7 dicas para você utilizar todo o potencial de um webinar na sua empresa

By Jessica Fontes

abril 27, 2021
webinar

O webinar é uma novidade para a maioria das empresas. Porém, esse formato de conteúdo pode contribuir muito para o crescimento do seu negócio e fazer com que seja mais fácil se comunicar tanto com os funcionários da sua empresa quanto com os clientes.

Como o nome já diz, webinar é um tipo de videoconferência online, que pode ser utilizado para fins comerciais, empresariais ou educacionais.

Para entender mais sobre o potencial desse formato de comunicação e como ele pode beneficiar o seu negócio, continue a leitura.

Por que fazer um webinar?

Um seminário online ou em vídeo, feito ao vivo, pode ser usado em diversas situações, como por exemplo:

• Treinamento de funcionários

• Apresentações corporativas

• Engajamento do público-alvo da empresa

• Conversão leads em clientes

• Transmissão de eventos ao vivo

• Melhorara do processo de comunicação com investidores da empresa

Como você pode ver, os webinars oferecem vários benefícios para a sua organização.

Mas para que essa estratégia realmente traga resultados, é preciso utilizá-la da forma certa.

Veja como pode aumentar o lucro da sua empresa, conquistar mais clientes e aumentar a produtividade dos funcionários através dos seminários online:

1. Utilize as ferramentas certas

As apresentações podem ser transmitidas por redes sociais, como o Facebook e YouTube, por exemplo.

Mas para aproveitar todo o potencial dessa videoconferência, o ideal é utilizar ferramentas com recursos específicos, como a GoToWebinar.

Mas por que é tão importante utilizar uma ferramenta própria para divulgar esse tipo de conteúdo?

Primeiramente, porque as plataformas desenvolvidas exclusivamente para a realização de seminários e apresentações corporativas, oferecem os recursos necessários para que a videoconferência atraia os resultados desejados.

Além disso, caso ocorra qualquer tipo de problema, vai ser muito mais fácil resolvê-lo se você utilizar uma ferramenta apropriada.

Com a plataforma correta, você não vai ter dificuldade nenhuma para se comunicar com os colaboradores da empresa e treiná-los para eventuais projetos ou então, com clientes e investidores.

Sem um espaço apropriado, não é possível ter um evento. Correto? Isso acontece no mundo virtual.

Por mais que atualmente seja possível encontrar redes sociais com um grande potencial de alcance, nem todas elas são a solução quanto você quer trabalhar com um formato de conteúdo específico, como os seminários online.

A ferramenta certa é o primeiro passo para fazer com que o webinar traga bons resultados para a organização.

2. Defina o tema e a data do seu webinar

Depois de escolher a plataforma, é hora de definir o tema do seu webinar.

Você pretende realizar um treinamento corporativo ou uma apresentação para atrair mais clientes para a sua empresa?

Para não ter problemas em relação a data do webinar, converse com a sua equipe de funcionários, para que juntos vocês consigam decidir o melhor dia para realização do seminário e o tema que deve ser abordado.

3. Crie uma landing page e invista em divulgação

Se você quer utilizar um webinar para se comunicar com o público-alvo, vai ser necessário desenvolver uma landing page para divulgar o seminário online.

A landing page criada para a divulgação, deve ser extremamente simples. Coloque apenas a data, o horário e uma breve descrição do tema que será abordado no seminário online.

Os interessados devem preencher o formulário com endereço de e-mail e alguns dados profissionais, como empresa em que trabalha, por exemplo.

4. Treine a sua equipe de funcionários

Caso você queira utilizar webinars de forma frequente para melhorar o processo de comunicação na empresa, é importante se reunir com todos (mesmo que de forma virtual) para falar sobre o uso dessa nova ferramenta.

Não há dúvidas de que utilizar webinars dentro do ambiente empresarial, é uma ótima forma de realizar treinamentos corporativos e melhorar o processo de comunicação na empresa, principalmente se boa parte dos funcionários trabalha em casa.

Mas para isso, será preciso fazer treinamentos e explicar o motivo pelo qual os seminários online vão se tornar recorrentes na organização.

As ferramentas de webinar também são ótimas opções para treinar não apenas os novos funcionários, mas também os mais experientes, quando você sentir que há a necessidade de implantar um novo modelo de trabalho na empresa ou caso ocorra alguma mudança que afete todos os setores da organização.

5. Prepare um roteiro

Claro que na hora da apresentação do seminário, sempre surgem alguns imprevistos.

E é exatamente por esse motivo que vale a pena se preparar e organizar as informações, pois caso ocorra algum problema na última hora, você não vai ficar perdido na apresentação.

Além de criar um roteiro, é interessante montar slides e apresentações em gráficos, para que dessa forma, os participantes consigam entender melhor sobre o tema que você quer desenvolver.

6. Apresente o seu webinar

Durante a apresentação, utilize todos os recursos disponíveis da plataforma escolhida para a realização do webinar.

Aproveite essa oportunidade para melhorar o engajamento do público (caso seja uma apresentação externa) e fazer treinamentos corporativos de forma simples e eficiente.

7. Avalie o resultado de cada webinar

Não importa a frequência com que você quer fazer webinars.

No final de cada apresentação, é necessário monitorar os resultados para saber se a estratégia está realmente dando ou certo não.

É interessante analisar o perfil dos participantes do webinar (para qualificar os seus leads), saber exatamente quantos participantes estavam na apresentação e o grau de sucesso do evento realizado.

Você quer utilizar webinars para realizar apresentações corporativas, se comunicar com os clientes e treinar funcionários?

Então conheça mais o GoToWebinar e todos os recursos dessa ferramenta. Através dela, você pode ter acesso a todas as perguntas e respostas feitas nos seminários, destacar itens importantes da apresentação e conduzir consultas e pesquisas entre o público presente.

Aqui na Brinov, você tem acesso as melhores soluções tecnológicas para melhorar o processo de comunicação da sua empresa (tanto interna quanto externa) e aumentar a produtividade dos funcionários, estejam eles fazendo home office ou trabalhando presencialmente.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...