9 vantagens do antivírus corporativo

By Jessica Fontes

outubro 28, 2021

A era digital está fazendo com que as organizações incorporem, cada vez mais, ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho, como o antivírus corporativo.

Atualmente, é praticamente impossível conseguir realizar operações e processos internos sem o uso de computadores.

Contudo, a dependência da tecnologia faz com que as empresas fiquem vulneráveis a ataques virtuais. Por esse motivo, é essencial utilizar um antivírus corporativo para proteger o seu negócio.

Se você quer saber mais sobre a importância e as vantagens desse programa para a sua empresa, continue a leitura.

O que é um antivírus corporativo?

Um antivírus corporativo é um software que oferece proteção para todos os dispositivos tecnológicos de uma empresa: smartphones, computadores, servidores, etc.

Também é importante mencionar que essa solução oferece a segurança necessária para arquivos confidenciais e e-mails corporativos, pois possui um sistema antispam prático e eficiente.

Os objetivos dessas ferramentas são combater riscos comuns, que podem trazer problemas graves para as empresas, como por exemplo, vazamentos de informações e ações maliciosas nas redes.

Por que ter um antivírus corporativo?

O antivírus corporativo é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança dos dados e colaboradores da empresa.

Apesar de existirem antivírus gratuitos, é importante lembrar que eles não oferecem os recursos adequados para proteger uma organização. Afinal, a atuação desses softwares é limitada.

Os programas voltados especificamente para o ambiente empresarial facilitam alguns aspectos da gestão interna, já que realizam atualizações de forma automática e oferecem uma equipe de assistência técnica especializada.

Dentre os principais benefícios do antivírus corporativo para o seu negócio, podemos citar:

1. Segurança

Essa é uma das principais razões que levam uma organização a adquirir um sistema antivírus.

Infelizmente, existem muitas ameaças no ambiente digital. Se a sua empresa não tomar cuidado com a segurança dos dados, os hackers poderão se aproveitar dessa vulnerabilidade.

Caso isso venha a acontecer, a empresa terá sérios prejuízos, que comprometerão não apenas o sigilo dos dados, mas também, a reputação da organização no mercado.

2. Suporte especializado de prevenção

Sem dúvida alguma, as organizações que utilizam um bom antivírus corporativo, podem contar com um suporte especializado de prevenção.

É normal que em determinados momentos, surjam dúvidas em relação aos recursos ou ao uso da ferramenta.

Se isso acontecer, basta entrar em contato com o suporte, que possui um time de especialistas capacitados para proteger o seu negócio de ameaças virtuais.

3. Controle e bloqueio de acesso

Infelizmente, há muitos sites e blogs que só estão presentes no ambiente digital, para espalhar vírus e obter acesso a dados sigilosos, sejam de pessoas físicas ou jurídicas.

Geralmente, detectar essas páginas não costuma ser algo difícil. O problema é que alguns desses sites, realmente parecem ser confiáveis. Por isso, acabam fazendo novas vítimas, que muitas vezes, são as empresas.

Com o uso do antivírus corporativo, é possível bloquear o acesso aos sites e blogs que oferecem ameaças para o seu negócio.

Assim, você consegue evitar que funcionários acessem sites perigosos, que poderão instalar vírus no sistema.

4. Facilidade de gestão

Como o sistema é centralizado, realizar a gestão se torna muito mais fácil e prática, ficando a cargo dos profissionais de TI administrar o uso do antivírus corporativo.

Dessa forma, a empresa consegue aumentar o desempenho dos dispositivos como um todo.

A gestão simplificada auxilia na criação de estratégias de proteção que valerão para todos os computadores da rede.

5. Personalização

Cada empresa possui necessidades e demandas diferentes. Por isso, o ideal é sempre escolher um programa que ofereça os recursos adequados ao que você precisa.

Você pode, por exemplo, escolher a dimensão da proteção que deseja adquirir, baseado no volume de dados armazenados ou na quantidade de dispositivos presentes no ambiente empresarial.

Aliás, a personalização também permite a criação de controle diferenciado para diversos aspectos da rede de computadores.

Desse modo, é possível criar perfis diferentes de proteção para servidores ou desktops.

6. Bom desempenho dos computadores

Muitas empresas não gostam de utilizar antivírus com muitos recursos, pois acreditam que esses programas deixam os computadores lentos e, consequentemente, comprometem a qualidade das operações.

Na verdade, não é bem assim, pois os antivírus corporativos operam em segundo plano. Ou seja, eles não atrapalham de modo algum o desempenho da máquina e nem dos funcionários.

Obviamente, existem antivírus lentos, que não protegem os seus dados da forma adequada e ainda dificultam o uso da máquina. Mas isso não acontece com os antivírus corporativos!

7. Atualização automática

A grande maioria dos antivírus corporativos oferece atualizações automáticas do próprio sistema de proteção.

Isso é muito importante para as empresas, pois as falhas nas atualizações podem comprometer a segurança e eficiência do programa.

8. Redução de custos de manutenção

Como você já sabe, atualmente, reduzir custos é praticamente algo essencial para qualquer empresa, independentemente do tamanho.

E uma das vantagens dos antivírus corporativos, é que como eles atuam em segundo plano, não interferem no uso dos computadores.

Além disso, a proteção contra malwares diminui o travamento dos sistemas e os custos com manutenção, já que os servidores e dispositivos não ficam lentos e sobrecarregados.

Desse modo, eles conseguem rodar de forma contínua e eficiente, sem comprometer o desempenho das máquinas.

9. Painéis de controles centralizados

Gerenciar dezenas ou até centenas de computadores em uma organização não é algo fácil.

Por isso, quanto mais automatizados forem os processos, mais a empresa diminui os riscos de falha humana. Assim, todos se tornam mais produtivos e conseguem realizar suas atividades com maior facilidade.

Há vários antivírus corporativos que disponibilizam um painel de controle, que facilita o controle da ferramenta, ampliando a visibilidade e detecção de ameaças.

Com o antivírus corporativo, a empresa consegue ter uma visão gerencial e analisar de forma rápida se todos os desktops e servidores estão protegidos e atualizados.

Além disso, também é possível verificar se algum dos computadores foi mais infectado, quais são os vírus mais comuns na rede e quais aplicações foram instaladas no desktop.

É necessário lembrar que os antivírus gratuitos, não oferecem os recursos necessários para facilitar a identificação de problemas. Além disso, eles também não apresentam uma gestão centralizada.

A sua empresa já conta com um bom antivírus corporativo? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores formas de garantir a proteção que o seu negócio precisa!

0 comentários

Mais artigos

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Qualidade de software: o que é e como avaliar

Avaliar a qualidade de software é um processo importante para garantir que o seu negócio entregue bons produtos ao público-alvo. Embora não seja algo tão simples de se fazer, é possível otimizar o processo com o direcionamento correto. Assim, uma das primeiras...

Qual a importância da tecnologia na logística?

Qual a importância da tecnologia na logística?

A tecnologia na logística é essencial para melhorar a gestão e alcançar os resultados esperados. O mercado está crescendo em uma velocidade cada vez maior. Portanto, se o seu negócio deseja otimizar as operações de logística, é preciso ficar atento às principais...