Qualidade de software: o que é e como avaliar

By Lorraine Barbosa

abril 13, 2022

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo.

Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto.

Assim, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição de um programa de qualidade está justamente no fato de entender o significado desse conceito.

Pensando nisso, vamos explicar o que é qualidade de software e mostrar as principais métricas para te ajudar a fazer a avaliação da forma correta.

Continue a leitura para saber mais.

O que é qualidade de software?

A qualidade de software pode ser definida como a capacidade que o programa tem de funcionar de acordo com os requisitos do usuário.

O nível de satisfação nem sempre é alcançado de forma dinâmica. Por esse motivo, deve ser continuamente construído. Isso significa que a qualidade do produto depende do processo de desenvolvimento.

É importante lembrar que a qualidade de software tem mais a ver com aspectos internos do que externos.

Além disso, a aplicação precisa estar em conformidade com as definições de requisitos tomadas junto aos consumidores, sempre levando em conta os padrões de qualidade do negócio.

Cada ferramenta possui funções e objetivos específicos. Desse modo, a qualidade e eficiência do programa é medida pela capacidade de atender as necessidades dos usuários.

Qual a importância de testar a qualidade do software?

Avaliar a qualidade do software é importante para garantir que ele esteja funcionando de forma adequada, tendo em vista os principais objetivos e a maneira como os usuários irão utilizar os recursos.

Aliás, é o processo de avaliação que evita a ocorrência de determinados problemas nas empresas.

Afinal, um software que não está apresentando um bom desempenho, pode afetar negativamente a experiência do usuário, comprometer os resultados e até mesmo, prejudicar a imagem do negócio.

Devido ao aumento da concorrência nesse mercado, é importante que a sua empresa priorize a qualidade em todos os processos e operações.

Não importa se é no desenvolvimento de produtos internos ou externos – o negócio precisa manter um bom padrão de qualidade.

Ao realizar a análise de qualidade de software, é importante que você e a sua equipe respondam às seguintes perguntas:

  • O software pode ser otimizado ou corrigido?
  • O software cumpre o seu papel da forma esperada?
  • O software responde de modo rápido os pedidos do usuário? 
  • Como devemos configurar as contas de teste?

Como realizar uma avaliação de qualidade de software?

Tão importante quanto realizar a avaliação de qualidade de software, é garantir que esse processo seja feito corretamente.

Caso contrário, os diagnósticos incorretos irão prejudicar a estratégia do negócio.

Para te ajudar, vamos apresentar as métricas que devem ser utilizadas no processo de avaliação de software:

Alcance

É necessário considerar todos os aspectos que podem fazer com que a empresa atinja ainda mais o público.

Alguns exemplos disso, são a quantidade de idiomas que suportam a interface e as tecnologias com as quais o software se integra.

Profundidade

O conceito de profundidade de software ajuda a definir o grau de complexidade dos componentes do produto que está sendo desenvolvido.

Sendo assim, para mensurar essa métrica, é preciso levar em conta a arquitetura de software e sua complexidade, além de claro, tentar entender a geração de mapas detalhados de sua estrutura.

Portabilidade

A portabilidade pode ser definida como a facilidade na qual um software pode ser transferido de um sistema ou dispositivo para outro.

Ou seja, um software portátil deve funcionar em ambientes distintos.

Manutenibilidade

A manuatenibilidade é um aspecto da qualidade de software que caracteriza a facilidade de modificação de um software.

Um software pode ser mantido se os erros forem corrigidos sempre que aparecerem.

Além disso, as tarefas também podem ser facilmente adicionadas.

Confiabilidade

A confiabilidade é definida como a capacidade que o software tem de executar suas funcionalidades sem a ocorrência de falhas.

Portanto, por mais que a ocorrência de falhas seja comum, a equipe precisa estar preparada para minimizá-las e implementar processos capazes de evitá-las.

Eficiência

A métrica de eficiência se refere ao grau de desempenho efetuado pelo software e o tempo de execução de tarefas.

Em relação ao processo de análise de qualidade de software, a equipe deve levar em conta a capacidade do programa de trazer respostas de forma rápida, para que assim, seja possível proporcionar uma boa experiência aos usuários.

Quais os benefícios de uma boa avaliação de qualidade de software?

O processo de qualidade de software traz vários benefícios para o seu negócio e suas entregas.

Agora que você já sabe o significado desse conceito e como realizar a avaliação, está na hora de saber as vantagens que tudo isso pode trazer para a sua empresa:

Experiência do usuário

O processo de controle de qualidade trabalha em conjunto com os processos de desenvolvimento.

Desse modo, é possível evitar vários problemas e garantir que os requisitos sejam atendidos da melhor maneira possível, fazendo com que assim, o usuário tenha uma experiência positiva.

Aumento da confiabilidade

A confiabilidade, sem dúvida alguma, é um atributo de extrema importância. Afinal, seu objetivo é garantir que os sistemas não apresentem falhas durante a sua utilização.

Além disso, a confiabilidade está totalmente relacionada ao grau de satisfação que os usuários possuem nas aplicações.

Redução de custos

Quanto mais tarde um defeito demorar para ser encontrado, mais caro será para resolver o problema.

Por esse motivo, é ideal fazer testes com antecedência. Assim, é possível economizar recursos e garantir uma boa experiência aos consumidores.

Dessa forma, como você pode ver, a análise de qualidade de software é um processo essencial para qualquer negócio, independentemente do porte ou do segmento de atuação.

Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e o foco de qualquer empresa deve estar na experiência que os consumidores irão ter ao utilizar os produtos e serviços.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou então, quer trazer todos os benefícios da tecnologia para o seu negócio, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov.

0 comentários

Mais artigos

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Entenda o que é e como funciona o mobile learning

Em um mundo em que os smartphones estão sendo cada vez mais utilizados, o mobile learning se apresenta como uma solução para o ensino, treinamento e capacitação à distância. Não há dúvida alguma de que os dispositivos móveis vieram para ficar. O uso desse aparelho é...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...