Data Fabric: dados prontos para as empresas

By Lorraine Barbosa

março 21, 2022
Data Fabric

Os dados se tornaram ferramentas muito importantes na era da informação.

Na prática, as empresas querem acessar dados para obter ideias e disponibilizá-los de forma rápida.

Entretanto, muitos negócios não criaram uma estratégia realmente eficiente de gerenciamento de dados. Além disso, o grande volume de dados aumenta o nível de complexidade da tarefa.

Com o objetivo de otimizar e ampliar o trabalho com dados, surgiu um novo conceito: o Data Fabric.

Devido a importância do tema para as organizações, no artigo de hoje, iremos explorar melhorar esse conceito e mostrar como ele pode ser aproveitado de forma eficiente por líderes e gestores.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é Data Fabric?

Podemos dizer que Data Fabric é uma arquitetura de informação que unifica todos os dados de um negócio.

Ou seja, é uma arquitetura robusta que padroniza as práticas de gerenciamento de nuvem e automatiza a descoberta, o controle e o consumo para fornecer dados prontos para as empresas.

Atualmente, os negócios que apresentam o melhor desempenho e criam as melhores estratégias são orientados por dados.

Mas com a quantidade de dados disponíveis atualmente, se a empresa não tiver um ponto de referência, será difícil extrair informações e obter insights valiosos.

Qual a importância do Data Fabric para as empresas?

Empresas de diversos setores consideram os dados os ativos mais importantes do negócio.

Sendo assim, elas precisam de novas soluções para otimizar as formas de gerenciar determinadas informações. Desse modo, poderão aumentar a performance do negócio e ganhar vantagem competitiva.

Com um Data Fabric, é possível ter acesso a informações mais precisas e confiáveis de modo rápido e eficiente.

Tudo isso será muito importante para sistemas com inteligência artificial e automação de processos.

Portanto, os profissionais responsáveis também podem usar um Data Fabric para facilitar o gerenciamento de dados em ambientes configurados com dados híbridos e multi-cloud complexos, o que reduz consideravelmente os riscos envolvidos nas operações.

Como fazer uso do Data Fabric?

O Data Fabric tem como principal objetivo oferecer boas condições para a criação de uma estratégia de gerenciamento de dados padronizada, prevendo uma solução de armazenamento que pode ser usada em diferentes arquiteturas.

No mundo corporativo, o Data Fabric pode ser utilizado como o recurso que integra plataformas de dados e Data Lakes.

De forma geral, o Data Fabric pode ser aplicado em:

Autoatendimento

O autoatendimento é uma inovação no atendimento ao consumidor, pois permite que o usuário possa resolver sozinho suas próprias solicitações.

Isso pode ser realizado em vários canais de comunicação, já que através do autoatendimento, os clientes poderão ter mais autonomia para resolver suas demandas.

Um autoatendimento deve ter uma base de dados sobre o histórico de consumo do usuário, além de uma interface intuitiva.

O autoatendimento é capaz de fidelizar clientes e reduzir custos operacionais.

Além disso, essa tecnologia permite aos usuários acesso em tempo real e de autoatendimento aos dados.

Desse modo, os consumidores irão encontrar os dados corretos em menos tempo.

Governança de dados

A governança de dados consiste na criação de políticas e de uma estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos.

Assim, o aumento no volume de informações tem tornado a governança de dados uma estratégia essencial para a segurança governamental.

Portanto, as empresas que não investem nessa prática, colocam as suas informações em risco.

A vantagem do Data Fabric em relação a governança de dados, é que ele permite a automatização e aplicação de políticas em todos os dados, reduzindo os riscos de conformidade.

Integração e unificação de dados

O processo de combinar informações de diversas fontes é chamado de integração de bancos de dados.

Logo, a centralização de informações faz com que gestores e funcionários encontrem correlações que antes eram muito mais difíceis de serem identificadas.

Dessa forma, isso significa que com a integração, o tratamento de dados se torna muito mais preciso, fazendo com que as demandas dos consumidores sejam facilmente identificadas através da análise de informações que antes estavam descentralizadas.

O Data Fabric permite a integração dos dados, para ser possível utilizar os dados de forma inteligente em ambientes híbridos.

Quais os principais benefícios do Data Fabric?

Há vários benefícios que o Data Fabric pode trazer para a sua empresa, como por exemplo:

Redução do Custo Total de Propriedade

Do inglês Total Cost Ownership, o Custo Total de Propriedade é um indicador que tem como objetivo calcular o real valor pago por uma solução ou ferramenta.

Um TCO alto pode deixar o negócio menos competitivo. Por esse motivo, é importante encontrar formas de reduzir custos, como por exemplo, revisar as metodologias de trabalho e contratar sistemas de gestão.

Gerenciamento de dados aprimorado

O Data Fabric permite que os dados sejam recuperados, validados e enriquecidos de forma automática.

Como você já sabe, isso é importante não apenas para extrair o máximo possível das informações, mas também, para manter os dados da organização protegidos.

Visão 360° do cliente

A visão 360 graus de cliente (também conhecida como Visão Única de Cliente – VUC) é um conceito que se refere à capacidade de ter uma visão completa dos clientes.

Isso inclui todo o histórico de interação dele com a empresa, as campanhas de marketing que chegaram até ele, etc.

Assim, o Data Fabric ajuda a fornecer uma visão mais aprofundada e integrada dos clientes, já que realiza o cruzamento de informações através de análises contínuas.

Desse modo, o seu negócio terá muito mais facilidade para entender o consumidor, pois os dados obtidos poderão ser utilizados para o desenvolvimento de novas estratégias.

Como você pode ver, o Data Fabric é fundamental para as empresas que querem utilizar os dados de forma mais precisa, acelerar o crescimento e expandir as operações.

Nós podemos te ajudar a trabalhar com dados de forma mais integrada. Para mais informações, entre em contato com a equipe de atendimento da Brinov.

0 comentários

Mais artigos

6 tendências de tecnologia no setor público

6 tendências de tecnologia no setor público

A transformação digital trouxe recursos que estão sendo implementados em todos os setores da sociedade, inclusive no setor público. Nos últimos anos, a inovação nesse setor aumentou consideravelmente e ganhou uma dimensão estratégica, modernizando a gestão pública....