Segurança de identidade: por que é importante e como fazer

Quando o assunto é defesa contra ataques cibernéticos, investir em segurança de identidade deve ser uma das principais prioridades das organizações. Afinal, nem toda inovação é positiva; à medida que as tecnologias avançam, as ameaças também se modernizam, em busca de novas brechas para expor empresas a inúmeros tipos de violações. Portanto, ter compromisso com […]

Segurança de identidade: por que é importante e como fazer

Quando o assunto é defesa contra ataques cibernéticos, investir em segurança de identidade deve ser uma das principais prioridades das organizações.

Afinal, nem toda inovação é positiva; à medida que as tecnologias avançam, as ameaças também se modernizam, em busca de novas brechas para expor empresas a inúmeros tipos de violações.

Portanto, ter compromisso com a proteção de identidades é a chave para lidar com os constantes perigos que ameaçam a integridade dos seus recursos digitais.

Neste artigo, explicaremos mais sobre a importância da segurança de identidade e como fazê-la na sua empresa. Continue a leitura a seguir.

O que é segurança de identidade?

A segurança de identidade é uma abordagem de identificação dos usuários internos e externos, além do controle de acesso às contas corporativas. Isso é possível através do gerenciamento de permissões e identidades digitais da sua organização.

Se você usa alguma solução na nuvem, por exemplo, a inserção das credenciais básicas, como e-mail e senha, não deve ser o único método de login — aplicar estratégias de autenticação e políticas de segurança rigorosas assegura que os usuários usufruam de suas identidades conforme a função, obtendo privilégios mínimos e, assim, evitando fraudes e ataques de dados.

Dessa forma, você pode conceder ou remover o acesso dos colaboradores às suas tecnologias, sem precisar submeter a sua empresa a riscos de segurança.

Por que a segurança de identidade é importante?

Sem os procedimentos corretos de segurança de identidade, o seu negócio fica exposto às seguintes ameaças:

  • Roubo de senhas: decorrente de golpes virtuais ou ausência de senhas fortes para login. De acordo com pesquisa da Verizon, 4 entre 5 violações causadas por hackers utilizam senhas roubadas ou fracas;
  • Phishing: golpe muito comum, em que cibercriminosos se passam por pessoas ou instituições confiáveis para convencer as vítimas a enviar dados sensíveis;
  • Ataques de ransomware: segundo a NBC News, as tentativas diárias de ataques de malware chegam a 167 milhões, entre eles o ransomware, ameaça cibernética usada para sequestro de dados e extorsão;
  • Tentativas fraudulentas de login: informações da comunidade da Microsoft revelam que, diariamente, são feitas cerca de 300 milhões de tentativas de fraude, em que os hackers se aproveitam de senhas reutilizadas em outros sites para tentar novas invasões.

Agora que você já conhece os riscos, confira abaixo os principais benefícios de um bom sistema de segurança de identidade:

Acesso rápido

Ter processos baseados em segurança de identidade não só fortalecem a proteção como também a experiência de acesso dos seus colaboradores.

Com as estratégias certas, é possível diminuir consideravelmente o número de senhas perdidas, facilitar o login de usuários autorizados, por meio de autenticação reforçada — mas sem perder a praticidade — e ainda criar um sistema unificado e rápido de verificação de identidades.

Produtividade

Com a ascensão do modelo remoto de trabalho, combinar segurança com produtividade é a melhor forma de manter a continuidade das operações de uma empresa sem gerar preocupações.

Um exemplo de recurso de segurança de identidade que contribui para o aumento da produtividade é o logon único (SSO), método de autenticação que permite que o usuário acesse todas as suas aplicações sem precisar inserir senhas diversas vezes.

Redução de custos

Automatizando os seus processos em segurança de identidade, os custos com outros recursos, como gerenciamento de senhas, diminuem.

Além disso, reduzindo os problemas de segurança, as organizações evitam prejuízos relacionados à violações e, assim, conseguem investir tempo e dinheiro no que é realmente importante para o negócio. 

Gestão eficiente

Um bom sistema de segurança de identidade garante a gestão completa das senhas, identidades, usuários, etc. Isso é possível por meio de algumas funções, como:

  • Políticas de segurança reforçadas e configuráveis;
  • Monitoramento de atividades suspeitas;
  • Relatórios de segurança avançados;
  • Conformidade e auditoria;
  • Abordagem de Confiança Zero.

Como fazer a segurança de identidades da sua empresa?

Se você quer começar a fazer a segurança das identidades da sua organização, a melhor opção é adotar uma plataforma de gerenciamento de identidades.

Uma solução desenvolvida especificamente para essa função pode te ajudar na detecção mais eficiente de riscos, além da implementação de estratégias mais assertivas para proteger as suas aplicações na nuvem.

A Microsoft, por exemplo, atua com uma gama de produtos dedicados à segurança e privacidade. Com sua tecnologia avançada de MFA (autenticação multifator), a plataforma bloqueia 99,9% dos ataques baseados em identidade — e não é só isso: ela fornece acesso seguro contínuo, em várias nuvens e sem a necessidade de senhas.

As soluções recomendadas pela Microsoft para essa tarefa são:

  • Microsoft Entra: família de produtos de identidade, incluindo o Azure Active Directory;

Sua empresa está pronta para avançar em segurança de identidade? A Brinov pode te ajudar nesse processo.

Somos uma empresa especializada em softwares para organizações que querem modernizar suas operações e ainda obter proteção de ponta contra ameaças cibernéticas — tudo isso através de nossa parceria com alguns dos melhores fornecedores de soluções digitais do mercado, como Microsoft e Google.

Para mais detalhes, entre em contato com a nossa equipe e conheça os nossos serviços. 

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos