

3. Segurança da informação

Um dos principais diferenciais que uma fintechs pode ter no momento atual, é a inovação.

Porém, o desenvolvimento e implementação de novos produtos financeiros, envolve a construção de bons sistemas de segurança, para que assim, os dados dos clientes permaneçam protegidos.

Além disso, o setor financeiro já conta com sistemas de proteção de defesa em várias camadas de segurança, visto que esse conjunto de processos é algo essencial para qualquer empresa.

Algumas startups decidem migrar para a nuvem. Nessa forma de armazenamento, os dados são mantidos e armazenados em backup por um provedor de sistema em nuvem.

Contudo, como essas empresas lidam diretamente com dinheiro, elas devem estar em conformidade com vários regulamentos, para que assim, seja possível realizar determinados serviços.

Isso significa que para uma fintech se adequar às regulamentações de cibersegurança, ela precisa desenvolver uma política de segurança cibernética, gestão de vulnerabilidades e, obviamente, implementar novos processos.

Qualquer caso de vazamento de dados pode afetar a reputação da empresa perante o mercado e os clientes. Por esse e outros motivos, é muito importante que a segurança da informação seja uma das principais prioridades de toda instituição financeira.

4. Suporte ao cliente

O suporte ao cliente é um serviço de atendimento que tem como principal objetivo fornecer uma experiência satisfatória para os clientes durante toda a jornada de compra.

É importante mencionar que estamos falando de uma área estratégica para qualquer negócio, já que a coleta de dados relevantes para entender o comportamento do consumidor, ajuda as empresas a desenvolver boas ações de comunicação e marketing.

Portanto, a necessidade de atender os cliente será suprida, cada vez mais, por processos automatizados.

Ao criar sistemas de atendimento virtual, a empresa consegue diminuir os custos com atendimento e o tempo gasto para responder os usuários, o que traz benefícios para os dois lados.

Porém, investir na capacitação e autonomia da equipe de atendimento, continua sendo muito importante, pois alguns clientes preferem receber suporte dessa forma.

Assim, o uso de softwares de atendimento pode ajudar os profissionais de atendimento a realizar um serviço de maior qualidade! 

5. Robotic Process Automation (RPA)

O RPA, que significa Robotic Process Automation, ou Automação de Processo Robótico em português, se refere ao uso de robôs digitais (bots) para executar tarefas repetitivas.

Essa tecnologia, que ajuda a reduzir custos, também é uma opção para tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Além disso, uma solução RPA facilita a integração de sistemas e a simplificação de tarefas.

As soluções baseadas em tecnologia vão se tornar cada vez mais comuns na rotina dos clientes e das empresas nos próximos anos.

Como as fintechs representam um setor que se destaca pelo uso da tecnologia e inovação, elas são ótimos exemplos para empresas de outros segmentos.

Portanto, entender quais são as principais tendências tecnológicas no mercado das fintechs, é essencial para acelerar o crescimento e ganhar vantagem competitiva!

Para trazer a inovação e a tecnologia para dentro da sua fintech, entre em contato com a Brinov!

0 comentários

Mais artigos

Data Fabric: dados prontos para as empresas

Data Fabric: dados prontos para as empresas

Os dados se tornaram ferramentas muito importantes na era da informação. Na prática, as empresas querem acessar dados para obter ideias e disponibilizá-los de forma rápida. Entretanto, muitos negócios não criaram uma estratégia realmente eficiente de gerenciamento de...

6 tendências de tecnologia no setor público

6 tendências de tecnologia no setor público

A transformação digital trouxe recursos que estão sendo implementados em todos os setores da sociedade, inclusive no setor público. Nos últimos anos, a inovação nesse setor aumentou consideravelmente e ganhou uma dimensão estratégica, modernizando a gestão pública....

7 tendências de tecnologia para 2022

7 tendências de tecnologia para 2022

Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital, que passa pela transformação cultural, econômica e profissional das empresas, gerando assim diversas tendências de tecnologia ao longo do tempo. Com o agravamento da pandemia do coronavírus em 2020 e no começo de 2021,...