Saiba os benefícios do CRM para as vendas

O uso e os benefícios do CRM para a administração dos negócios são temas muito discutidos no mercado. No entanto, há poucas informações sobre a identificação dessas vantagens para a operação de vendas, isto é, como o sistema de fato ajuda na rotina dos vendedores.   Por mais que os vendedores, por vezes, vejam o […]

Saiba os benefícios do CRM para as vendas

O uso e os benefícios do CRM para a administração dos negócios são temas muito discutidos no mercado. No entanto, há poucas informações sobre a identificação dessas vantagens para a operação de vendas, isto é, como o sistema de fato ajuda na rotina dos vendedores.  

Por mais que os vendedores, por vezes, vejam o CRM como uma dentre tantas outras ferramentas que “complicam” ou “atrasam” seu trabalho por causa dos longos formulários a serem preenchidos como forma de controle do gestor, a ferramenta faz bem mais que isso, e por isso, não deveria ser vista assim!

Poucos são os funcionários que entendem os benefícios do CRM adquiridos e o quanto a ferramenta ajuda na ampliação das vendas.

Quer saber como? Continue lendo.

Como o CRM ajuda nas vendas?

Várias são as maneiras que essa ferramenta pode contribuir para a operação de vendas. Veja os benefícios do CRM nesse post.  

Maior organização

A centralização das informações num só lugar e numa única ferramenta é essencial para a manutenção do controle e para maior organização dos contatos.

As ferramentas de CRM armazenam sua base de dados na nuvem e com isso você consegue maior segurança das informações dos seus prospects, como celular, e-mail, tipo de empresa etc., bem como facilidade na visualização das mesmas.

Além disso, com o cadastramento dos contatos no sistema, você consegue organizar melhor suas visitas e os retornos de contato, por exemplo.

No calendário disponibilizado na ferramenta, é possível visualizar os seus compromissos diários e garantir que nada fique para trás, tornando a operação de vendas mais eficaz e segura.

Conheça o Ploomes e automatize suas vendas.  Faça um teste grátis.

Redução do desperdício de tempo

Depois de um longo dia de trabalho, cabe aos vendedores realizar algumas tarefas operacionais características do processo comercial, como envio de emails, criar propostas, elaborar orçamento etc.

Tarefas que levam tempo para serem feitas dependendo do mercado e da complexidade dos produtos oferecidos.  Como o CRM centraliza as atividades, ele acaba encurtando o tempo de execução delas para o vendedor.  

Entre esses benefícios do CRM, a automação de propostas é o mais essencial, pois permite que o vendedor insira os produtos da negociação, dados de contatos e disponibilização do valor final, podendo colocar IPI, ICMS, ST...

Isso garante que os dados sejam preenchidos, bem como a descrição do produto, prazo de entrega ou execução do serviço, em pouco tempo, evitando erros de digitação e retrabalhos.

Notificação das propostas e interações

Com a concentração e compartilhamento das propostas por meio de um link, é permitido que o vendedor receba notificações quando um cliente abre a proposta, além de um histórico com data e hora. Assim, fica fácil garantir o contato com seu prospect em um bom horário conveniente.

Além do mais, é possível realizar uma interação com o cliente pela da página da proposta, facilitando o esclarecimento de dúvidas e alinhamento.

Por fim, o trabalho diminui o atrito entre as partes e melhora a troca de informação. Via internet, o cliente pode aceitar a proposta, com a mesma com validade jurídica.

E não para por ai! Veja mais benefícios do CRM abaixo:

PipreDrive CRM: Uma maneira simples de vender. Teste gratuitamente.

Mais dados detalhados sobre os contatos

Os processos comerciais modernos já mostram o quanto você precisa saber sobre seus clientes, ainda mais sobre suas dores. Cada detalhe faz diferença e saber os problemas que os seus clientes precisam resolver é fundamental.

Dessa forma, você deve ter os pontos positivos, os fracos, os que incomodam mais, os que incomodam menos e com isso, conseguir que seu produto ou serviço ajude seu cliente. Felizmente, você tem tudo isso você tem no CRM. Todas essas informações ficam guardadas lá para quando você precisar alinhar o projeto e saber se está de acordo com as expectativas.

Todas essas funcionalidades e benefícios do CRM aperfeiçoam as vendas e garantem a maximização delas.

Veja também: 3 ferramentas de CRM para otimizar as vendas

Otimize as Vendas com os benefícios do CRM

Inserir a ferramenta CRM em uma equipe que ainda não está acostumada com o processo, é algo que deve ser feito com paciência, pois isso significa transformar a forma de trabalho dos vendedores e pode levar tempo para criar esse novo “habito”. Contudo, depois que vira habito, os resultados aparecem e o retorno é visível!

Deve-se pensar sobretudo nos benefícios do CRM para os vendedores, para a empresa, para os gestores e para os clientes, facilitando os processos e deixando tudo mais transparente e mensurável.

Mas como achar o CRM ideal? É difícil, não é mesmo?

A Brinov Consultoria pode te apoiar!

Nós sabemos da importância do CRM e estamos aptos para te ajudar a encontrar o melhor para o seu negócio.

Conheça mais sobre nossos serviços falando com um consultor.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos