Cibersegurança: uma questão de sobrevivência para a sua empresa

By Lorraine Barbosa

maio 4, 2021

Cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores de ataques virtuais.

Atualmente, os ataques virtuais e o roubo de dados são assuntos de grande preocupação para as empresas, pois o vazamento de informações, além de trazer prejuízos financeiros, pode prejudicar a reputação de uma organização com os clientes e com o mercado em geral.

Por esse motivo, a cibersegurança é essencial para qualquer empresa!

Se você quer entender mais sobre o assunto, acompanhe esse post. Vamos te explicar tudo sobre segurança virtual e te mostrar o quanto é importante proteger dados e informações confidenciais do seu negócio.

Quais são os principais tipos de ataques virtuais?

Há diversos tipos de ataques realizados por cibercriminosos.

Cada um deles funciona de uma forma e por isso, é preciso contar com um sistema e uma plataforma de antivírus realmente eficiente, pois sem desenvolver uma estratégia de proteção virtual, fica impossível saber o quanto a sua empresa está vulnerável a esses ataques.

Entre os principais tipos de ataques que podem causar problemas para uma empresa, podemos citar:

• DDoS Attack

• Malware

• Manipulação de URL

• Ataques internos

• Ataque DoS (Denial of Service)

• Ransomware

• Eavesdropping

• Spoofing

• Zero day

• CoinHive

Como você pode ver, os cibercriminosos, estão sempre desenvolvendo novas técnicas para invadir sistemas e roubar dados confidenciais.

Esses são apenas alguns dos principais ataques virtuais. Infelizmente, há muito mais ameaças na internet.

Mas os avanços tecnológicos se desenvolveram o suficiente para impedir de forma total, ou, pelo menos parcial, os ataques realizados por hackers.

Como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de ataques de hackers, vamos te mostrar algumas formas de proteger todos os dados e informações confidenciais da sua empresa:

Invista em um antivírus de qualidade

O antivírus é o primeiro passo para manter a segurança virtual da sua empresa. Aliás, não apenas da sua empresa, pois esses ataques podem roubar seus dados pessoais também (isso significa que é importante utilizar um bom antivírus em computadores e dispositivos de uso próprio).

O ideal é utilizar um antivírus pago e que possa ter controle de todos os dados do computador e/ou do dispositivo móvel.

Além do antivírus e do firewall, é importante utilizar outras ferramentas de monitoramento. Quanto mais protegida a sua empresa estiver, melhor. Cibersegurança nunca é demais!

Treine seus funcionários

Se a cibersegurança é uma questão essencial para sua empresa, treine todos os funcionários para que eles possam entender mais sobre a importância de saber lidar com invasões e de utilizar sistemas virtuais que ajudem a manter a proteção dos dados.

Além disso, crie uma política de cibersegurança para proteger os ativos de tecnologia e dados confidenciais. Deixe bem claro aos funcionários quais os passos que eles precisam tomar caso identifiquem alguma ameaça na rede.

É importante lembrar que a falta de atualização no sistema também deixa os computadores da empresa mais vulneráveis a ataques virtuais.

Utilize VPNs

A sigla VPN vem do inglês Virtual Private Network, que no português, significa Rede Virtual Privada.

Essas redes virtuais podem ser acessadas de qualquer lugar e dificultam a ação de hackers, pois elas conseguem criptografar as informações.

As VPNs possuem muita segurança. Mesmo que ocorra algum ataque virtual, será difícil para os hackers decifrar os dados pertencentes a rede, justamente pelo formato em que eles se encontram.

Utilize certificados e assinaturas digitais

A assinatura digital garante a sua empresa a legitimidade e confirmação de todas as informações enviadas.

Aliás, essa tecnologia que utiliza a criptografia para manter a segurança dos dados, não é apenas mais uma ferramenta de cibersegurança, mas sim, um modo de fazer com que você possa economizar tempo e dinheiro na conclusão de acordos e processos.

Quais os benefícios da cibersegurança para a sua empresa?

A cibersegurança é vital para o seu negócio. Como atualmente, quase todas as empresas utilizam a internet para guardar informações e se comunicar com os clientes, não tem como deixar de lado a segurança virtual de uma organização.

Veja os motivos pelos quais investir em cibersegurança é uma forma de ganhar vantagem competitiva no mercado e fazer com que todos os seus funcionários possam trabalhar com muito mais tranquilidade:

Garantia da integridade e segurança dos dados

Você certamente, precisa lidar com dados confidenciais diariamente, não é mesmo? Caso em algum momento, ocorra uma invasão no sistema, você pode levar muito tempo para recuperar informações preciosas, ou então, até perdê-las de vez.

E é por isso que sem dúvida alguma, a integridade dos dados é a principal vantagem da cibersegurança para o mundo empresarial.

Aliás, já imaginou se você tivesse que tomar decisões importantes através de dados não confiáveis?

Recuperação de desastres em TI

Se a tecnologia do seu negócio for interrompida por uma perturbação inesperada, o lucro da organização pode ficar comprometido.

Nessas horas, um bom plano de recuperação faz a diferença na hora de minimizar os prejuízos e restaurar o sistema.

Para criar um plano de recuperação, é importante montar um inventário de ativos e fazer uma avaliação de riscos virtuais que possam comprometer a cibersegurança da empresa.

Monitoramento em tempo real

Outro benefício da cibersegurança é o fato de essa prática permitir o monitoramento a partir de sistemas de tecnologia da informação.

Desse modo, você consegue chegar a uma conclusão sobre a forma que os funcionários utilizam o próprio tempo na empresa, assim como os softwares mais utilizados por eles para a realização de tarefas no ambiente de trabalho (e investir em planos mais completos desses softwares).

A cibersegurança é essencial para a continuidade dos seus negócios. Sem uma política interna baseada na segurança das informações, fica difícil manter a integridade dos dados.

Se você quer utilizar mais ferramentas tecnológicas para manter a sua empresa longe de ataques de hackers, entre em contato com a Brinov e comece a utilizar os melhores softwares de segurança do mercado hoje mesmo!

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...