Gestão de TI: confira 5 dicas valiosas para profissionais da área

By Laura Paulino

agosto 12, 2022
Gestão de TI

O trabalho da tecnologia da informação é composto por diversos procedimentos que precisam ser cuidadosamente gerenciados.

Por isso, existe uma área responsável por administrar todos os processos que envolvem os recursos tecnológicos de uma empresa: a gestão de TI.

Assim, se você é gerente de TI, certamente já sabe as demandas diárias que existem na profissão e como ela é importante para manter o negócio funcionando.

É necessário lidar não só com a parte tecnológica — como os softwares e hardwares da organização — mas também supervisionar e garantir que essas ferramentas estejam sendo usadas da maneira certa e sem desperdícios.

O dia a dia de um profissional de TI exige planejamento e comunicação constante, além de outras habilidades fundamentais para que cada atividade do departamento seja executada com eficiência.

Pensando nisso, reunimos dicas valiosas para gerentes de TI que vão te ajudar a ser um profissional ainda mais produtivo e preparado para o cargo de gestão.

Quer saber mais? Continue a leitura do post.

Principais responsabilidades de um gerente de TI

Gestão de pessoas:

Gerentes de TI precisam formar e gerir equipes competentes de trabalho. Os colaboradores devem estar alinhados aos objetivos do negócio e do departamento de tecnologia da informação.

Portanto, isso só é possível com uma boa gerência, capaz de engajar e motivar o time a continuar realizando as tarefas e entregando os resultados esperados.

Planejamento estratégico

Planejamento é um dos aspectos principais para fazer o trabalho de gestão de TI dar certo. Ele é crucial para definir as principais estratégias usadas para aumentar o valor gerado pelo setor.

Assim, é possível gerar impactos positivos para a empresa como um todo.

Construir esse planejamento faz parte da rotina dos gerentes de TI que, com a ajuda de sua diretoria e seu time, precisam desenvolver e apresentar um panorama geral das necessidades do negócio, metas e estratégias que serão implementadas nos próximos meses etc.

Escolha dos projetos de TI

O trabalho de gestão exige uma visão bem ampla do negócio e quais projetos possuem maior potencial de implementação.

Quando o assunto é tecnologia da informação, é comum que existam diversos projetos a serem avaliados e criteriosamente selecionado.

Dessa forma, a função de um gerente de TI é saber identificar as oportunidades e o que pode trazer mais resultados para o negócio, otimizando custos e processos operacionais.

Para que isso aconteça, o profissional precisa de um alto conhecimento técnico e saber repassar suas decisões para a equipe, de forma que todos entendam seus benefícios e motivações.

Gestão de projetos

Além de decidir quais projetos serão desenvolvidos, um gerente de TI é responsável por todo o processo de construção desse projeto, desde o planejamento até a execução.

Cada etapa é conferida para assegurar que é possível passar para a fase seguinte. A partir disso, o gestor cuida para que todas as fases do processo sejam bem sucedidas, fazendo eventuais mudanças e oferecendo o suporte necessário aos colaboradores.

Controle da segurança da informação

Um gerente de TI precisa manter a segurança do negócio, identificando possíveis problemas e encontrando maneiras de solucioná-los.

Qualquer disfunção presente nos sistemas de informação deve ser comunicado à equipe, documentado e corrigido pelo gestor do departamento.

Habilidades de um bom gerente de TI 

Liderança

Exercer um cargo de gerência é, inevitavelmente, assumir uma posição de liderança. E liderar uma equipe pode ser desafiador, pois cada colaborador possui suas funções, individualidade e modo de trabalhar.

Ser líder é uma habilidade inerente à profissão de gestão de TI e que deve ser constantemente aprimorada. 

Gerentes de tecnologia da informação precisam orientar seus times,  além de entender e explorar a capacidade de cada membro do setor.

Comunicação

Para construir boas relações de trabalho com a equipe, ser comunicativo é fundamental.

A comunicação é a base para o crescimento de qualquer corporação. Afinal, sem ela é praticamente impossível entender quais são os objetivos e propósitos da empresa.

E para um profissional de gestão de TI, comunicar-se diariamente com os colaboradores é algo básico dentro de sua rotina corporativa.

Por exemplo, quando há algum projeto em andamento é essencial que o gerente de TI realize reuniões, apresente relatórios, e estimule a participação de todos os envolvidos.

Uma comunicação forte diminui erros na execução de tarefas e aumenta a satisfação da equipe em relação ao trabalho do gestor.

Conhecimento técnico avançado

A posição de gerente de TI não se resume somente em soft skills. É preciso acumular, ao longo da carreira, um vasto conhecimento técnico sobre tudo que envolve a sua área de atuação.

Um bom gestor está sempre estudando e se atualizando sobre as tendências do mercado. E quando o assunto é TI, isso se torna ainda mais urgente, já que a tecnologia está em contínua transformação.

5 dicas para profissionais de Gestão de TI

1. Invista em capacitação profissional

Como foi visto anteriormente, gerentes de TI devem se qualificar profissionalmente, buscando conhecimento sobre sua área e procurando entender o que há de novo no mercado.

Então, se você quer se tornar um profissional ainda mais preparado para as tarefas e adversidades do cargo, é válido investir em capacitação.

Eventos e cursos de aperfeiçoamento são bons exemplos de como você pode aprender novas metodologias, ampliar seu networking, melhorar os processos internos de trabalho da sua empresa e aprimorar seu currículo.

2. Peça feedbacks da sua equipe

Quer saber se você está indo bem como gerente de TI? Uma das maneiras de entender isso é obtendo feedbacks da sua equipe.

Da mesma forma que você fornece feedbacks aos colaboradores, é interessante abrir espaço para que eles também façam sugestões.

Portanto, essa interação é crucial para avaliar o seu desempenho, saber seus pontos fortes e fracos, além de criar um ambiente de trabalho mais leve, produtivo e participativo.

3. Conheça muito bem a empresa 

Conhecer a empresa vai muito além de saber qual é o segmento em que ela atua, objetivos etc.

Gerentes de TI precisam entender totalmente sobre a corporação, os problemas enfrentados por cada setor, o ritmo de trabalho, as pessoas envolvidas nos processos internos e muitos outros fatores.

Isso é fundamental, especialmente para quem ocupa posições de gestão, já que, conhecendo bem cada aspecto do negócio, o andamento do trabalho ocorre de forma mais simples e dinâmica.

4. Explore diferentes áreas do conhecimento

Para além da área de formação, um bom gestor precisa adquirir conhecimentos diversos. Isso significa que um gerente de TI deve buscar se informar sobre assuntos relevantes à sua profissão.

À vista disso, administração, gerenciamento de projetos, comunicação empresarial e recursos humanos são alguns dos temas que podem agregar valor ao seu trabalho e facilitar ainda mais a sua rotina empresarial.

5. Use a tecnologia a seu favor

Caso a tecnologia já faça parte do seu dia a dia, por que não usá-la como aliada?

Assim, implementar as soluções digitais certas pode te ajudar a otimizar tempo, reduzir custos e fortalecer o seu relacionamento com os colaboradores e até com outros departamentos.

As ferramentas disponíveis no mercado (softwares) são incontáveis e se adequam a diversos tipos de demanda corporativa, desde armazenamento de dados até reuniões online.

Quer entender melhor sobre como os softwares podem contribuir com o trabalho de gestão de TI? Acesse brinov.com e entre em contato conosco!

0 comentários

Mais artigos

7 ferramentas básicas do Google para empreendedores

7 ferramentas básicas do Google para empreendedores

Ter um ambiente digital de trabalho é uma demanda recorrente dentro de diversas empresas. Entenda quais e como as plataformas do Google podem ajudar o seu negócio a realizar inúmeras tarefas com mais rapidez e eficiência. Quem tem um empreendimento sabe que, às vezes,...