Maturidade digital: como ela impacta os seus negócios?

By Lorraine Barbosa

março 17, 2022
Maturidade Digital

Para absorver novas demandas e acompanhar as principais tecnologias do mercado, é importante alcançar a maturidade digital, que basicamente é um processo que ocorre após a transformação digital.

Embora os dois termos sejam essenciais para as empresas que querem ganhar espaço no mercado, eles possuem conceitos e aplicações diferentes.

Pensando nisso, no artigo de hoje, iremos falar sobre a importância da maturidade digital para o seu negócio!

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital é o termo que se refere à capacidade que um negócio tem para competir de forma eficiente no ambiente digital.

Ou seja, é o conceito que busca entender o nível de entendimento e integração de tecnologias na rotina de uma organização.

Para isso, a empresa precisa se adaptar às principais inovações e responder de forma adequada às demandas do mercado.

Conforme o modelo desenvolvido pelo Google e BCG, a maturidade digital pode ser dividida em quatro estágios:

  • Empresas nascentes: são as empresas que ainda não estão muito atentas às estratégias digitais.
  • Empresas emergentes: essas empresas já possuem um processo de armazenamento de resultados, mas sem cruzamento de resultados.
  • Empresas conectadas: aqui, se encontram as empresas que interligam informações captadas através de diversos canais, fazendo com que seja possível cruzar resultados e analisar métricas.
  • Empresas multimomento: o quarto nível se refere aos negócios que já utilizam a tecnologia para oferecer experiências personalizadas aos consumidores.

Qual a diferença entre maturidade digital e transformação digital?

A transformação digital também é um termo muito comum no dia a dia e de grande relevância na rotina organizacional.

Além de ser um conceito bem conhecido, essa tendência traz diversos impactos significativos para os negócios. E é por isso que muitas pessoas confundem a transformação digital com a maturidade digital.

Uma empresa até pode ter passado pelo processo de transformação tecnológica nos últimos anos. Entretanto, se ela não atingir a maturidade, os resultados não serão tão bons assim.

O principal objetivo dessa mudança é obter boas práticas a partir do uso de ferramentas tecnológicas e da introdução de novos modelos operacionais em toda a empresa.

Geralmente, essas tecnologias integram ações, aumentam a produtividade dos funcionários e otimizam a experiência do cliente.

Contudo, para alcançar melhores resultados, é necessário fazer com que a tecnologias e os processos inovadores não sejam apenas práticas temporárias, mas sim, algo permanente na empresa.

Durante a fase de transição, é importante entender todos os níveis de digitalização, além de mapear os fatores que irão transformar o negócio.

E é nesse momento que a maturidade digital entra em ação, já que esse termo determina se uma empresa está realmente pronta para competir em um mercado cada vez mais tecnológico e integrado.

Desse modo, podemos dizer que uma empresa alcançou a sua maturidade digital, quando ela usa tecnologias para automatizar processos, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e criar produtos/serviços inovadores, pensando no curto e no longo prazo.

Quais os benefícios da maturidade digital para a sua empresa?

Há várias vantagens que comprovam a necessidade de alinhar a transformação digital com a maturidade digital. Confira:

Aumento da eficiência e produtividade

A tecnologia ajuda a automatizar processos e diminuir a ocorrência de erros, além de fazer com que os colaboradores tenham mais tempo para focar em atividades estratégicas.

A realização de tarefas manuais e a falta de integração entre sistemas fazem com que os funcionários levem muito mais tempo para finalizar uma atividade que poderia ter sido automatizada.

O uso da inteligência artificial e de outras tecnologias, além de ajudar na automatização de processos, reduz custos operacionais.

Desse modo, os trabalhadores poderão focar em atividades estratégicas, que realmente trazem bons resultados para a organização.

Favorece a inovação

As inovações nos processos são importantes para alcançar novos mercados, melhorar a satisfação dos clientes e otimizar o valor da marca.

O uso de ferramentas tecnológicas e mudanças na cultura da empresa, certamente, favorecem a inovação, tornando a empresa mais competitiva e reconhecida no mercado.

Contudo, com uma transformação digital madura, é possível adicionar processos de melhoria contínua com muito mais praticidade e facilidade.

Assim, a empresa consegue não apenas reduzir custos, mas também aprimorar a criação de produtos e serviços.

Melhora a satisfação dos clientes

Deixar os clientes mais satisfeitos é algo que toda a empresa deseja alcançar.

Por causa da tecnologia, os clientes estão mais próximos das marcas. O contato entre as duas partes está mais rápido e otimizado.

Entretanto, com o aumento da concorrência, está cada vez mais difícil fazer com que os consumidores se tornem fiéis a uma determinada marca.

Por isso, é importante criar uma conexão mais profunda com os consumidores, que, atualmente, estão o tempo todo em contato com propagandas e campanhas de diversas empresas.

Dessa forma, será possível criar estratégias de fidelização através de campanhas personalizadas e elaboradas com base em informações relevantes, como formato de conteúdo que os clientes mais gostam, melhor horário para postagens, etc.

Com as tecnologias atuais, as empresas podem ir muito além das mídias sociais para fidelizar e conquistar novos clientes.

Como a sua empresa pode alcançar a maturidade digital?

Os quatro estágios da maturidade digital dizem muito sobre a fase em que a sua empresa se encontra e o que precisa ser feito para tornar esse processo mais eficiente.

Além disso, existem alguns passos que vão ajudar a sua empresa a acelerar a transformação digital de forma madura, como por exemplo:

  • Avaliar o estado atual da empresa
  • Integrar a visão digital da sua empresa
  • Motivar e engajar a equipe de funcionários
  • Monitorar o progresso

Além disso, é importante dizer que não estamos falando de uma simples tarefa, que depois de finalizada, é esquecida pela empresa. A transformação digital é um processo contínuo!

Para entender mais sobre maturidade digital e descobrir quais são as melhores ferramentas tecnológicas para o seu negócio, entre em contato com a Brinov.

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...