Atendimento personalizado: como a tecnologia pode ajudar?

By Jessica Fontes

setembro 28, 2021

O avanço tecnológico e as automatizações trouxeram diversas vantagens para o serviço de atendimento ao consumidor.

Mas para que a sua empresa consiga satisfazer o cliente, ou até mesmo, fidelizá-lo, o ideal é unir os benefícios da tecnologia ao atendimento personalizado.

Dessa forma, torna-se possível ganhar vantagem competitiva e melhorar a experiência do cliente.

Para saber como a tecnologia pode melhorar esse serviço e fazer com que o público-alvo tenha uma ótima experiência nos canais de atendimento do seu negócio, continue a leitura.

O que é atendimento personalizado? 

Atendimento personalizado é um conjunto de técnicas e estratégias que tem como principal objetivo fazer com que um consumidor se sinta único e especial.

Ou seja, é o ato de personalizar o atendimento, com base nos problemas, anseios, expectativas, desejos e reclamações dos clientes, de forma individual.

As empresas que querem trazer esse diferencial para o consumidor, devem ir além dos serviços básicos, em que as dúvidas dos clientes, são respondidas de forma breve e massificada.

Atender o cliente de maneira personalizada significa compreender as necessidades dele (ou do público-alvo, de forma geral) e assim, adaptar suas soluções às necessidades de cada um.

Qual o papel da tecnologia no serviço de atendimento personalizado?

Quando falamos em criar uma estrutura e estratégias sólidas para oferecer um atendimento personalizado, estamos nos referindo ao processo de treinamento de funcionários, utilização de bons equipamentos e claro, softwares específicos para esse serviço.

Como a tecnologia se desenvolveu muito nos últimos anos, as empresas puderam se conectar de forma mais profunda com os clientes.

Entretanto, a concorrência também aumentou. Além disso, o comportamento do consumidor mudou. Ele está cada vez mais exigente e menos fiel às marcas.

Por isso, é muito importante estar por dentro das novas tendências tecnológicas e de atendimento, que sem dúvida alguma, facilitam o serviço de atendimento e ajudam a criar uma estratégia personalizada, para fazer com que o cliente sinta que a empresa realmente tem interesse em ajudá-lo.

Como oferecer um atendimento personalizado?

Se você decidiu que quer tornar o atendimento personalizado um diferencial competitivo da sua empresa, será preciso traçar estratégias e criar técnicas de forma gradual.

O ideal, é que no primeiro momento, seja feito um planejamento e assim que ele estiver definido, seja repassado para toda a equipe (não apenas aos profissionais de atendimento).

Afinal, a personalização do contato com o consumidor, deve fazer parte da cultura organizacional.

Ou seja, não se trata apenas de criar um roteiro pronto, todo padronizado e sim, incentivar todos os colaboradores a priorizar um atendimento de qualidade, que realmente ajude a fidelizar o consumidor.

Confira as dicas que preparamos para você:

1. Comunicação humanizada

A comunicação humanizada é um processo que analisa as necessidades e preocupações do consumidor e assim, oferece uma solução que vai muito além do problema, superando as expectativas.

Dessa forma, o usuário irá ficar muito satisfeito com o atendimento prestado e futuramente, divulgar a marca para amigos, conhecidos e grupos nas redes sociais.

É importante mencionar que o cliente não quer ser tratado apenas como mais um. Ele quer se sentir especial e ter a certeza de que a empresa está realmente focada em solucionar as necessidades dele.

2. Ofereça treinamento aos funcionários

Para conseguir colocar a primeira e as próximas dicas em prática, será preciso engajar os funcionários e obviamente, treiná-los.

Sem dúvida alguma, o uso de determinadas tecnologias, como o CRM, por exemplo, irá ajudar nesse processo.

Contudo, para que os colaboradores tenham facilidade em utilizar essas ferramentas, talvez seja necessário orientá-los e treiná-los, para que assim, eles aprendam mais rápido a usá-las.

Além disso, para que o atendimento seja eficiente, é importante que os funcionários saibam adaptar a linguagem às necessidades e características de cada consumidor.

Por esses motivos, é muito importante treinar a equipe para que ela saiba lidar com diversas situações e problemas diferentes. Afinal, cada cliente é único e quer ser atendido de forma humanizada e personalizada!

3. Ofereça um retorno rápido

O cliente pode entrar em contato com a empresa por diversos motivos, como por exemplo:

• Dúvidas sobre o uso de um produto, prazo de entrega, etc

• Fazer uma solicitação

• Fazer uma reclamação

• Solicitar suporte

Em todos esses casos, é essencial oferecer um retorno rápido ao cliente. Caso contrário, ele poderá ficar insatisfeito com o serviço.

Como os problemas e dúvidas dos consumidores nem sempre são os mesmos, é importante preparar a equipe para lidar com solicitações inesperadas.

Uma das formas de favorecer o processo de atendimento personalizado, mesmo que nenhum funcionário esteja online naquele momento, é através do uso de chatbots.

Os chatbots conseguem responder às perguntas dos usuários através do processamento de linguagem natural, além de utilizar a automação de conversas para criar um relacionamento com os leads.

Dependendo do caso, pode até ser que o chatbot resolva o problema do cliente.

Porém, se isso não acontecer, o usuário pode deixar o e-mail ou WhatsApp para que um funcionário de atendimento entre em contato com ele assim que for possível.

4. Mantenha um histórico de clientes

Para oferecer um atendimento personalizado, armazene as informações dos clientes de forma organizada e acessível, ou seja, que esteja sempre disponível para os profissionais responsáveis por esse serviço.

O primeiro passo para dar andamento a esse trabalho é cadastrar os clientes em uma plataforma centralizada.

Coloque as informações gerais, como nome, e-mail e telefone, além de informações estratégicas, como por exemplo, quantidade de contatos feitos anteriormente e o motivo da solicitação de atendimento do cliente.

Novamente, os softwares CRMs surgem como solução para armazenar os históricos das interações dos clientes de forma prática, organizada e eficiente.

A sua empresa pode sim oferecer um atendimento personalizado e ganhar vantagem competitiva no mercado!

Não perca mais tempo e comece a atender os clientes da forma que eles desejam.

Para mais informações, entre em contato com a Brinov.

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...