8 ferramentas tecnológicas para aumentar a produtividade no trabalho

By Laura Paulino

abril 26, 2021
aumentar a produtividade no trabalho

É indiscutível o poder que a tecnologia tem para aumentar a produtividade no trabalho de modo considerável.

Além de ela ajudar a reduzir custos e trazer novas oportunidades de desenvolvimento, também é uma grande aliada das empresas que querem capacitar e treinar seus colaboradores.

As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado atendem múltiplos objetivos organizacionais.

Afinal, não importa se você quer encontrar soluções que ofereçam mais segurança virtual ou que ajudem a melhorar o processo de comunicação interna: sempre há um novo recurso tecnológico que pode beneficiar a sua organização.

Quer saber mais sobre as ferramentas que aumentam a produtividade dos colaboradores e ajudam a sua empresa a reduzir custos operacionais? Então continue lendo o artigo!

Por que a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade no trabalho?

Os novos recursos tecnológicos conseguem realizar o trabalho que antes era feito de forma manual com muito mais rapidez e eficiência.

Desse modo, torna-se possível diminuir custos que comprometem o orçamento da empresa, otimizar processos, integrar ferramentas e se comunicar com fornecedores e clientes de qualquer lugar do país.

Isso significa que ao utilizar determinadas ferramentas, você consegue economizar em certas áreas e investir em outras.

Para que você consiga atingir seus objetivos, separamos uma lista com algumas ferramentas que vão realmente a aumentar a produtividade no trabalho e deixar tanto você quanto os seus colaboradores mais satisfeitos e menos sobrecarregados. Veja só:

1. Microsoft 365

Toda empresa utiliza alguma plataforma da Microsoft para redigir documentos, enviar e-mails, criar planilhas, etc.

Porém, há uma ferramenta que basicamente, funciona como um conjunto de aplicativos que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho e fazer com que todos os funcionários consigam trabalhar de forma mais organizada.

O Microsoft 365 é uma plataforma que inclui módulos que permitem o uso do pacote Microsoft Office Online e Off-line, além de obviamente, apps hospedados na nuvem.

Esse programa está disponível em duas formas: O Microsoft 365 Business e o Microsoft 365 Enterprise.

2. Google Workspace

O Google Workspace é uma plataforma que oferece diversos recursos para as empresas.

Hospedado na nuvem do Google, ele foi projetado com o objetivo de criar um ambiente de colaboração e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Com ele, é possível que diversos funcionários possam colaborar em um mesmo projeto. 

Assim, é possível otimizar processos e melhorar a comunicação interna.

3. Go To Meeting

O GoToMeeting é uma ferramenta de videoconferência.

Esse recurso tecnológico oferece recursos como compartilhamento de tela, sessões de treino (para você que quer desenvolver e capacitar seus colaboradores) e gosta de fazer reuniões online com os clientes da empresa.

Caso você queira adotar o home office de forma permanente na organização, vai precisar utilizar ferramentas que ajudem a diminuir falhas nos processos de comunicação interna e externa, não é mesmo?

O GoToMeeting é uma delas!

4. IceWarp Cloud

O IceWarp Cloud é uma plataforma que combina reuniões online com aplicações de e-mail comercial, colaboração em documentos da empresa e TeamChat para utilizar quando os colaboradores precisarem desenvolver projetos organizacionais.

É uma solução completamente segura e que suporta praticamente todos os tipos de plataformas móveis.

Se você quer tornar a sua empresa mais lucrativa, melhorar o processo de comunicação e ter um e-mail comercial mais eficiente e simplificado, o IceWarp é a solução para aumentar a produtividade no trabalho dentro da sua organização.

O visual é moderno, intuitivo e muito simples de usar. Ou seja, até mesmo pessoas que nunca utilizaram essa plataforma, não vão ter dificuldades em acessar os recursos disponíveis.

5. Exchange Online

O Microsoft Exchange Online é mais uma das soluções da Microsoft para aumentar a produtividade no trabalho.

Na verdade, essa ferramenta fornece os recursos do Microsoft Exchange Server como um serviço baseado na nuvem.

Os objetivos das empresas que utilizam o Exchange Online, são utilizar e-mails que possam ser armazenados em servidores que dão suporte a vários usuários de forma simultânea e manter maior controle sobre os serviços de mensagens.

Além disso, esses servidores que são hospedados em data centers da Microsoft podem ser acessados pela internet ou através de uma rede corporativa.

6. Citrix Content Collaboration

O Citrix Content Collaboration é a plataforma perfeita para você que quer fazer com que seus funcionários consigam aumentar a produtividade no trabalho e tenham mais facilidade em acessar informações.

Através do Content Collaboration, torna-se possível simplificar o acesso aos dados (não importa em qual local eles estejam armazenados).

Além disso, é possível acessar de forma ilimitada todos os documentos com segurança e maior controle.

7. Citrix Virtual Apps and Desktops

O Citrix Virtual Apps and Desktops também é uma solução desenvolvida pela empresa Citrix, mas funciona de uma forma um pouco diferente.

Nós estamos falando de uma plataforma de virtualização baseada na nuvem e que ajuda a permitir acesso seguro e remoto aplicativos Windows, Linux e web.

Há diversos recursos que ajudam a aumentar a segurança no ambiente de trabalho, como por exemplo, a autenticação de vários fatores e gerenciamento de senhas.

O Citrix Virtual Apps and Desktops ajuda a aumentar a produtividade no trabalho pelo seguinte motivo: ao utilizá-lo, os membros da equipe conseguem interagir através de áudio, vídeos e outras ferramentas de colaboração.

8. Citrix Workspace

O Citrix Workspace é ideal para você que precisa de um espalho de trabalho digital completo, personalizado e seguro para capacitar seus colaboradores e fazer com que eles consigam trabalhar de qualquer lugar.

Ou seja, se você possui funcionários que fazem home office, o Citrix Workspace vai aumentar a produtividade dos seus colaboradores, independentemente do local em que eles estão acessando os dados.

A ferramenta facilita a integração com plataformas desenvolvidas por outras empresas e ajuda a reduzir os custos operacionais com o setor de TI.

Você quer fazer com que seus funcionários consigam a aumentar a produtividade no trabalho e realizem mais tarefas em menos tempo?

Então está na hora de utilizar mais ferramentas tecnológicas e iniciar o processo de transformação tecnológica na sua empresa.

Se você quer saber mais sobre as soluções tecnológicas mencionadas acima ou sobre outras ferramentas virtuais, entre em contato com a Brinov agora mesmo!

0 comentários

Mais artigos

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Em um mundo em que os smartphones estão sendo cada vez mais utilizados, o mobile learning se apresenta como uma solução para o ensino, treinamento e capacitação à distância. Não há dúvida alguma de que os dispositivos móveis vieram para ficar. O uso desse aparelho é...

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...