10 filmes que todo profissional de TI deve assistir

By Lorraine Barbosa

abril 4, 2022
Filmes

Computadores, programação, algoritmos, dados…essas são apenas algumas palavras que fazem parte da rotina de quem trabalha na área de tecnologia. Aliás, esse mundo está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Por esse motivo, a tecnologia também faz parte das grandes produções de cinema.

Pensando nisso, criamos uma lista com filmes que todo profissional de TI deve assistir.

Confira!

1. O Jogo da Imitação (2014)

O filme “O jogo da imitação” conta a história de Alan Turing, um gênio da matemática, conhecido como o pai da computação.

Na Segunda Guerra Mundial, o governo britânico montou uma equipe com o objetivo de quebrar o Enigma, uma máquina eletromecânica de criptografia utilizada pelas forças militares alemãs.

Dessa forma, um dos principais integrantes é Alan Turing, (Benedict Cumberbatch), um profissional extremamente inteligente, mas que possui dificuldades de relacionamento com praticamente todas as pessoas à sua volta.

Ainda assim, não demora muito para ele começar a liderar a equipe.

Portanto, o resultado do trabalho de Turing poupou a vida de milhões de soldados nos campos de batalha e revolucionou o mundo da computação.

2. O Quinto Poder (2013)

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e seu colega, Daniel Domscheit-Berg, se juntam para se tornarem cães de guarda secretos dos poderosos.

Os dois desenvolvem uma plataforma que permite o vazamento de dados sigilosos. Com o crescimento do site e da influência de Assange, a relação entre os dois fica bem abalada.

Esse filme, na verdade, é uma espécie de alerta para políticos, empresários e pessoas comuns sobre a vulnerabilidade das informações postadas no ambiente virtual.

O vazamento de dados é algo que traz muita preocupação para as empresas.

Contudo, a importância desse assunto ficou ainda mais evidente com o escândalo do site Wikileaks que revelou diversos documentos secretos do Governo dos Estados Unidos.

“O Quinto Poder” é um dos filmes que todo profissional de TI deve assistir, já que aborda algo extremamente importante para qualquer profissional ou empresa: a segurança de dados.

3. Ela (2013)

A era em que os humanos interagem com máquinas já começou. Mas esse filme vai muito além disso.

Theodore é um escritor solitário que compra um novo sistema operacional para o seu computador. Contudo, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa.

O filme traz uma reflexão sobre a inteligência artificial, cidades inteligentes e a forma como a tecnologia tem impactado essas relações.

4. Os estagiários (2013)

Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios.

Porém, o chefe deles decide fechar a empresa, por acreditar que o negócio já está ultrapassado.

Então, Billy decide seguir novos caminhos e convence o seu amigo a aceitar um programa de estágio no Google.

Mesmo sem a garantia de contratação, eles partem para a sede da empresa. Quando chegam lá, percebem que vão precisar lidar com a diferença de idade entre eles e os outros profissionais.

“Os estagiários” é um dos filmes que todo profissional de TI deve assistir porque ele aborda temas importantes para quem trabalha na área, como criação de apps, css e html.

5. Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

“Blade Runner” é um filme de ficção científica.

Nessa produção, o diretor Ridley Scott mostra uma Los Angeles futurista (2019) e decadente, devido a poluição e ao consumismo exagerado.

A história também aborda de forma melancólica a relação entre a humanidade e a tecnologia, através de robôs com inteligência artificial.

6. Hacker (2015)

O hacker Hathaway (Chris Hemsworth) é um gênio da codificação que foi condenado a 15 anos de prisão.

Quando um outro hacker invade o sistema de um banco norte-americano, Hathaway aceita o trabalho de tentar identificar esse hacker que tem causado danos terríveis.

Assim ele é retirado da cadeia para impedir a crise no mercado internacional de ações.

7. Piratas do Vale do Silício (1999)

O filme Piratas do Vale do Silício é baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer (1984) e conta a história do surgimento da Apple e da Microsoft.

Bill Gates, Steve Jobs e Steve Wozniak são os protagonistas do filme, junto com outros profissionais da época, que também foram responsáveis pelo desenvolvimento do computador pessoal.

“Piratas do Vale do Silício” é um dos filmes que todos profissional de TI deve assistir! 

8. Rede de Ódio (2020)

Um jovem começa a chamar a atenção ao incitar o ódio em campanhas nas redes sociais, atacando influenciadores virtuais e políticos.

O que ele não imaginava é que suas ações no mundo virtual seriam capazes de trazer problemas para a sua vida pessoal.

O filme retrata a história desse personagem, que saiu do interior da Polônia e se mudou para Varsóvia, a capital do país.

Um dos motivos pelo qual a obra fez sucesso, é que ela cria uma reflexão sobre os limites da liberdade de expressão no mundo virtual. 

Sem dúvida alguma, “Rede de Ódio” é um dos filmes que todo profissional de TI deve assistir.

9. A Rede Social (2010)

No ano de 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, começa a trabalhar uma de suas novas ideias, que revolucionou o mundo das redes sociais.

Alguns anos depois, Mark Zuckerberg se torna um jovem bilionário, conhecido no mundo todo por ter criado o Facebook.

O problema é que o sucesso e algumas de suas atitudes, trazem problemas com as pessoas ao seu redor.

A rede social é um dos filmes que todo profissional de tecnologia deve assistir, já que aborda temas importantes para a área.

10. Trilogia Matrix

Por fim, a trilogia conta a saga de Neo (Keanu Reeves), um homem recrutado por um grupo de rebeldes contra a dominação das máquinas.

Depois de sair da Matrix, Neo descobre que vivia em uma realidade assustadora.

A sequência dos filmes é obrigatória para todos os estudantes e profissionais de tecnologia, já que traz reflexões sobre o conceito de realidade simulada.

Nós esperamos que você tenha gostado da nossa lista de filmes que todo profissional de TI deve assistir.

Se você trabalha na área e está em busca de novas ferramentas e consultoria para o seu negócio, entre em contato com a Brinov.

Juntos, podemos encontrar a melhor solução para você!

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...