6 sinais de que sua empresa precisa de uma solução de BI

Não são todas as organizações que estão utilizando os recursos de uma boa solução de BI (Business Inteligence). Infelizmente, isso é um grande erro, pois esse processo pode ajudar a muito no desenvolvimento das organizações. Os avanços tecnológicos revolucionaram completamente a nossa rotina e o mundo dos negócios. Atualmente, há várias ferramentas e estratégias baseadas […]

6 sinais de que sua empresa precisa de uma solução de BI

Não são todas as organizações que estão utilizando os recursos de uma boa solução de BI (Business Inteligence). Infelizmente, isso é um grande erro, pois esse processo pode ajudar a muito no desenvolvimento das organizações.

Os avanços tecnológicos revolucionaram completamente a nossa rotina e o mundo dos negócios.

Atualmente, há várias ferramentas e estratégias baseadas em dados que ajudam a entender mais o comportamento dos clientes e a melhorar o processo de tomada de decisões.

Por isso, é sempre bom implementar novas tecnologias no seu negócio.

Abaixo, você verá os seis sinais que indicam se a sua empresa precisa de uma estratégia e solução de BI. Confira:

Há divergências entre os objetivos estratégicos da sua organização

A sua empresa está totalmente fragmentada em setores que parecem funcionar de forma independente e desorganizada?

Quando um setor não consegue acompanhar as atividades de outro setor, significa que problemas relacionados as diretrizes organizacionais estão crescendo. Quanto antes a situação for resolvida, melhor.

Esse tipo de situação gera conflitos operacionais.  Felizmente, é possível resolver o problema através de uma solução de BI integrada com Big Data.

Com uma solução de BI, você consegue ter acesso a informações suficientes para tomar decisões importantes e completamente focadas nos objetivos organizacionais.

Isso acontece porque através da tecnologia, todos os envolvidos conseguem ter acesso às informações de modo integrado e simultâneo.

Baixo crescimento

Focar no longo prazo é importante, mas se a organização em questão está demorando muito para obter resultados, significa que há algo de errado e que está mais do que na hora de trabalhar a inteligência competitiva.

Não há dúvidas de que a tecnologia trouxe diversos benefícios para as organizações. Entretanto, o alto número de concorrentes e o excesso de produtos e serviços no mercado, mudou completamente o comportamento dos clientes - eles estão cada vez mais exigentes.

Se a sua organização não estiver atenta a essas mudanças, fica difícil crescer e conseguir obter reconhecimento no mercado.

Será que a sua empresa está realmente por dentro das novas preferências dos clientes? Quais problemas eles esperam que o seu negócio possa resolver?

Essas informações podem ser obtidas através de uma solução de BI e outras ferramentas de tecnologia.

Mas você só vai poder ter certeza disso quando for fazer comparativos de históricos e analisar dados.

Está cada vez mais difícil encontrar informações importantes

O departamento de tecnologia da informação está funcionando perfeitamente e todas as demandas dos colaboradores estão sendo atendidas.

Mas quando você vai procurar informações estratégicas, não consegue encontrá-las em nenhum local.

Se identificou com essa situação?

Muitas decisões de negócios dependem da análise de dados para serem validadas. Sem isso, é muito arriscado tomar decisões referentes ao futuro da empresa.

Claro que é sempre possível contar com a ajuda dos colaboradores nessas horas, mas se eles precisarem pausar outras atividades importantes para encontrar informações, a produtividade deles será afetada.

A melhor opção, nesses casos, é sempre utilizar uma solução de BI projetada para a obtenção de respostas e informações organizacionais nos momentos em que você mais precisa.

Por que utilizar uma solução de BI?

Baixa produtividade

O BI aumenta o conhecimento dos colaboradores acerca da empresa, revelando falhas que se fossem emitidas em um relatório manual, passariam totalmente despercebidas.

Com essas informações, torna-se possível minimizar riscos e resolver problemas antes mesmo de que eles comecem a surgir.

Isso ajuda aumentar a produtividade dos colaboradores, pois além de eles ficarem mais cientes do que está acontecendo dentro da organização, diversas atividades que antes levavam horas para serem concretizadas, poderão ser realizadas em menos tempo.

E é por isso que uma boa solução de BI ajuda a otimizar o trabalho dos colaboradores.

Decisões erradas foram tomadas devido a inconsistência dos dados

Se sua empresa tomou decisões equivocadas por causa da desorganização de dados ou divergências nos sistemas, está na hora de considerar a implementação de uma solução de BI.

Além de o Business Inteligente converter dados em informações relevantes, que possam ser colocadas em prática, essa ferramenta gera relatórios mais eficientes e de maior credibilidade.

Sem um tratamento eficiente de dados, as chances de você tomar decisões equivocadas aumentam consideravelmente.

É importante lembrar que decisões erradas prejudicam a produtividade dos funcionários e em muitas situações, comprometem o orçamento da organização.

As fontes de dados estão desintegradas

Diariamente, a sua empresa coleta dados através de informações oriundas de todos os setores da empresa, redes sociais e relatórios, não é mesmo?

Esses dados até podem fornecer informações relevantes. Porém, se analisados de forma isolada, fica difícil extrair dados e identificar riscos organizacionais.

A Inteligência de Negócios ou Business Inteligence (BI) é uma boa solução justamente porque ela tem a capacidade de converter dados em um contexto útil, no qual ideias possam ser geradas de forma mais rápida.

A partir dela, você consegue transformar dados  em informações relevantes e de grande valor para a sua organização.

Você se identificou com uma das situações acima? Neste caso, a sua empresa precisa adotar uma solução de BI para que os resultados corporativos possam ser potencializados no ano de 2021.

Como aplicar uma solução de BI na sua empresa?

Você já sabe o que é BI e a sua empresa realmente precisa dessa solução.

Mas como aplicar esse conceito na prática?

O primeiro passo é fazer uma análise geral de todas as necessidades da sua empresa: natureza das operações, setor, número de colaboradores, ameaças, etc.

Depois, é hora de começar a utilizar ferramentas e outros recursos tecnológicos para otimizar o trabalho.

É importante lembrar que BI não é apenas uma tecnologia, mas sim, uma série de ferramentas que auxiliam a sua organização a lidar com os dados obtidos, utilizando-os como uma estratégia para tomar decisões melhores.

Quer entender mais sobre ferramentas e tendências tecnológicas? Então clique aqui para acessar o nosso blog!

Se você quer encontrar uma solução de BI para o seu negócio, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a Brinov.

Nós oferecemos as soluções tecnológicas mais modernas e eficientes do mercado. Além disso, personalizamos nossos serviços para que eles possam ser adequados às necessidades da sua empresa.

Mande uma mensagem através do nosso site para que a nossa equipe possa analisar o seu caso e oferecer uma solução!

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos