Qual a importância da tecnologia na logística?

By Lorraine Barbosa

abril 7, 2022
Importância da tecnologia na logística

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados.

O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais tendências do setor e utilizar as ferramentas tecnológicas adequadas.

Por isso, no post de hoje, vamos explicar tudo sobre os benefícios da tecnologia na logística e te mostrar as principais soluções disponíveis no mercado.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

A tecnologia e o os processos logísticos

Os processos logísticos englobam as atividades realizadas dentro de uma organização com o objetivo de descobrir as melhores maneiras de produzir e distribuir os produtos oferecidos.

Antes mesmo de os bens serem produzidos, a companhia deve levar em conta vários fatores, tal qual os custos de armazenagem, dados sobre estoque e suprimentos, entre outros.

Sendo assim, manter um registro organizado e acessível dessas informações é uma forma de agilizar processos, aumentar a produtividade dos funcionários e ganhar vantagem competitiva no mercado.

Afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e menos fiéis. Por esse motivo, problemas de entrega de um produto errado ou atrasos, fazem com que a empresa perca a chance de fidelizar consumidores.

A tecnologia na logística traz ferramentas altamente eficientes, capazes de processar um grande volume de dados em pouco tempo, monitorar estoques e rastrear produtos.

Quais os principais benefícios da tecnologia na logística?

A integração entre tecnologia e logística é essencial para as empresas, já que traz diversos benefícios, como por exemplo:

Centralização de informações

Com a centralização, é possível adquirir o controle total das informações.

Assim, quando as informações não estão integradas e reunidas em um único local, os funcionários começam a ter dificuldades em encontrar os dados mais atuais e saber o que é de fato relevante para a empresa.

Dados centralizados são importantes para aumentar a confiabilidade nos registros e determinar a validade de um documento.

Desse modo, a sua empresa poderá criar uma estratégia de segurança de dados e otimizar a comunicação entre diferentes setores.

É que quando se adota um sistema de gestão, as informações ficam armazenadas em uma base de dados única, o que facilita o acesso e o monitoramento.

Integração de processos

A integração de processos é um dos principais benefícios da tecnologia na logística.

Assim, os sistemas integrados fazem com que a comunicação possa ser realizada em tempo real, o que agiliza a conclusão de atividades e evita que vários erros aconteçam.

Satisfação do cliente

Quando as mercadorias são entregues dentro ou até mesmo antes do prazo, sem danos, os consumidores ficam satisfeitos.

Por conta disso, problemas com produtos entregues no endereço errado ou após o prazo, prejudicam os clientes e, consequentemente, afetam a reputação do seu negócio, principalmente se isso ocorrer com frequência.

Por esse motivo, é essencial entender a importância da tecnologia na logística e aplicar as melhores soluções de armazenamento, gestão e distribuição.

Redução de falhas

Os processos manuais e repetitivos, além de serem demorados e complexos, dificultam a organização e desperdiçam recursos da empresa.

E é justamente por isso que a automação de processos traz benefícios para os negócios, já que ela gera uma redução considerável de falhas humanas, além de identificar erros rapidamente.

Desse modo, os funcionários poderão focar em atividades mais estratégicas para a organização.

Organização e planejamento

Com acesso a informações mais precisas, o planejamento é otimizado.

Ou seja, a empresa consegue adquirir uma confiança maior no momento de tomar decisões estratégicas.

Quais são as soluções da tecnologia na logística?

No setor de TI, a logística pode contar com soluções tecnológicas inovadoras, que possuem um papel essencial na otimização de processos.

Confira algumas dessas soluções:

Customer Relationship Management (CRM)

O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) é um sistema usado para gerenciar o relacionamento com os consumidores de forma integrada.

Basicamente, o  processo de gerenciar contatos engloba fornecedores, colaboradores e, claro, consumidores que se encontram em diferentes etapas do funil de vendas.

Embora o uso do CRM na logística ainda não seja tão claro para muitos negócios, aqueles que já perceberam o valor da ferramenta aplicada em processos de distribuição e controle, já estão obtendo bons resultados.

Por isso, podemos dizer que o CRM tem um papel fundamental para a tecnologia na logística.

É que assim como em qualquer área, a logística também precisa fazer uma boa gestão de relacionamento com os seus clientes e adequar os processos sempre que for necessário.

Dentre as principais funcionalidades da plataforma que podem trazer benefícios para esse setor, podemos citar:

  • Integração com ferramentas de gestão;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Geração de relatórios.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil e integrado aos dados de um negócio.

Além disso, a partir dessas informações, a empresa consegue fazer diagnósticos mais precisos sobre as medidas necessárias para otimizar processos e aumentar a produtividade.

Logo, essa ferramenta não traz benefícios apenas para o setor de logística, mas também para o financeiro e a controladoria, por exemplo.

Um bom sistema de ERP é capaz de identificar falhas de informação, monitorar a produção, controlar o estoque e muito mais.

Software de gestão de estoque

A tecnologia na logística, como você já sabe, depende de ferramentas inovadoras e que oferecem os recursos necessários para realizar as principais atividades do setor.

À vista disso, os softwares de gestão de estoque ajudam a empresa a prevenir perdas de estoque, controlar diversas áreas e minimizar as taxas de produtos obsoletos.

Não importa qual é o tamanho do estoque e a quantidade de mercadorias que devem ser distribuídas, pois um mecanismo de gestão sempre será necessário para otimizar a cadeia de suprimentos e atender às expectativas da empresa.

Conforme você pode notar, a tecnologia na logística apresenta um papel essencial no desenvolvimento e inovação desse setor.

E agora que você já sabe quais são os benefícios e as principais soluções do mercado para os processos logísticos, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov.

Ficamos à sua disposição para mais informações!

0 comentários

Mais artigos

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Em um mundo em que os smartphones estão sendo cada vez mais utilizados, o mobile learning se apresenta como uma solução para o ensino, treinamento e capacitação à distância. Não há dúvida alguma de que os dispositivos móveis vieram para ficar. O uso desse aparelho é...

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...