Como a TI pode melhorar a experiência do cliente?

By Jessica Fontes

maio 1, 2021

Tão importante quanto oferecer produtos e serviços de qualidade, é buscar maneiras de melhorar a experiência do cliente para fazer com que ele se torna fiel a sua marca.

Você pode conquistar isso através de um atendimento diferenciado e de estratégias que a sua concorrência ainda não utiliza. Dessa forma, torna-se possível adquirir vantagem competitiva e sair na frente.

A boa notícia é que a tecnologia pode realmente melhorar a experiência do cliente e fazer com que seja cada vez mais fácil conquistar novos consumidores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

Qual é a importância da TI para a experiência do cliente?

Há algumas décadas, as empresas não tinham dados suficientes para entender sobre o comportamento e as preferências do público-alvo.

Atualmente, com a chegada de ferramentas de marketing e tecnologia, as organizações conseguem obter informações valiosas para guiar o relacionamento com os clientes.

Cada ferramenta tecnológica tem um objetivo diferente. O ideal é que esses softwares e aplicativos sejam usados de forma integrada. Ou seja, a melhor opção para a sua empresa, é criar um sistema centralizado para reunir informações de várias fontes.

Além disso, a evolução da computação em nuvem pode ajudar a criar essa estruturação de modo rápido e eficiente.

Toda essa centralização aproximou o consumidor das empresas, que atualmente, podem criar diversas estratégias de fidelização para que seja possível reter clientes.

5 dicas para melhorar a experiência do cliente através da TI

Você já sabe o quanto criar estratégias para melhorar a experiência do cliente é importante para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Mas afinal, o que pode ser feito para tornar o consumidor mais satisfeitos com os serviços? Como a tecnologia pode ajudar na fidelização e retenção de clientes? Descubra agora:

Conheça o seu verdadeiro público-alvo

Você realmente sabe quem são os seus clientes e a maneira como eles se comportam nas redes sociais?

Adquirir informações sobre o perfil dos seus clientes, como hábitos de vida, preferências e necessidades, por exemplo, é essencial para a continuidade do seu negócio.

A boa notícia é que a tecnologia pode realmente ajudar com essa questão. Há diversas ferramentas que analisam o comportamento dos usuários no seu site e nas redes sociais.

Para adquirir informações relevantes, você e a sua equipe devem analisar todos os dados obtidos. Depois de concluir a análise, é hora de começar o trabalho na prática!

Personalize o atendimento

Através das informações obtidas pelas soluções tecnológicas utilizados na organização, fica muito mais fácil personalizar o atendimento e fazer com que o cliente realmente fique satisfeito com a experiência que ele obteve na sua empresa.

A coleta de dados, o histórico sobre as compras realizadas e o comportamento do usuário nas suas páginas virtuais, dizem muito sobre as preferências dele e do que ele espera do seu negócio.

Dessa forma, a sua equipe de atendimento consegue desenvolver uma linguagem mais adequada ao perfil dele, além de obviamente, avaliar de forma mais precisa o nível de satisfação do consumidor.

Melhore a comunicação com o cliente e veja os resultados chegarem de uma forma muito mais rápida!

Conversas por chat

A forma como os clientes interagem com as empresas mudou consideravelmente nos últimos anos.

Se no passado, a maioria dos atendimentos não presenciais era feita por telefone, hoje não é mais assim.

Quando um usuário conhece uma nova empresa, diversas dúvidas começam a surgir. Ele quer realmente tem certeza de que a sua organização é a melhor opção para resolver os problemas e as necessidades dele. E é bem provável que esse usuário em questão, queira entrar em contato com a sua marca através de ferramentas virtuais.

O atendimento via chat é uma das melhores maneiras de oferecer um atendimento instantâneo. Se a sua empresa não utiliza esse recurso para melhorar a experiência do cliente, a concorrência pode se aproveitar dessa fraqueza.

Além disso, você pode utilizar recursos de vídeo, para facilitar o atendimento com as pessoas que não têm tanta facilidade ou familiaridade com a digitação.

O atendimento por vídeo, por exemplo, é uma forma extremamente eficiente de você oferecer um atendimento personalizado e diferenciado.

Dê enfoque às necessidades do usuário

Para melhorar a experiência do cliente, é preciso saber exatamente o que ele espera do seu negócio.

Ao utilizar determinadas ferramentas tecnológicas, não será difícil entender mais sobre as preferências e necessidades dele.

Pequenas ações, como atendimento via chat e envio de e-mails automáticos informando o status da resolução, são algumas formas de deixar os consumidores mais satisfeitos.

Treine a sua equipe para utilizar ferramentas virtuais

Quando se fala em melhorar a experiência do cliente, é necessário, em primeiro lugar, pensar nos seus colaboradores.

São eles que vão lidar diretamente com o público-alvo e responder as perguntas feitas pelos usuários.

Se a tecnologia é algo essencial para a sua empresa, os funcionários precisam aprender a lidar com as ferramentas de TI e de marketing que serão utilizadas para melhorar a experiência do cliente.

No começo, alguns funcionários podem sentir dificuldades ou então, até se recusarem a utilizar essas ferramentas. Porém, se eles forem bem treinados, vão perceber que os softwares e aplicativos facilitam muito o trabalho deles e ajudam a deixar os clientes mais satisfeitos.

Como os funcionários que lidam diretamente com os clientes realmente precisam saber como utilizar essas soluções tecnológicas, o ideal é começar a treiná-los o quanto antes.

Plataformas de gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM), por exemplo, são extremamente úteis. Porém, para pessoas com pouco conhecimento nesse tipo de ferramenta, a análise de dados pode se tornar um processo difícil e trabalhoso.

Por isso, se você realmente quer melhorar a experiência do cliente, invista em treinamentos.

Você quer saber mais sobre as ferramentas de marketing e tecnologia que podem melhorar a experiência do público-alvo nos canais virtuais de atendimento da sua empresa? Então entre em contato com a Brinov agora mesmo!

Nós somos representantes das soluções tecnológicas mais modernas e inovadoras do mercado.  Elas podem te ajudar a melhorar a experiência do cliente e fazer com que a sua empresa ganhe vantagem competitiva!

Se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto, nós ficamos à sua disposição para mais informações.

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...