Google Workspace: 3 soluções para gerenciamento de segurança

O Google Workspace é um espaço digital para pessoas e equipes que desejam obter soluções para gerenciamento de segurança. Ele abrange vários aplicativos de produtividade e colaboração para facilitar a rotina das organizações que atuam de forma remota ou híbrida. Por isso, a plataforma acaba recebendo grandes volumes de dados corporativos no Gmail, Drive, Planilhas, […]

Google Workspace: 3 soluções para gerenciamento de segurança

O Google Workspace é um espaço digital para pessoas e equipes que desejam obter soluções para gerenciamento de segurança. Ele abrange vários aplicativos de produtividade e colaboração para facilitar a rotina das organizações que atuam de forma remota ou híbrida.

Por isso, a plataforma acaba recebendo grandes volumes de dados corporativos no Gmail, Drive, Planilhas, além de outros apps para armazenamento e compartilhamento.

Nesse sentido, você já parou para pensar em como o Google Workspace faz a segurança das informações?

Caso a resposta seja sim, saiba que esse serviço oferece os melhores recursos de proteção de dados, ao mesmo tempo que te conecta a um ambiente centralizado e moderno.

Neste artigo, falamos sobre o gerenciamento de segurança do Google Workspace e 3 soluções disponíveis para essa função. Continue a leitura!

Como funciona a segurança do Google Workspace?

Não é novidade que os espaços de trabalho vêm passando por profundas mudanças. E com elas, surgem também novos desafios em segurança.

Quanto mais acelerados forem os processos das empresas, mais dados são criados e, consequentemente, mais riscos aparecem para ameaçar a sua integridade.

Em razão disso, o Google Workspace se adaptou para acompanhar o crescimento contínuo das forças de trabalho híbridas, eliminando qualquer brecha de segurança que possibilite a ação de agentes maliciosos.

A fim de manter as organizações protegidas, o Google utiliza diversas abordagens. Conheça as principais:

  • Cloud-first: as ferramentas baseadas na web são atualizadas constantemente. Desse modo, a instalação em dispositivos locais não é necessária;
  • Detecção avançada: atuação em escala global para a proteção de dados contra phishing, malwares, ransomwares e ataques de supply chain;
  • Confiança Zero: modelo de segurança com monitoramento completo e investigação de ameaças.
  • Proteção integrada: segurança em qualquer conta ou dispositivo, sejam pessoais ou corporativos. 

3 soluções do Google Workspace para gerenciamento de segurança

1. Admin Console

Como o próprio nome sugere, o Admin Console serve para administrar usuários, dispositivos e dados do Google Workspace. Tudo isso de maneira simplificada e transparente.

Com ele, você define opções de segurança e tem acesso a vários recursos, sendo eles:

  • Verificação em duas etapas;
  • Gerenciamento de endpoints;
  • Aplicativos de terceiros;
  • Alertas de atividade suspeita;
  • Insights de segurança;
  • Verificação de ameaças por e-mail;
  • Controle geográfico dos dados.

Para acessar, basta entrar no site do Admin Console e fazer login com e-mail e senha (caso você já tenha uma conta). A ferramenta também pode ser usada através do app disponível para Android e iOS.

2. Endpoint

O Endpoint é um recurso de gerenciamento unificado de dispositivos.

Dessa forma, se o seu celular for roubado, por exemplo, a solução mantém os dados seguros utilizando as seguintes exigências:

  • Bloqueios de tela;
  • Senhas fortes;
  • Exclusão permanente do dispositivo;
  • Exclusão seletiva da conta para Android ou iOS;
  • Bloqueio do acesso a sessões específicas do Windows, Linux, etc.

Esse serviço é flexível e fácil de configurar. Se você já é cliente do Google Workspace, a ativação do gerenciamento de endpoints é feita através do Admin Console.

3. Vault 

O Google Vault é uma solução de retenção de dados e e-discovery (descoberta eletrônica). Sua função é reter, encontrar e exportar informações de aplicativos selecionados do Google Workspace.

Assim, mesmo em contas suspensas, o Vault encontra dados importantes e preserva-os para fins jurídicos.

A solução ainda fornece relatórios de segurança e trilhas de auditoria, facilitando a visualização de todas as atividades de pesquisa, conteúdos, exportações, entre outros.

O Vault está incluso nas edições Business e Enterprise do Google Workspace, sem custos adicionais para empresas.

Quer saber mais sobre o Google Workspace e garantir a proteção reforçada dos seus dados? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.

A Brinov te ajuda a modernizar o seu ambiente de trabalho com máxima segurança e eficiência.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos