3 maneiras de usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção de sua empresa

By Jessica Fontes

abril 1, 2022
Inteligência artificia

Nos dias de hoje, a praticidade e rapidez nos processos têm se tornado fundamentais para diversas empresas. Afinal, a tecnologia permite que tarefas desgastantes e monótonas possam ser automatizadas enquanto a equipe foca em objetivos mais importantes. Essa realidade não é diferente no RH de empresa, podendo ser facilitada através do uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção.

Selecionar os candidatos ideais para preencher certas vagas pode ser um processo longo que poderia ser facilitado com o uso da tecnologia.

É aí que a inteligência artificial (IA) pode se tornar um grande aliado no processo de recrutamento empresas.

Neste post, vamos te ensinar o que é e como usar essa tecnologia no recrutamento e seleção de sua empresa. Vamos lá?

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial é um conceito que vem sido desenvolvido desde os anos 50.

Alan Turing, também conhecido como o pai da ciência da computação, fez o certo questionamento: as máquinas tem a capacidade de pensar?

A partir dessa pergunta, Turing começou a desenvolver pesquisas que consistiam em uma pessoa tentar distinguir se uma ação foi feita por uma máquina ou por um humano. Com o avanço da tecnologia, esse conceito também foi sendo desenvolvido.

Hoje, podemos dizer que a inteligência artificial é a capacidade de se criar máquinas inteligentes que possam imitar comportamentos humanos para solucionar problemas, criar soluções e tomar decisões.

Atualmente, estamos cercados por inteligência artificial. Assistentes virtuais como o Google e Siri funcionam através da IA, assim como em aplicativos como Uber.

Do mesmo modo, também vemos a inteligência artificial em carros que dirigem sozinhos e dispositivos que tem a capacidade de “aprender” certos comportamentos de seus usuários.

Como usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Agora que sabemos um pouco melhor o que é a inteligência artificial, podemos aprender como ela é usada no processo de recrutamento das empresas.

Seleção de candidatos

A inteligência artificial está presente diversos apps e programas, incluindo ferramentas de gestão de RH.

Quando uma vaga de emprego é anunciada, uma empresa estabelece o conhecimento prévio que o candidato deve ter, assim como a experiência necessária para cumprir certa função.

No entanto, esses pré-requisitos muitas vezes não são atendidos, fazendo com que recrutadores tenham mais desgaste filtrando candidatos.

Através da inteligência artificial, esse processo pode ser automatizado, filtrando os candidatos que tem a qualificação necessária para a vaga e os que não tem.

Além disso, como a inteligência artificial é baseada em dados, as informações dos candidatos podem ficar armazenadas e serem resgatadas quando outra vaga adequada às habilidades do candidato surgir.

Atrair as pessoas certas para as vagas certas

Outro uso da inteligência artificial no processo de recrutamento é atrair o candidato certo para a vaga que a empresa está procurando.

À vista disso, a inteligência artificial pode ajudar empresas a programar anúncios de vagas de emprego que serão vistos apenas por candidatos que tem as qualificações necessárias para vaga.

Logo, isso também economiza tempo e recursos no processo de recrutamento e faz com que as entrevistas de emprego sejam mais direcionadas.

Portanto, isso pode ser feito através do histórico de busca de usuários e vagas de emprego que os usuários demonstraram interesse anteriormente.

Chatbots

Até mesmo antes de serem entrevistados, candidatos podem ter dúvidas sobre o processo seletivo, sobre a função da vaga, salário, etc.

Assim, algumas empresas têm um fluxo elevado de candidatos para a mesma vaga, tornando o processo de responder todas as dúvidas bem longo.

Dessa forma, os chatbots automatizam esse processo e fazem com que o candidato tenha uma experiência melhor com a empresa.

Temos um post explicando o que são chatbots, mas, de maneira simplificada, se trata de um software capaz de interagir com um usuário em tempo real.

Esses chatbots são programados para responder perguntas específicas da mesma maneira que um humano faria.

Dessa forma, a empresa economiza tempo e recursos, além de sanar as dúvidas dos candidatos antes mesmo da entrevista.

Além disso, alguns chatbots podem discernir comportamentos na linguagem do usuário, agregando ainda mais informações para os recrutadores.

Se você quer saber mais sobre a inteligência artificial e soluções para auxiliar no recrutamento e RH da sua empresa, entre em contato com um consultor da Brinov!

0 comentários

Mais artigos