Assessment de TI: o que é, benefícios e quando fazer

Você sabia que avaliar processos em tecnologia da informação é um dos pilares para a continuidade do seu negócio? A prática, conhecida como assessment de TI, mantém esse setor da empresa funcionando corretamente e ainda oferece oportunidades de crescimento. Afinal, a etapa de análise de qualquer operação interna, independentemente do departamento e tamanho da organização, […]

Assessment de TI: o que é, benefícios e quando fazer

Você sabia que avaliar processos em tecnologia da informação é um dos pilares para a continuidade do seu negócio? A prática, conhecida como assessment de TI, mantém esse setor da empresa funcionando corretamente e ainda oferece oportunidades de crescimento.

Afinal, a etapa de análise de qualquer operação interna, independentemente do departamento e tamanho da organização, é a que permite corrigir erros, implementar melhorias e mitigar riscos. 

E no contexto de TI, ela possibilita o alinhamento dessa área aos objetivos de negócio e, com isso, a aplicação das abordagens adequadas para alcançá-los através da tecnologia.

Neste artigo, você vai entender mais sobre assessment de TI, quais os benefícios e quando fazer. Continue a leitura!

O que é assessment de TI?

Assessment de TI é a avaliação de toda a infraestrutura de tecnologia de uma empresa, com o intuito de obter um panorama completo do setor e, assim, elaborar um planejamento eficiente — baseado em informações estratégicas — para aperfeiçoar os sistemas.

Esse método busca extrair insights valiosos sobre cada processo, contribuindo para uma gestão de TI mais assertiva e eficaz. Ele inclui a análise de diversos aspectos relevantes, como:

  • Segurança da informação
  • Gerenciamento de riscos
  • Estratégias de TI
  • Gestão de recursos
  • Performance da equipe
  • E mais. 

Resumindo, realizar um assessment de TI significa verificar as necessidades da organização e, a partir disso, executar as ações necessárias para a solução de problemas, otimização de processos e aumento da eficiência em tecnologia da informação. 

Quais os benefícios de um assessment de TI?

Competitividade

Ao avaliar constantemente os processos de TI, sua empresa garante vantagem competitiva, quando comparada aos concorrentes.

Isso porque, se você e seu time conhecem bem todas as operações e como funcionam, eliminar riscos, melhorar fluxos de trabalho e se destacar no mercado se tornam objetivos mais fáceis de serem alcançados.

Compliance

Quando se trata de tecnologia da informação, um dos pontos mais importantes é estar em conformidade não só com as normas corporativas, mas também com os requisitos legais.

E o compliance é um dos fatores avaliados com rigor, durante a realização de um assessment de TI. Nesse sentido, uma das prioridades é o tratamento de dados, que deve estar de acordo com os princípios da LGPD.

Economia

Um assessment de TI bem estruturado é crucial para a gestão de recursos, visto que os gastos precisam ser monitorados para não haver desperdícios ou investimentos sem retorno.

Analisando com cautela essa questão, é possível reduzir custos sem prejudicar o crescimento ou a produtividade da organização.

Inovação

A tecnologia está em constante mudança. Por isso, o assessment de TI também serve para acompanhar a transformação digital e saber como adotar determinadas tendências de forma estratégica.

Ou seja, essa prática atua para verificar métodos ultrapassados da sua empresa e determinar quais upgrades são necessários nos sistemas.

Segurança

A partir de um assessment de TI, é possível identificar riscos que ameacem a integridade do negócio.

Com uma análise minuciosa, você e sua equipe conseguem eliminar brechas e fortalecer os processos de segurança da informação.

Quando fazer um assessment de TI?

Sua empresa pode fazer um assessment de TI a qualquer momento. Se você quer ter uma visão mais ampla sobre o desempenho do setor de tecnologia, suas limitações, oportunidades, dificuldades, abordagens, entre outros detalhes, essa prática é a mais indicada.

E não é só isso: ela serve para alinhar as expectativas da empresa às tecnologias e metodologias usadas, além de contribuir para a maturidade e confiabilidade do negócio.

Você já sabe o que é assessment de TI, mas precisa de ajuda para estruturar processos e acelerar projetos? Confira os nossos serviços!

Com a experiência da Brinov em tecnologia e negócios, sua corporação pode ir mais longe.

Para mais informações, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos