5 maneiras fazer a integração remota de novos funcionários

By Jessica Fontes

outubro 14, 2021
integração remota

Quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, a integração remota começou a fazer parte da rotina de muitas empresas, independentemente do tamanho ou do segmento.

Essa mudança no modelo de trabalho tradicional foi a forma encontrada de manter o isolamento social sem prejudicar as operações internas.

Além disso, muitas empresas decidiram adotar o home office de forma permanente, o que tornou a integração remota uma ótima estratégia de contratação de novos profissionais.

Mas afinal, o que fazer para que os novos funcionários possam iniciar suas atividades em home office de maneira produtiva e eficiente?

Para saber mais sobre esse processo, continue a leitura.

O que é integração no trabalho?

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é necessário definir o conceito principal de integração no trabalho.

Basicamente, esse processo consiste em integrar um novo colaborador no ambiente de trabalho da empresa.

Isso envolve muito mais do que apenas falar sobre as principais responsabilidades do novo colaborador e explicar de forma breve os principais objetivos da empresa.

O processo de integração, conhecido como onboarding, deve ser uma estratégia bem pensada e fazer parte da cultura organizacional da empresa.

Dessa forma, o novo colaborador irá se sentir orientado e acolhido, o que certamente, vai fazer com que ele se torne mais produtivo já nas primeiras semanas de trabalho.

Como fazer uma boa integração remota de novos funcionários?

 Agora que você já sabe o que é integração no trabalho e a importância desse processo para as empresas, está na nota de descobrir os principais passos para realizar uma integração remota bem-sucedida.

Assim, será mais fácil fazer com que o home office traga benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários.

A seguir, confira os principais passos:

Utilize a tecnologia adequada

Não tem como falar de home office sem mencionar a importância das ferramentas tecnológicas para o ambiente corporativo.

Na era digital, as ferramentas tecnológicas ajudam na realização de tarefas, melhoram o fluxo de informação interna, agilizam as operações, etc.

Se os funcionários estão em home office ou então trabalham em diferentes filiais, as ferramentas tecnológicas vão facilitar a comunicação e fazer com que todos consigam trabalhar de forma mais integrada.

A tecnologia ajuda a evitar os ruídos de comunicação e a demora no tempo de respostas, fazendo com que seja possível solucionar problemas e dúvidas de modo rápido.

Portanto, as ferramentas tecnológicas são o primeiro passo para uma integração remota de sucesso.

Faça um planejamento

Assim como todos os outros processos empresariais, a contratação de novos funcionários, também necessita de um bom planejamento.

Nessa etapa, a empresa deve criar uma estratégia de integração de novos funcionários. Será necessário definir alguns fatores, como por exemplo:

• Recursos utilizados para fazer a apresentação aos novos colaboradores

• Se os novos funcionários irão receber um kit de boas-vindas

• Detalhes operacionais que irão facilitar a integração remota

Definição de responsabilidades e funções

Muitas empresas não são tão objetivas ao explicarem aos funcionários quais são suas principais responsabilidades e funções, o que é um grande erro.

É essencial que o novo funcionário saiba qual é o seu papel dentro da empresa, com quem ele deve conversar em casos de dúvidas e problemas, quais são suas principais atribuições, etc.

Ao deixar bem claro quais são as principais responsabilidades e funções, o novo colaborador terá mais facilidade em entender o seu trabalho.

Consequentemente, se tornará mais produtivo, pois assim, poderá realizar suas atividades com mais agilidade e eficiência.

Comece a integração remota antes do primeiro dia de trabalho

Para melhorar o processo de integração e fazer com que o funcionário possa se adequar a cultura organizacional da empresa de forma rápida, o ideal é começar o processo de onboarding antes do primeiro dia de trabalho.

Assim, antes mesmo de começar suas atividades, o profissional vai entender melhor sobre os objetivos da empresa e terá mais facilidade em entender quais são suas responsabilidades.

Promova um processo de integração contínua

Mesmo quando o funcionário já estiver mais ciente de suas responsabilidades e dos principais objetivos da empresa, é normal que com o passar dos dias, surjam dúvidas sobre a organização.

Por esse motivo, é recomendado acompanhar e orientar o novo profissional por um período um pouco mais longo, até ele realmente se adaptar à cultura organizacional.

Também é importante mensurar se o colaborador conseguir se alinhar ao time e se é necessário realizar novos treinamentos.

Quais erros devem ser evitados na integração remota?

Uma integração remota bem-sucedida é essencial para que as empresas que adotaram o home office, possam contar com o trabalho de colaboradores eficientes e dedicados.

Contudo, ao implementar esse processo, alguns erros podem ser cometidos. Veja quais são os principais e como evitá-los:

Comunicação ineficiente

Você já sabe que a comunicação interna é algo essencial para qualquer organização.

Por isso, independentemente do fato de os funcionários estarem em home office ou não, a gestão da comunicação é um processo que deve ser considerado prioridade.

Novamente, a tecnologia se apresenta como uma das soluções nesse caso, já que há várias ferramentas que facilitam a organização de reuniões online e o compartilhamento de informações.

Além da tecnologia, é importante gerenciar a comunicação de uma forma que seja possível eliminar os ruídos e principalmente, diminuir a burocracia na troca de informações.

Falta de feedback

Caso um funcionário não esteja trazendo os resultados esperados, ele precisa ser orientado e receber feedbacks constantes. Assim, torna-se possível fazer com que ele melhore a sua performance dentro da empresa.

A prática de oferecer feedbacks não deve ser esquecida no trabalho remoto. Afinal, as tarefas operacionais, precisam ser realizadas com a mesma eficiência e seriedade.

Isolamento social

Alguns funcionários podem sentir dificuldade em começar a trabalhar de forma remota.

Para evitar que isso seja um problema, é fundamental que a empresa favoreça a integração e incentive a comunicação entre os profissionais, independentemente do fato de eles estarem trabalhando remotamente ou na sede física da empresa.

A tecnologia pode ajudar e muito no processo de integração remota de novos funcionários. Para mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov.

0 comentários

Mais artigos

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

6 Dicas para diminuir o custo por lead (CPL)

Saber o que é custo por lead (CPL) e como calcular esse métrica é essencial para avaliar o desempenho de suas estratégias e identificar aspectos que podem ser melhorados. Esse indicador tem tudo a ver com a saúde financeira da empresa. Afinal, quanto maior o gasto...